Panorama
 
 
 

BRASIL QUER APOIO DA UNESCO PARA AMPLIAR EFICIÊNCIA DE BÓIAS OCEANOGRÁFICAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

14/06/2007 - Rubens Júnior - Representante do Ministério do Meio Ambiente na 24ª Assembléia da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI/Unesco), que será realizada de 18 a 28 deste mês, em Paris, o gerente do Programa Nacional de Zoneamento Costeiro e Marinho (Gercom), Ademílson Zamboni, solicitará a ampliação no Brasil de ações do COI na área, a começar pelo aumento do número de bóias oceanográficas presentes na costa brasileira. Essas bóias fornecem ao governo dados sobre as condições meteorológicas e oceanográficas e ajudam a prever fenômenos extremos, como ciclones. "Desejamos aumentar o número de bóias atuais (39 de deriva e quatro fundeadas) ou melhorar a eficiência das bóias que já existem", diz Zamboni. A ampliação e a melhoria tecnológica do sistema possibilitarão ao Brasil obter uma cobertura uniforme de toda a costa brasileira. Hoje, os equipamentos cobrem a costa, porém de forma não uniforme.

Os representantes dos 120 países-membros da COI tratarão dos seguintes temas gerais: Oceanografia, principalmente em função do anúncio recente dos efeitos perniciosos ao Planeta causados pelas mudanças climáticas, além do temas Monitoramento, Meteorologia e Climatologia.

Os debates ocorrerão no contexto do Programa Global de Observação dos Oceanos (GOOS/Unesco), do qual o Brasil é membro - o MMA integra o comitê executivo do GOOS e, em parceria, publicou o livro Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro.

O Brasil aproveitará o encontro em Paris para obter outro benefício que Zamboni considera essencial. "Queremos autorização da Unesco para utilizar os indicadores de monitoramento de gestão integrada da região costeira desenvolvidos pelo GOOS", disse. A metodologia que gerou esses indicadores, testada em sete países, possibilitará ao Brasil elaborar, pela primeira vez na sua história, relatórios de qualidade ambiental e monitoramento da zona costeira. "Embora essa demanda exista desde a criação do Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMA), de 1981, até este momento não fazíamos aquela aferição por falta de parâmetros", diz Zamboni.

Antes de ser utilizada no País, o governo terá de adequar a metodologia do GOOS ao cenário brasileiro. "Com base na metodologia da Unesco, vamos desenvolver nossos próprios indicadores. A partir daí poderemos fazer relatórios periódicos sobre a qualidade costeira e marinha", diz Zamboni.

Segundo o gerente, o Brasil solicitará, ainda, na reunião de Paris, maior aproximação com a Argentina e com o Uruguai, buscando avanços no Programa de Mares Regionais. "A idéia é que o Programa propicie uma atuação pública conjunta desses países em relação à porção do oceano Atlântico que lhes é comum. Poderíamos, então, realizar juntos o monitoramento oceanográfico, o controle de poluição, a realização de estudos para deter os processos erosivos, entre outros", diz Zamboni.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.