Panorama
 
 
 

ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO CONE SUL ATENDERÁ 40 MIL ÍNDIOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

19 de junho - O presidente da Funai, Márcio Meira, inaugurou na tarde desta segunda-feira, 18/06, a Administração Executiva Regional (AER) do Cone Sul, no município de Dourados, estado do Mato Grosso do Sul. A nova administração faz parte da reestruturação administrativa que a Funai está realizando em todo o país, com o objetivo de qualificar o atendimento aos povos indígenas. A Fundação decidiu realizar esta mudança para aumentar a capacidade de gestão administrativa na região do Cone Sul, que abrange a fronteira do Brasil com o Paraguai. Na ocasião, Márcio Meira anunciou a retomada da Operação Sucuri, cuja finalidade é garantir a segurança das aldeias de Dourados, em conjunto com a Polícia Federal.

A Administração Regional do Cone Sul vai trabalhar com mais de 40 mil indígenas de 37 aldeias da região. O antigo núcleo atingia 18 mil indígenas de 15 comunidades. Os povos indígenas de Dourados vêm enfrentando situações de vulnerabilidade como os altos índices de alcoolismo e violências. Desde 2005, o Governo Federal implantou o Comitê Gestor de Ações Indigenistas Integradas para o Cone Sul do Mato Grosso do Sul, composto pela Funai, Funasa, Embrapa, Casa Civil, Secretaria Nacional de Direitos Humanos e Ministérios do Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Esporte, Turismo, Cidades, Ciência e Tecnologia, Justiça, Cultura e Desenvolvimento Agrário para aplicar políticas públicas na região. O decreto, assinado pelo presidente Lula, também prevê a participação dos governos municipais e estadual.

Líder indígena da aldeia Jaguapyru, Getúlio Juca diz que os indígenas da região estão aguardando as mudanças propostas. “Essa é a nossa cultura e o nosso modo de viver. Não vamos mudar e estamos esperando o trabalho e pedindo o apoio de todas as autoridades que estão aqui presentes”, desabafou o cacique da etnia Kaiowá no discurso de inauguração da AER.

Participaram do evento o prefeito de Dourados, José Laerte Tetila, vereadores e representantes do governo federal. “O grande drama é ver que os 12 mil habitantes indígenas vivem em apenas 3,6 mil hectares de terras”, destacou Tetila. O prefeito se colocou à disposição para, juntamente com o Comitê Gestor, encontrar uma solução para os problemas da região.

As aldeias de Dourados formam a reserva indígena mais populosa do Brasil. O presidente da Funai disse, na cerimônia de inauguração da AER, que a prioridade da Fundação é proporcionar uma política com a participação dos povos indígenas: “é importante e necessário trabalhar com os índios. Valorizar e priorizar a promoção da cultura do índio”, declarou Márcio Meira. O presidente enfatizou, ainda, que as mudanças administrativas da instituição que estão sendo feitas em todo o país representam um respeito aos direitos dos povos indígenas.

O presidente Márcio Meira cumprirá agenda no Mato Grosso do Sul até o dia 21/06, onde visitará as aldeias Jatayvary, Jaguapiru, Bororó e Uberaba. Também está prevista na agenda a inauguração da Associação das Comunidades Indígenas Kadiwéu.

+ Mais

Presidente da Funai inaugura em Dourados, nova administração do Cone Sul

18 de junho - O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, participa nesta segunda-feira (18/06), às 16h, da cerimônia de inauguração da Administração Executiva Regional do Cone Sul no estado do Mato Grosso do Sul, com sede no município de Dourados. A nova administração faz parte da reestruturação administrativa que a Funai está realizando em todo o país, com o objetivo de qualificar o atendimento aos povos indígenas. A Fundação decidiu realizar esta mudança para aumentar sua capacidade de gestão administrativa da região do Cone Sul, que abrange a fronteira do Brasil com o Paraguai.

O presidente Márcio Meira cumprirá agenda no Mato Grosso do Sul até o dia 21/06, onde visitará as aldeias Jataí Vari, Jaguapiru, Bororo e Uberaba. Também está prevista na agenda a inauguração da Associação das Comunidades Indígenas Kadiwéu.

+ Mais

I JOGOS INTERCULTURAIS INDÍGENAS DE MATO GROSSO

19 de junho - Com o patrocínio do Governo do Estado do Mato Grosso, a Prefeitura de Campo Novo do Pareci, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e com a parceria do Comitê Memória e Ciência Indígena, realizará entre os dias 27 e 30 de junho na cidade de Campo Novo do Pareci, a primeira edição dos Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso.

Participarão cerca de 400 atletas indígenas, de 10 etnias. São elas: Bakairi, Enawenê-Nawê, Manoki, Nhambikwara, Paresi Haliti, Rikibaktsa, Umutina e Xavante. Como convidados especiais estarão presente ainda os Assurini-PA e Terena-MS, que farão apresentações especiais nas cerimônias culturais.

Ao todo, serão onze modalidades esportivas: Arco e Flecha, Natação, Lutas Corporais, Canoagem, Arremesso de Lanças, Cabo de Força, Corrida de Tora, Corridas - Velocidade (100mts), 4x 100m, Resistência (5.000 metros), Futebol de Campo e as tradicionais Jikunahati, uma espécie de futebol em que o chute só pode ser dado usando a cabeça, e Tihimore, um jogo tradicional praticado pela etnia Pareci do estado de MT, que se assemelha ao boliche.

No dia 27, além da abertura oficial do evento, acontecerá também o tradicional ritual do fogo indígena às margens do Rio Sacre, na Aldeia Quatro Cachoeiras, terra indígena Utiariti, do povo Wenakalati Zalakakua Wamolu. A cerimônia, marcada para às 9h48, marca a rota da tocha dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, que passará ao todo por 28 capitais e 22 localidades brasileiras, totalizando 51 pontos de passagem. Será um momento único, histórico e marcante sob o aspecto desportivo e cultural para as populações indígenas do Brasil.

+ Mais

Funai realiza oficina de vigilância em terras indígenas para chefes de postos

20 de junho - Os chefes de postos da Fundação Nacional do Índio (Funai) do Estado do Amazonas participam pela primeira vez de uma oficina de capacitação indigenista. O encontro, inédito, acontece durante toda esta semana em Manaus reunindo mais de 50 pessoas, entre palestrantes e funcionários da administração do órgão em Manaus. Entre os temas das palestras proferidas estão vigilância e proteção de Terras Indígenas (TI´s) , regularização e proteção de TI’s, política fundiária, legislação e política para povos isolados.

A oficina, que vai até o dia 22, promoverá também palestras com o gerente regional do Ibama, Henrique Pereira, com o delegado da Polícia Federal para o meio ambiente, Wesley Sirlam de Aguiar, e com o gerente do Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam), Bruno da Gama Monteiro.

Segundo o administrador regional da Funai em Manaus, Edgar Fernandes Rodrigues, da etnia Baré, um dos objetivos do encontro é capacitar os chefes de postos para a aplicação de uma nova política indigenista e um novo modelo de políticas públicas adotado na administração atual da Funai. A idéia da administração da Funai de Manaus é que, a partir desse encontro, se inicie um processo de formação continuada de indigenistas. Ele conta que há uma grande defasagem de capacitação dos chefes de postos do Amazonas. O problema afeta a gestão nas bases (aldeias) e na solução de conflitos fundiários, devido à grande diversidade de povos indígenas no Estado e à peculiaridade geográfica.

O papel dos postos da Funai é atuar na fiscalização e no controle das políticas do governo federal em terras indígenas, entre elas política fundiária, educação e saúde. No Amazonas, há cinco administrações da Funai. Somente a administração de Manaus possui 12 chefias de postos. Sua jurisdição abrange as calhas dos rios Solimões, Negro, Amazonas, Madeira e afluentes – Juruá, Japurá, Purus, Jutaí. Na jurisdição de Manaus as 81 terras indígenas, entre identificadas e homologadas, totalizam quase 15 milhões de hectares. No Amazonas todo, as TI´s abrangem 42 milhões de hectares - cerca de 27% do território do Estado.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.