Panorama
 
 
 

PROJETO DE HIDRELÉTRICAS NO XINGU ESTÁ ATRASANDO CRIAÇÃO DE RESERVA EXTRATIVISTA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

10 de Junho de 2007 - Alessandra Bastos - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O projeto de construção das usinas hidrelétricas Belo Monte 1 e 2 é o motivo da demora da Casa Civil em avaliar o decreto para a criação da reserva extrativista do Médio Xingu. A explicação é do coordenador-Geral de Gestão e Criação de Reservas Extrativistas e de Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Alexandre Cordeiro. A criação da reserva seria anunciada pela ministra Marina Silva em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, mas o anúncio foi adiado.

"Há um pequeno problema em relação à (Ministério de) Minas e Energia. Existem planos de instalação de unidades de geração de energia na calha do rio Xingu e, por isso, o ministério está colocando algumas questões em relação à criação de unidades nestas área", afirma Alexandre Cordeiro. "Existe uma incompatibilidade de uma atividade com a outra", segundo ele. Por isso, "Minas e Energia quer analisar mais detalhadamente a proposta" da reserva.

O processo de criação da unidade de conservação está na Casa Civil para o último exame jurídico e avaliação das secretarias de governo desde o início do ano juntamente com outros doze projetos de unidades de conservação. "É exatamente neste ponto que os processos estão se acumulando", conta o coordenador.

A assessoria da Casa Civil afirma que recebeu a minuta do projeto no dia 24 de maio e que ele não pôde ser avaliado a tempo. Não há previsão de quando será feito parecer sobre o projeto.

Durante dois anos, o projeto da reserva extrativista do Médio Xingu passou por trâmite técnico e análises jurídicas do Ibama e do próprio ministério do Meio Ambiente, consultas públicas, reuniões comunitárias e estudos biológicos e fundiários. Após parecer da Casa Civil, o decreto é enviado para sanção presidencial ou retorna à área técnica para reajustes.

O Médio Xingu é considerado estratégico para o combate ao desmatamento porque está localizado entre a Amazônia e o cerrado. A região, chamada de arco do desmatamento, "está em uma situação de alta vulnerabilidade social e ambiental que precisa ser resolvida rapidamente. O tempo é importante porque, depois que as famílias são expulsas de suas casas e a mata derrubada, nós já fomos derrotados", avalia Alexandre Cordeiro.

Na semana passada, cerca de 200 participantes do encontro dos povos indígenas do Xingu estiveram em Altamira (PA), condenaram a construção das duas barragens (Belo Monte 1 e 2) no Rio Xingu. Para as 17 etnias representadas e 18 organizações da sociedade civil mobilizadas no evento, "qualquer intervenção no Xingu provoca a extinção da caça, do peixe e afeta profundamente nossas terras e nossa saúde [dos indígenas]".

+ Mais

Povos indígenas condenam construção de complexo hidrelétrico de Xingu

Gilberto Costa - Repórter da Rádio Nacional da Amazônia - Brasília - Cerca de 200 participantes do encontro dos povos indígenas do Xingu, encerrado esta semana, em Altamira (PA), condenaram a construção de duas barragens (Belo Monte 1 e 2) no Rio Xingu. Para as 17 etnias representadas e 18 organizações da sociedade civil mobilizadas no evento, "qualquer intervenção no Xingu provoca a extinção da caça, do peixe e afeta profundamente nossas terras e nossa saúde [dos indígenas]".

De acordo com o documento, resultante do encontro dos povos indígenas do Xingu sobre a construção do Complexo Hidroelétrico do Xingu", a construção de barragens irá atingir "os povos indígenas, as comunidades de agricultores, a floresta e afetar a biodiversidade prejudicando a vida na Bacia do Rio Xingu".

O encontro em Altamira foi articulado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ligado à Igreja Católica. Segundo o coordenador do Cimi no Pará e no Amapá, Claudemir Teodoro do Couto Monteiro, a discussão do projeto não está envolvendo os indígenas. "Toda vez que tem um projeto para a Região Amazônica, uma região bem complexa, com povos tradicionais e ribeirinhos, é necessário que todos sejam escutados", opina.

Claudemir Monteiro afirma que "os grandes interessados na construção de Belo Monte são a Vale do Rio Doce, que quer mais energia para aumentar sua produção, e a Alcoa que tem projeto de extração de bauxita para a produção de alumínio no município de Juruti".

Para o coordenador do Cimi, grandes empreendimentos não geram inclusão e o benefício é provisório e relativo ao momento da obra. "Você olha para a sede [do município] de Tucuruí e tem até pena", opina. "Não houve enriquecimento nenhum da cidade, apenas crescimento normal como qualquer outro município", rememora sobre a construção da segunda maior hidrelétrica nacional.

Os estudos de inventário hidrelétrico da bacia hidrográfica do Rio Xingu tiveram início em 1975. No começo de 2006, a Eletrobrás solicitou a abertura de processo de licenciamento ao Ibama. A autorização foi suspensa por meio de liminar na justiça e restabelecida em março deste ano pelo Supremo Tribunal Federal.

Após a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto no Meio Ambiente (EIA-Rima) e licenciamento prévio e de instalação do Ibama, a Eletrobrás prevê a construção do complexo em 60 meses. Além do processo de licenciamento ambiental, a obra exigirá aprovação do Congresso Nacional.

De acordo com o artigo nº 231 da Constituição Federal "o aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei".

A reportagem da Radiobrás entrou em contato com a Eletrobrás, encaminhou perguntas pelo correio eletrônico, mas não obteve retorno. Segundo a página eletrônica da Eletrobrás, a construção do complexo criará um reservatório de 440 quilômetros quadrados (que inclui inundação de unidades de conservação e de terras indígenas) e irá viabilizar a geração média de 4.1000 megawatts de "energia firme" ao ano. Mas a capacidade máxima de produção pode chegar a 11 mil megawatts, suficiente para abastecer uma cidade de 1.320.000 habitantes. A estatal prevê que a energia gerada abastecerá por linha de transmissão as regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

Segundo a Eletrobrás, o Brasil tem a necessidade de aumentar a oferta de energia em 3.350 megawatts por ano até 2015 (para um crescimento do PIB em 5% ao ano). A Região Norte teria potencial hidrelétrico de gerar 112 gigawatts (43% do potencial nacional), atualmente apenas 8,9% é utilizado. De acordo com a empresa, a extração de energia hidrelétrica é 20 vezes mais barata do que a fonte solar e seis vezes mais em conta do que a captação de energia eólica (vento).

O Conselho Indigenista Missionário pretende organizar no começo do próximo ano um novo encontro em Altamira, para 1.500 participantes do Xingu e de outras áreas atingidas por barragem.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.