Panorama
 
 
 

AVALIAÇÃO DE GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO É TEMA DE SEMINÁRIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

21 Jun 2007 Promovido pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e WWF-Brasil, o seminário de lançamento da publicação “Efetividade de gestão das unidades de conservação federais do Brasil – Implementação do método RAPPAM” reuniu especialistas de diferentes organizações para debater ferramentas de avaliação e monitoramento de gestão em unidades de conservação. Realizado na segunda-feira, 18 de junho, durante o segundo dia do V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, em Foz do Iguaçu (PR), o evento contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas entre gestores de unidades de conservação, representantes de órgãos públicos, organizações não-governamentais e estudantes.

“O projeto tem paternidade dupla: Ibama e WWF-Brasil. Afinal, trata-se do maior sistema de unidades de conservação avaliadas no mundo”, afirmou o diretor de unidades de conservação de proteção integral do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade, Marcelo Françozo, referindo-se a aplicação da metodologia que envolveu 246 unidades de conservação federais do Brasil. Entre outubro de 2005 e dezembro de 2006, foram avaliadas 93 unidades no bioma Amazônia, 61 no Mata Atlântica, 40 no Marinho Costeiro, 27 no Cerrado, 17 no Caatinga, duas no Pantanal e uma no Pampa.

A avaliação da efetividade do manejo em sistemas de áreas protegidas é uma recomendação do Programa de Trabalho para as Áreas Protegidas da Convenção sobre a Diversidade Biológica, desde 2004. No mundo todo, aproximadamente 4.000 aplicações já foram realizadas, utilizando 45 metodologias diferentes. “Desse montante 38 aplicações, abrangendo cerca de 1.000 unidades de conservação, foram realizadas com a metodologia RAPPAM”, afirmou o superintendente de conservação de programas regionais do WWF-Brasil, Cláudio Maretti, citando que as informações são armazenadas no Banco Mundial de Dados de Áreas Protegidas, administrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a UICN (União Mundial pela Natureza).

Metodologia RAPPAM

Desenvolvida pela Rede WWF, a metodologia RAPPAM (Rapid Assessment and Priorization of Protected Area Management/ Avaliação rápida e priorização da gestão de unidades de conservação) permite a avaliação rápida e priorização do manejo em unidades de conservação. O método foi implementado com a aplicação de questionários em oficinas com os gestores, funcionários e demais colaboradores das unidades avaliadas. Para a implementação nas unidades de conservação federais foram realizadas 10 oficinas para preenchimento, com 269 pessoas, e seis oficinas para recomendações, com 146 participantes.

“Não há como imaginar melhoria do sistema sem ter uma ferramenta que nos possibilite enxergar o método de trabalho”, afirmou Françozo, explicando que as respostas obtidas pelos questionários são analisadas por equipe técnica e resultam na visualização e sistematização dos pontos fortes e dos pontos a serem melhorado na gestão das áreas protegidas.

Entre os indicadores de análise estão os referentes ao contexto, como socioeconômico, biológico e vulnerabilidade, e os referentes ao ciclo de gestão, como planejamento, insumos, processos e resultados. Após a aplicação da metodologia foi constatado que 32 unidades estão em uma faixa de alta efetividade geral, 89 em uma faixa média e 125 unidades em uma faixa de baixa efetividade geral. “Mais importante do que o lançamento da publicação em si, é o processo de rever procedimentos inadequados e enxergar a possibilidade de mudar. Temos que repetir isso de tempos em tempos, para garantir uma curva ascendente de melhorias dos processos de gestão de unidades de conservação”, concluiu Françozo.

O diretor de operações da Fundação Florestal e Instituto Florestal do estado de São Paulo, Luis Roberto de Oliveira, a coordenadora de Meio Ambiente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo do Estado do Espírito Santo, Maria da Penha Padovan, o analista de Projetos da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Cristiano Cegana e o coordenador do Arpa, do Ministério do Meio Ambiente, Ronaldo Weigand, palestraram no seminário sobre diferentes experiências de avaliação de gestão em unidades de conservação. Confira, em breve, no site do WWF-Brasil seção especial sobre essas ferramentas de avaliação de efetividade de gestão em unidades de conservação.

Encerramento Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação
O V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação foi encerrado na quinta-feira, 21, em Foz do Iguaçu. O evento contou com 1.700 participantes, entre especialistas, representantes do governo, de organizações não-governamentais e da iniciativa privada e estudantes.

+ Mais

Especialistas brasileiros e mexicanos visitam WWF-Brasil

21 Jun 2007 - Alunos do 7º Curso Latino-Americano de Especialização em Animais Silvestres: Conservação na Amazônia Ocidental e no Pantanal visitaram o WWF-Brasil nesta quinta-feira (21/06) para conhecer as estratégias do WWF-Brasil para a conservação desses biomas.

Participaram da visita técnica, biólogos, veterinários e agrônomos, do Brasil, Holanda e do México. O curso é uma realização conjunta da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV) e do Instituto Milton Thiago de Mello (IMTM) e busca ampliar o conhecimento dos participantes sobre a realidade local, com visitas aos biomas e instituições envolvidas com conservação.

A estratégia de conservação do WWF-Brasil foi apresentada pelo engenheiro ambiental e coordenador do Programa Pantanal para Sempre, Michael Becker, que explicou o surgimento da instituição brasileira WWF-Brasil, em 1996, e o trabalho realizado inicialmente para preservação do mico-leão-dourado na Mata Atlântica. Outros temas apresentados foram a atuação dos programas de apoio ao desenvolvimento sustentável na Amazônia (PADS), o apoio ao programa federal de criação de áreas protegidas (Arpa) e as ações em educação ambiental, agricultura, conservação dos recursos hídricos e mudanças climáticas.

Ivens Domingos e Eduardo Mongelli, técnicos do Programa Pantanal, mostraram o trabalho de preservação da arara-azul e a busca de critérios de conservação da biodiversidade como itens a serem consideradas nas certificações e boas práticas ambientais do setor produtivo.

Michael Becker explicou a visão integrada da Bacia Hidrográfica do Pantanal – que envolve o Brasil, a Bolívia e o Paraguai – como unidade de gestão. A proposta do programa, que trabalha em conjunto com o WWF-Bolívia, é estimular a criação de um cinturão de proteção das nascentes e a adoção de boas práticas em agricultura e pecuária a fim de minimizar impactos negativos no meio ambiente. “O WWF-Brasil não está se restringindo apenas à criação de áreas de conservação, mas estamos preocupados com as necessidades das populações urbanas”, afirmou Becker.

+ Mais

Lançamentos do WWF-Brasil movimentam terceiro dia do V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação

20 Jun 2007 - O lançamento da publicação “Reserva de Desenvolvimento Sustentável – Diretrizes para a Regulamentação”, realizado na terça-feira, 19 de junho, pelo WWF-Brasil no terceiro dia do V Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, em Foz do Iguaçu (PR), reuniu centenas de participantes do evento no estande da organização. Na ocasião, foram distribuídos aproximadamente 400 exemplares da publicação, que apresenta a sistematização de estudos e debates que abordam os principais pontos polêmicos relacionados às reservas de desenvolvimento sustentável (RDS).

“O caderno faz parte do objetivo do WWF-Brasil em acompanhar e apoiar a execução do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do governo federal, criado para implementar uma rede de unidades de conservação que propicie a conservação de amostras representativas das diferentes paisagens da amazônia brasileira”, afirmou o superintendente de conservação de programas regionais do WWF-Brasil, Cláudio Maretti, durante o lançamento da publicação. O estudo apresenta também os resultados de uma discussão eletrônica aberta à participação pública, realizada pelo WWF-Brasil entre setembro e novembro de 2006, para recolher informações e impressões de atores envolvidos com a temática das RDS.

Na seqüência de “Reserva de Desenvolvimento Sustentável – Diretrizes para a Regulamentação”, o WWF-Brasil participou do lançamento do mapa “Amazônia Brasileira 2007”, no estande do Ministério do Meio Ambiente, no congresso. Publicado pelo Instituto Socioambiental (ISA), com apoio do WWF-Brasil, o mapa atualiza as unidades de conservação existentes na Amazônia brasileira e traz em destaque as 60 unidades de conservação apoiadas pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). A primeira versão do mapa “Amazônia Brasileira”, edição especial do Arpa, foi lançada em março de 2006 durante a Oitava Conferência das Partes (COP8) da Convenção sobre Diversidade Biológica, em Curitiba.

+ Mais

Livro lançado na Holanda aborda desenvolvimento sustentável na Amazônia

22 Jun 2007 - O livro Amazon – Your Business, escrito pelo holandês Meindert Brouwer, foi lançado nesta quinta-feira (21 de junho), na Holanda. A obra, publicada simultaneamente em inglês, português, espanhol e holandês, busca mostrar, por meio de experiências coletadas pelo autor no campo, o valor econômico das florestas amazônicas manejadas de forma sustentável.

De acordo com Meindert Brouwer, o objetivo principal do livro é contribuir para a conservação da Amazônia, mostrando experiências de processos produtivos que respeitam o meio ambiente, as realidades e características das comunidades locais.

“Amazon – Your Business é um convite aos homens e mulheres de negócios, investidores, políticos e consumidores de todo o mundo para contribuir para a preservação da floresta amazônica por meio de investimentos e comércio, facilitando o acesso ao mercado e comprando produtos sustentáveis e certificados provenientes da Amazônia”, descreve o autor.

Entre outros assuntos, o livro mostra alguns projetos apoiados pelo WWF-Brasil, voltados para comunidades que praticam o manejo florestal sustentável. Para a técnica Ana Euler, que representou o WWF-Brasil na cerimônia de lançamento, o livro será um instrumento para reduzir a grande distância entre mercados internacionais e comunidades na Amazônia que podem oferecer produtos de qualidade cujo processo produtivo contribui para a conservação da floresta.

“Existem diversos investidores, especialmente na Europa, preocupados com questões sociais e ambientais, que estão abertos para iniciativas sustentáveis como essas apresentadas no livro”, afirma Ana Euler. Ela lembra que os projetos apoiados pelo WWF na Amazônia dão suporte a comunidades que produzem castanha-do-Brasil, couro vegetal, óleo de copaíba, artesanato, cosméticos, dentre outros.

Ainda segundo Ana Euler, a busca de mercados justos e conscientes é um dos grandes desafios para fomentar estratégias de conservação da Amazônia por meio do uso sustentável dos recursos naturais.

Informações técnicas

Amazon – Your Business é um guia que mostra iniciativas de produção sustentável de empresas e comunidades na Amazônia, incluindo experiências no Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname. O livro apresenta mais de 50 tipos de itens feitos com matéria-prima obtida em florestas e rios, além de entrevistas com políticos, investidores, empresários, cientistas, representantes de ONGs e moradores de comunidades amazônicas. A mensagem principal do autor dá conta de que é economicamente possível e vantajoso praticar manejo florestal na Amazônia em lugar de desmatar.

Sobre o autor
Meindert Brouwer, nascido em 1951, já publicou diversos artigos e reportagens sobre o tema da conservação, manejo florestal sustentável e desenvolvimento sustentável. O autor trabalhou no WWF-Holanda entre 1994 e 2004 como consultor na área de comunicação.

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.