Panorama
 
 
 

PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO SÃO FRANCISCO INCLUI REVITALIZAÇÃO DO RIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

11 de Junho de 2007 - Carolina Pimentel - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (11) que a revitalização do São Francisco está prevista dentro do Projeto de Integração do rio às Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.

“Uma obra [integração] importante também, porque ela vai revitalizar o Rio São Francisco, fazendo com que a parte do Rio São Francisco que passa pelo estado de Minas Gerais, que passa pelo estado da Bahia, que passa pelo estado de Sergipe e de Alagoas, cidades que até então não tinham tratamento de esgoto, cidades que o desmatamento quase que secular para fazer carvão com o cerrado que é desmatado de todas as matas ciliares, estão sendo recuperadas neste momento pelo governo”, afirmou no programa de rádio Café com o Presidente.

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que participou do programa, disse que o governo tem desenvolvido ações de recuperação do rio, com replantio da mata ciliar e tratamento de esgoto. Geddel visitará nos próximos cinco dias diversos pontos do São Francisco, com o objetivo de conhecer as obras.

“Essa viagem vai ter esse sentido, respondendo, inclusive, a muitos críticos que deixam de enxergar que a degradação do rio vem de muito tempo atrás. Este é o governo que tem dado efetiva atenção a essa questão da revitalização, que deve ser feita antes, durante e depois para que o rio seja preservado durante toda a sua existência”, afirmou o ministro no programa de rádio.

Ele informou ainda que na cidade de Barra, na Bahia, será lançado projeto de desassoreamento (retirada de sedimentos que diminuem a profundidade do rio) para facilitar a navegação.

+ Mais

Caixa e ministério firmam acordo para proteção ambiental

5 de Junho de 2007 - Carolina Pimentel - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O Ministério do Meio Ambiente e a Caixa Econômica Federal assinaram hoje (5) um protocolo de intenção para promover a proteção do meio ambiente. O documento foi firmado durante a comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto.

De acordo com a presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, o acordo prevê a capacitação de gestores ambientais para facilitar o licenciamento de empreendimentos.

"A licença ambiental é fornecida em grande parte pelos municípios. Nessa parceria, estão previstas várias ações de capacitação, educação e treinamento dos gestores municipais. É exatamente o processo de conscientização, que servirá também para agilizar as liberações".

Ela não informou quanto será investido e nem o número de cidades que serão atendidas, porque, segundo ela, isso dependerá do interesse das prefeituras no projeto.

A parceria também prevê o financiamento da 3ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada em 2007. A conferência é composta por representantes do governo, empresários e sociedade civil.

Outras ações do acordo são apoio à revitalização do Rio São Francisco, produção de biocombustível, gestão adequada dos recursos hídricos e programas habitacionais sustentáveis.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.