Panorama
 
 
 

REVISTA INTERNACIONAL RESSALTA LISTA DE ESPÉCIES EXÓTICAS DIVULGADA PELO IAP

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Junho de 2007

15/06/2007 - A listagem que aponta 57 espécies de plantas exóticas invasoras do Estado e 26 espécies de animais exóticos invasores - divulgada no último dia 26 de maio pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), obteve repercussão internacional ao ser publicada no Boletim “Bionet Monthly Bulletin - June 2007” com o título Brazil: The first official invasive alien species list - (Brasil: a primeira lista oficial de Espécies Exóticas invasoras). A revista científica circula em mais de 150 países e reconhece a importância da divulgação das espécies, ressaltando o pioneirismo do Paraná nas questões ambientais.

Para, o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, este reconhecimento pode ser visto como um pioneirismo continental. “Estamos servindo como exemplo internacional. A coleta de informações para a realização deste trabalho foi um trabalho árduo e bem elaborado pelos funcionários do IAP, com muito critério técnico e cientifico e incluindo diversas fontes”, elogiou o presidente.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, João Baptista Campos, contou que, devido à grande quantidade de dúvidas manifestada por produtores de diversos estados brasileiros após a divulgação da lista, o IAP está elaborando um manual de orientação técnica a respeito do cultivo destas espécies.

“Estamos elaborando um manual para esclarecer estas questões, incluindo o processo de licenciamento para obtenção das espécies através de trabalho de divulgação e conscientização. É importante ressaltar que as espécies não estão proibidas, mas deve haver grande cuidado para controlar o processo de criação sem colocar em risco a manutenção das espécies nativas locais”, destacou Batista.

Alguns exemplos para evitar essa situação são adquirir tanques bem formatados para o cultivo espécies exóticas de peixes como o tucunaré - peixe exótico encontrado da Bacia do rio Paraná que se prolifera rapidamente depredando as espécies nativas. Já no cultivo para fins econômicos do Pinus será sugerido a realização do controle, por parte do produtor, para evitar que as sementes não contaminem plantas nativas vizinhas.

“Com este trabalho educacional no processo de licenciamento ambiental e ações efetivas evitamos a proliferação das espécies exóticas, e seguimos em frente com este trabalho que é um exemplo para o Brasil e o Mundo”, afirma o diretor.

De acordo com o IAP, à medida em que forem identificadas novas espécies invasoras elas serão incluídas na lista formulado pelo órgão ambiental. A Lei Federal de Crimes Ambientais n° 9.605, artigo 61, prevê punição para quem disseminar doença ou praga ou espécies que possam causar dano à agricultura, à pecuária, à flora e à fauna nativa nacional.

As espécies exóticas “invasoras” se diferenciam das espécies exóticas por serem capazes de reproduzir-se rapidamente no local onde foram plantadas, podendo prejudicar a biodiversidade local. Na lista do IAP estão incluídas espécies de fauna como caramujo-africano, caracol-asiático, bagre- de-canal e mexilhão-dourado. Entre as espécies de plantas estão Eucalipto, Pinnus, Braquiaria, Amora-preta, Santa Bárbara e Beijinho.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.