Panorama
 
 
 

PARANÁ E RIO GRANDE DO SUL VÃO CRIAR FÓRUM REGIONAL DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Junho de 2007

15/06/2007 - O governador Roberto Requião e o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, participaram nesta quinta-feira (14) da assinatura do decreto que cria Fórum Permanente de Mudança Climática do Rio Grande do Sul e concordaram com a proposta da governadora Yeda Crusius, que sugeriu a criação de um fórum permanente regional. “É fundamental que outros Estados desenvolvam fóruns como este para que possamos desenvolver ações integradas contra o aquecimento global. O Paraná espera contribuir na criação de modelos a partir do seu fórum estabelecido em 2005”, afirmou o secretário do Meio Ambiente do Paraná, Rasca Rodrigues.

A governadora Yeda Crusius lembrou que o clima não tem fronteiras, o que torna necessária a união de governos para que sejam revertidos os efeitos da interferência do homem na natureza. “As ações para o meio ambiente são estaduais no âmbito legal, mas devem ter ações práticas regionais, por isso é importante a contribuição do Paraná que já tem Fórum instalado há dois anos”, comentou a governadora.

Para o presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Frederico Antunes, o fórum representa uma prevenção a problemas que têm impacto imediato na economia. “As mudanças climáticas também nos remete à pobreza, porque elas alteram a produção e a economia em curto prazo e, por isso, o Legislativo abraça esta causa com o Paraná”, ressaltou, ao lembrar que o seu Estado deve colher uma safra recorde neste ano, com mais de 21 milhões de toneladas de grãos.

A assinatura do decreto ocorreu durante reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Sul (Codesul), composto pelos governadores da região Sul e do Mato Grosso do Sul. A reunião teve ainda a participação dos secretários estaduais da Agricultura, Valter Bianchini; do Planejamento, Ênio Verri; da Casa Civil, Rafael Iatauro; do Codesul, Santiago Gallo; e do secretário especial Heron Arzua.

+ Mais

Governo apresenta programas na Feira do Uso Consciente, em Curitiba

12/06/2007 - O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, visitou nesta segunda-feira (11) a Feira sobre Uso Consciente de Recursos - promovida em Curitiba pelo HSBC Bank Brasil com apoio da Secretaria do Meio Ambiente. O evento, que prossegue até o dia 15 de junho, tem como objetivo despertar a conscientização ambiental dos mais de 2 mil funcionários do banco. Desde que foi inaugurada, no dia 1o de junho, a feira já atraiu mais de 900 visitantes.

Segundo Rasca, um dos fatores principais que levaram a Secretaria a apoiar o evento foi a componente ‘mudança de atitude’. “Em todo Estado apoiamos ações que estimulem a mudança de atitude visando o uso consciente dos recursos naturais. Esta mudança é necessária e urgente. Eventos como este são grandes oportunidades de praticarmos a educação ambiental, mostrando que pequenas mudanças trazem grandes resultados e que soluções simples fazem, sim, diferença para o meio ambiente”, disse Rasca.

A Secretaria participa do evento apresentando programas como Paraná Biodiversidade e Desperdício Zero, que promoveu uma oficina para montagem do aquecedor solar com materiais recicláveis. De acordo com a gerente de Meio Ambiente do HSBC em Curitiba, Ana Lima, cerca de 100 funcionários participaram da atividade. “Todas as vagas abertas foram preenchidas. A oficina lotou, foi um sucesso”, comentou Ana. Ela ainda acrescentou que desde o início da feira já foram distribuídos mais de 500 manuais de montagem do aquecedor solar, impressos e em DVD.

Ana destacou que o apoio da Secretaria foi fundamental para o evento. “O governo do Estado entrou com suas experiências na área de educação ambiental e nos disponibilizou técnicos para palestras e oficinas, além de ceder o material educativo para que reproduzíssemos e distribuíssemos aos nossos funcionários. O apoio da Secretaria tornou nosso evento mais rico em informações e isso é essencial quando falamos em conscientização ambiental”, concluiu.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.