Panorama
 
 
 

AQUECEDOR SOLAR ECOLÓGICO RETIROU MAIS DE 1 MILHÃO DE EMBALAGENS DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Junho de 2007

20/06/2007 - Cerca de 1,2 milhão de garrafas PET e de embalagens de leite longa-vida foram retiradas do meio ambiente e destinadas a montagem de aquecedores solares. Desde o início do ano passado, quando a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos começou a promover oficinas que ensinam a montagem do aparelho, montado com materiais recicláveis, já foram confeccionados 3 mil aquecedores em 254 municípios paranaenses. Para a montagem de cada sistema são reaproveitadas 200 garrafas PET e 200 embalagens de leite longa-vida.

A idéia de utilizar o material que geralmente é encaminhado aos aterros sanitários começou com o aposentado catarinense José Alano, que, em 2004, ganhou o prêmio Ecologia, da revista Superinteressante. No Paraná, a iniciativa de Alano conta com o apoio do Governo de Estado, que, através da Secretaria de Meio Ambiente, divulga o aquecedor no projeto “Água quente para todos”, do Programa Desperdício Zero.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, contou que a primeira oficina foi realizada em agosto de 2006 e foi direcionada a técnicos que atuam nos escritórios regionais do Sistema Sema – composto pela Secretaria do Meio Ambiente e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) e Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG).

“O objetivo foi capacitá-los para que pudessem divulgar a alternativa sustentável em suas regiões, aumentando o alcance da idéia e retirando do meio ambiente resíduos que podem e devem ser reaproveitados”, comentou Rasca. Além dos escritórios regionais do Sistema Sema, faculdades como o Centro de Estudos Universitários de Maringá (Cesumar), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC) aderiram à iniciativa, que conta ainda com a participação da União dos Escoteiros do Brasil - Região Paraná.

Economia – O aquecedor solar também poupa energia elétrica. Por mês, até 120 quilowatts podem ser economizados para aquecer a água de dois banheiros. A economia chamou a atenção da Associação Umuaranense de Catadores de Matérias Recicláveis (Asucmar). Depois de participar da oficina dos técnicos do IAP, os associados viram a possibilidade de montar um aquecedor na própria associação utilizando as garrafas pet e as embalagens longa-vida, que eles mesmos recolhiam.

Ângela Morae, uma das associadas, já comemora a economia. “Depois que instalamos o aquecedor, a conta caiu pela metade. Isso é bom, porque sobra um dinheirinho a mais pra outras coisas. E o melhor disso tudo é que ainda ajudamos o meio ambiente”, ressaltou Ângela.

Casa Verde – Segundo o secretário, o aquecedor solar também será implantado na Casa Verde, projeto de moradia popular ecologicamente correta, desenvolvido pela Companhia da Habitação do Paraná (Cohapar), que será apresentado pelo governador Roberto Requião ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima semana.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.