Panorama
 
 
 

PESSUTI QUER PARTICIPAÇÃO DE EMPRESAS PARA ENCONTRAR SOLUÇÃO SOBRE SACOLAS PLÁSTICAS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Junho de 2007

14/06/2007 - O vice-governador Orlando Pessuti participou nesta quarta-feira (13), na Assembléia Legislativa - juntamente com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Rasca Rodrigues e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, do debate sobre projetos de lei que criam programas de incentivo a substituição de sacolas plásticas utilizadas atualmente em supermercados por sacolas oxi-biodegradáveis

A reunião foi uma iniciativa da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembléia Legislativa com base na iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de convocar os representantes das redes de supermercados do Paraná para que apresentem soluções alternativas para as 80 milhões de sacolas plásticas que são utilizadas em seus estabelecimentos mensalmente.

“O Paraná vem procurando estabelecer normas e ajustes no campo ambiental nos últimos anos, com a ajuda de empresários e entidades estaduais e federais. Recentemente, discutimos o aproveitamento e reciclagem de embalagens de agrotóxicos, e o recolhimento de embalagens longa-vida dentro do território paranaense que estavam agredindo o meio ambiente”, declarou o vice-governador.

Segundo ele, é preciso que a sociedade tome consciência da escassez dos recursos naturais. “Então, diante da perspectiva de podermos contar com a produção e uso de sacolas biodegradáveis, devemos nos debruçar sobre o tema. É preciso haver uma parceria entre o setor produtivo, ambiental e o Estado para encontrarmos a melhor solução”, completou Pessuti.

O secretário Rasca Rodrigues destacou que o passivo ambiental gerado pelas cerca de 20 toneladas de plásticos representadas pelas sacolas precisa ser solucionado e também elogiou a iniciativa da Comissão de Indústria e Comércio.

“Foi um debate altamente qualificado no sentido de construir uma legislação para todo Estado, visando à redução drástica destas sacolas da natureza”, afirmou o secretário do Meio Ambiente. Ele contou que a iniciativa de trazer os grandes geradores de resíduos no Paraná é do programa Desperdício Zero, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente, que tem como objetivo reduzir em 30% o volume de lixo gerado e eliminar os lixões a céu aberto no Estado.

Uma das principais estratégias do programa é a convocação dos grandes geradores de resíduos para discutir alternativas visando o reaproveitamento ou reciclagem dos materiais – ou até mesmo a mudança de padrões de consumo para atitudes mais sustentáveis.

O presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, alertou para o fato de que “80% do problema na coletiva seletiva está na própria consciência das pessoas”. Como proposta, Burko também defendeu a adoção de duas sacolas, uma destinada ao transporte de mercadorias de produtos e que poderia ser utilizada na separação do lixo reciclável, e outra sacola, oxi-biodegradável, no armazenamento do lixo orgânico. “Não é a melhor solução, mas é uma proposta para iniciar esse processo de conscientização ambiental”.

O presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia, Luiz Eduardo Cheida (PMDB), também destacou a importância do debate e disse que os projetos são importantes. “É difícil encontrar uma solução, sendo necessário estudar todos os pontos que envolvem o tema, mas a responsabilidade sócio-ambiental deve ser instigada e praticada”, declarou.

Após a discussão, as três propostas que tramitam na Casa serão reunidas em um único projeto.

Os deputados Caíto Quintana (PDMB), Stephanes Junior (PMDB) e Rosane Ferreira (PV), responsáveis pelas proposições, destacaram que a intenção é contribuir com o meio ambiente. “Queremos ajudar a população a gerar menos lixos e achar uma solução compatível para que as indústrias se adaptem ao processo de produção das sacolas biodegradáveis”, disse Stephanes.

Também participaram da discussão representantes de entidades ambientais e Organizações Não-Governamentais (ONGs) e o superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Valmor Antônio Rovaris.

Presenças – Além do presidente da Comissão, o deputado Edgar Bueno (PDT), o encontro contou com a presença dos deputados Caíto Quintana (PMDB), Stephanes Junior (PMDB), Rosane Ferreira (PV) – autores das propostas de lei que versam sobre o tema –, Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Reni Perrira (PSB), Pedro Ivo (PT), Teruo Kato (PMDB), Luiz Nishimori (PSDB) e Antonio Belinati (PP).

 

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.