Panorama
 
 
 

PRESIDENTE DA CETESB APRESENTA NA FIESP PROCESSO DE UNIFICAÇÃO DO LICENCIAMENTO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2007

12/06/2007 O processo de unificação do licenciamento ambiental estadual foi tema de painel no primeiro dia da nona edição da "Semana de Meio Ambiente" organizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e iniciada nesta segunda-feira (11/06). Neste dia 12, serão debatidos temos fundamentais para a indústria paulista, com ênfase na sustentabilidade. Além da apresentação do projeto de Licenciamento Ambiental Unificado, a cargo do presidente da CETESB, Fernando Rei, no segundo painel do dia foi discutida a integração do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos com o Sistema Estadual de Administração da Qualidade Ambiental (Seaqua), com a participação de Rosa Maria Mancini, coordenadora de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Segundo Fernando Rei, com a unificação do licenciamento ambiental – um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo - , o Estado pretende desburocratizar o serviço, o que permitirá uma redução de 30% do tempo gasto com o licenciamento das atividades produtivas. Além disto, também está dentro dos planos da Secretaria do Meio Ambiente e da CETESB capacitar os municípios para assumirem o licenciamento de empreendimentos de impacto local.

“Atualmente, temos aproximadamente 200 mil fontes passíveis de gerarem poluição cadastradas, sendo que 80% dessas fontes causam pequenos incômodos e poderiam estar sendo licenciadas pelo município, deixando para o órgão ambiental do Estado as chamadas grandes fontes complexas, que exigem um maior estudo de impacto ambiental”, observou o presidente da CETESB.

Este processo de unificação começa com a reunificação da infra-estrutura e de pessoal das agências da CETESB e do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN) em uma única agência, por território, considerando as vocações e por Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRI). Hoje são 35 agências da CETESB e 39 do DEPRN e, com a conclusão desse processo, previsto para maio de 2008, serão criadas um total de 56 Agências Ambientais Paulistas.

A primeira agência unificada foi a de Jundiaí, instalada no dia 5 de junho último e, no prazo máximo de dois meses, estão previstas nesta primeira fase a criação das novas agências de Taubaté, Franca, Itapetininga, Ribeirão Preto, Jaboticabal, São José do Rio Preto, Votuporanga e o Poupatempo de São Bernardo do Campo.

Durante a sua apresentação, o presidente Fernando Rei anunciou também que o governo estadual pretende elaborar um projeto de lei, no prazo de um ano, para transformar a CETESB em Agência Ambiental e de um novo Sistema Estadual de Meio Ambiente.

Sistema de Recursos Hídricos

No painel seguinte, sobre a integração do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos com o sistema ambiental do Estado, segundo Rosa Maria Mancini, este processo significa a ampliação da visão da gestão, que deixa de ser encarada como insumo para a produção – recurso hídrico – e passa a ser encarada também como o elemento natural - água.

A diretriz de trabalho da Coordenadoria de Recursos Hídricos recém criada pela SMA, segundo a titular da Pasta, será atender e consolidar os princípios do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos - SIGRH, quais sejam a descentralização, a participação e a integração de seus atores. Para tal, tem por meta harmonizar e fortalecer a integração das instâncias técnica (CORHI), política (colegiados, Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CRH e Comitês de Bacias Hidrográficas - CBHs) e financeira (Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO) do SIGRH.

O CORHI - Comitê Coordenador do Plano Estadual de Recursos Hídricos, integrado também por CETESB, DAEE e Secretaria de Saneamento e Energia, trabalhará na perspectiva de definição e fortalecimento das diretrizes, métodos e procedimentos de gestão que serão discutidos e desenvolvidos com os Comitês.

“Todo esforço será empreendido para o estabelecimento de uma agenda pró-ativa junto aos colegiados e a capacitação dos seus integrantes para a consecução das ações e atividades decorrentes”, afirmou Rosa Mancini.

Busca-se a desburocratização dos processos administrativos na utilização dos recursos do FEHIDRO, incrementada por maior rigor técnico na definição dos projetos a serem financiados, os quais devem estar em conformidade com os Planos de Bacia e projetos prioritários da Secretaria do Meio Ambiente e do Governo do Estado de São Paulo. Destaca-se que os Comitês de Bacia terão ampliados seus papéis, com a perspectiva de tornarem-se fóruns regionais de discussão e decisão das questões ambientais, com caráter de Conselhos Regionais de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.
Texto: Renato Alonso
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.