Panorama
 
 
 

SECRETÁRIO QUER MAIOR APROXIMAÇÃO COM OS ÓRGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2007

14/06/2007 Com pouco mais de um ano de existência, a Câmara Especial do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo já cuida de dois mil processos, com a expectativa de ver esse número ampliado, por conta, especialmente, de ações propostas pelas organizações não-governamentais. A estimativa é de que, dos 650 mil processos que tramitam em segunda instância no Tribunal de Justiça, cerca de cinco mil sejam ações ambientais.

A informação foi prestada pelo desembargador José Geraldo de Jacobina Rabello, durante visita que o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, e o secretário adjunto, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, fizeram nesta quinta-feira (14/6) à sede do Tribunal de Justiça, na Praça João Mendes, no Centro de São Paulo.

A visita, apesar do caráter protocolar, ganha importância por promover a aproximação dos órgãos ambientais da Câmara Especial do Meio Ambiente, abrindo novos caminhos para as ações do Estado na preservação e recuperação ambientais. Segundo Graziano, “a intenção do Governo do Estado é de radicalizar na defesa do meio ambiente, mas preservando os direitos do cidadão, segundo os preceitos constitucionais”.

O encontro contou com as presenças dos desembargadores Gilberto Passos de Freitas, corregedor geral de Justiça, Sidney Benetti, presidente da Seção de Direito Público, e Henrique Nelson Calandra, presidente da Associação Paulista de Magistrados, além de José Renato Nalini, Regina Zaquia Capistrano da Silva, Antonio Celso Aguilar Cortez, Zélia Maria Antunes Alves, Ricardo Cintra Torres de Carvalho e Lineu Bonora Peinado.

O desembargador Jacobina, em sua saudação aos visitantes, ressaltou a importância do trabalho da Secretaria do Meio Ambiente na preservação ambiental e promoção do desenvolvimento sustentável, como as ações de controle de queimadas, recuperação de matas ciliares, combate à poluição atmosférica e defesa do patrimônio cultural.
Texto: Newton Miura
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.