Panorama
 
 
 

PPG-7 PERSEGUE MELHORIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM 2007

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

11/06/2007 - Rubens Júnior - O Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG-7) desenvolverá, em 2007, pelo menos três grandes ações estratégicas, buscando fortalecer a gestão do conhecimento sobre aquela área, em benefício da capacitação dos gestores públicos e dos entes privados que desenvolvam projetos em favor do ambiente. A coordenação do Programa planejou para os próximos meses três grandes debates em seminários-palestras sobre o tema, dois cursos sobre gestão de informações, além da criação de uma biblioteca digital e de um portal que permita a formação de uma rede estratégica de gestão do conhecimento sobre a Amazônia. Essas iniciativas têm por finalidade também criar condições favoráveis ao processo de substituição do PPG-7 pelo Programa Amazônia. O MMA entende que, após doze anos de existência, o PPG-7 precisa de uma reformulação institucional, de novos objetivos e metas.

Seminários - O primeiro dos três seminários previstos até aqui, intitulado As Estratégias de Gestão do Conhecimento, ocorrerá em agosto, em Brasília. Assim como os outros, esses eventos serão dirigidos aos funcionários, coordenadores, dirigentes do MMA e dos quadros do PPG-7 e do Projeto de Apoio ao Monitoramento e Análise (AMA), mas o público externo poderá participar. Os palestrantes convidados do primeiro seminário são: Vicente Falcone, do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG); José Cláudio C. Terra, da ONG TerraForum; Antônio Raimundo dos Santos, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, e Espartaco Madureira Coelho, do Ministério da Educação. Os dois primeiros falarão sobre gestão do conhecimento nas corporações privadas, enquanto os dois últimos abordarão a gestão no setor público.

O segundo seminário será realizado em Manaus e em Brasília, inicialmente em setembro. O tema central do encontro será As Expectativas da Gestão do Conhecimento entre os Projetos e Subprogramas do PPG-7 numa transição para o Programa Amazônia. O palestrante ainda será definido entre os consultores e técnicos do Projeto AMA. O terceiro evento, previsto para Brasília, mas ainda sem data, debaterá o mesmo tema anterior, dando início, porém, à construção de uma plataforma integrada e sistêmica para a gestão das informações. O palestrante, a ser definido, será um consultor ou técnico do Projeto AMA.

Previstos para setembro e novembro, os dois cursos (de Monitoramento nas Estratégias de Gestão de Conhecimentos numa transição do PPG-7 para o Programa Amazônia) terão como palestrantes consultores do Projeto AMA. Eles serão ministrados, respectivamente, em Manaus e Brasília.

Além dos eventos acima, a Coordenação do PPG-7 pretende realizar reuniões com a Rede Ipê (formada pelos Ministérios da Educação e da Ciência & Tecnologia), a Coordenação Geral de Tecnologia da Informação (CGTI/MMA) e a Diretoria de Educação Ambiental do MMA. Do encontro com a Rede Ipê, o PPG-7 espera sair com o compromisso entre as partes de articularem a interação com outras redes do conhecimento dentro e fora do País, buscando pontes para o fluxo de conhecimento e cooperação na difusão de informações. Com a CGTI, a discussão será sobre a inserção do conceito de gestão do conhecimento e da integração dos sistemas de informação do MMA, do Ibama, da Agência Nacional das Águas (ANA), dentre outros, além do debate sobre divulgação de conhecimentos, publicações e lições apreendidas pelo PPG-7. Na terceira reunião, com a Diretoria de Educação Ambiental do MMA, o debate abordará a inserção da gestão do conhecimento e a integração das redes de educação ambiental no País, além da divulgação do acervo do Programa Piloto.

Biblioteca - Ainda em 2007, e como reforço à proposta de fortalecer a gestão do conhecimento no setor, o PPG-7/ MMA pretende criar a Biblioteca Digital. A idéia é que ela contenha artigos que possam ser utilizados como base para estudos e para o aprofundamento no debate pelos quadros técnicos estratégicos e operacionais dos projetos e subprograma do PPG-7. Os textos estarão organizados por capítulos: 1) Planejamento estratégico; 2) Padronização de procedimentos; 3) Capital intelectual; 4) Ambiente de inovação; 5) Aprendizagem contínua.

Portal - A coordenação do Programa Piloto (PPG-7) deseja ainda dar início à criação de um portal corporativo, uma plataforma virtual em tecnologia de informação (TI) com ferramentas e instrumentos para gerir o conhecimento na perspectiva de transição para o Programa Amazônia. A plataforma daria condições de conceber outra meta: a formação da Rede Estratégica de Gestão do Conhecimento Amazônico (REGCA), considerada fundamental para a funcionalidade do fluxo de informações já prospectadas pelo PPG-7, inclusive em função das novas estruturas que surgirão junto ao Programa Amazônia. A plataforma virtual propiciará ainda a interação com o Sistema de Bases de Dados Compartilhadas da Amazônia (BCDAM), administrado pelo PPG-7.

+ Mais

MMA capacita técnicos sobre a certificação ambiental ISO 14001

11/06/2007 - Aida Feitosa - A secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental promove, a partir desta terça-feira (12), o curso "Análise e interpretação do ISO 14001", em Fortaleza, no Ceará. Essa é a terceira das cinco edições planejadas para cada região do país. Fortaleza sediará o curso da região Nordeste no qual participam técnicos dos órgãos estaduais de meio ambiente e do Ibama regional. Com duração de três dias, o curso vai apresentar as normas que as organizações devem seguir para receber certificação de eficiência ambiental ISO14001.

O objetivo do ministério do Meio Ambiente é capacitar os técnicos que trabalham com fiscalização, licenciamento e autorização ambiental para o entendimento do processo e da gestão para a certificação ISO 14001. "Assim os agentes ambientais vão poder compreender e atuar com as orientações dadas pela ISO para minimizar a degradação ambiental", explica a técnica da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Fernanda Leite.

Os dois primeiros cursos foram em Curitiba e Manaus e os próximos estão agendados para São Paulo, de 26 a 28 de junho, e, Brasília, de 10 a 12 de julho. Com duração de 24 horas, o curso é estruturado em apresentações, exercícios em grupo e visita técnica a uma empresa certificada.

A certificação ISO 14001 garante o cumprimento de uma série de normas destinadas a mitigar os impactos ambientais causados pela atividades humanas. A intenção é uniformizar, registrar e monitorar os procedimentos com rigor. Os requisitos são reavaliados anualmente.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.