Panorama
 
 
 

GRAZIANO E REI INAUGURAM AGÊNCIA UNIFICADA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2007

22/06/2007 Os funcionários da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN), em São José do Rio Preto, passam a trabalhar em conjunto, ocupando o mesmo espaço na Agência Ambiental Unificada, na Avenida Mário Andreazza, s/n, junto ao prédio do Departamento de Estradas de Rodagem – DER.

A nova agência foi inaugurada nesta sexta-feira (22/6) pelo secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, e pelo presidente da CETESB, Fernando Rei, em solenidade que contou, ainda, com as presenças do prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, da coordenadora de Licenciamento Ambiental e Proteção de Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente, Helena Carrascosa, da diretora do DEPRN, Renata Beltrão, e dos diretores de Controle de Poluição Ambiental e de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da CETESB, respectivamente, Otávio Okano e Marcelo Minelli.

A Agência Ambiental Unificada de São José do Rio Preto é a segunda a ser inaugurada, cerca de 20 dias após a de Jundiaí. Segundo o secretário do Meio Ambiente, "trata-se de um novo modelo de licenciamento que está sendo implantado no Estado, primeiro com a aproximação das equipes da CETESB e do DEPRN, para depois unificar também os procedimentos administrativos".

Graziano lembrou que, com a criação da Agência Ambiental, que deverá unificar os serviços prestados pelos dois órgãos, mais os do Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental (DAIA) e Departamento do Uso do Solo Metropolitano (DUSM), dentro de um ano, a atividade de fiscalização e licenciamento terá maior abrangência.
"Além das 35 agências da CETESB, serão criadas mais 21, totalizando 56, sendo que a região de São José do Rio Preto terá, ainda, as agências de Votuporanga e de Jales", informou.

Fernando Rei lembrou que há quatro anos esteve em São José do Rio Preto, para emitir as primeiras licenças ambientais renováveis e, hoje, “estamos novamente nesta cidade, para um novo capítulo deste novo modelo de gestão ambiental, seguindo a orientação do Governo do Estado".

Para isso, a área de atuação foi redimensionada, as equipes dos dois órgãos foram capacitadas "para criar uma sinergia, promovendo qualidade e rigor no atendimento à população".
A coordenadora de Licenciamento Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais, Helena Carrascosa, salientou que se está trabalhando "para a unificação completa de todos os órgãos de licenciamento, visando superar os problemas decorrentes dos processos fragmentados".

O prefeito Edinho Araújo lembrou que encontrou dificuldades para licenciar a Estação de Tratamento de Esgoto do município, percorrendo os vários órgãos envolvidos no processo e, por esse motivo, elogiou o empenho do Governo do Estado em dotar a Secretaria do Meio Ambiente com mais recursos para a área. "Os 240 funcionários, cuja nomeação foi autorizada pelo governador José Serra, são uma prova da preocupação com a questão do meio ambiente", disse.

A nova agência

A Unificação do Licenciamento Ambiental é um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado, prevendo a criação de uma Agência Ambiental em 2008, unificando atividades desenvolvidas em quatro órgãos da Secretaria do Meio Ambiente. O objetivo é facilitar o processo de abertura, ampliação ou renovação de licença de empreendimentos, atendendo a uma reivindicação do setor empresarial, que reclama da burocracia instalada na área ambiental.

A estimativa é de que os prazos de licenciamento sejam reduzidos em até 30%. Para isso, está ocorrendo a unificação dos órgãos, acontecendo inicialmente a aproximação física, instalando os técnicos em um mesmo espaço, como já ocorreu em Jundiaí e em São José do Rio Preto, otimizando os recursos técnicos e materiais, e ampliando a capacidade do sistema.

José Roberto Neme, gerente da agência da CETESB em São José do Rio Preto, disse que "a unificação vai permitir o intercâmbio de conhecimentos, complementando nossa formação, especialmente na área florestal". Mas, para ele, o mais importante será o atendimento prestado à população, "melhorando a qualidade dos serviços e reduzindo os prazos de tramitação de documentos".

Para o diretor do DEPRN-6, José Orlando Mastrocola Lopes, "é um momento muito importante para a instituição, pois a unificação das atividades dos dois órgãos vai nos proporcionar um instrumento para garantir o uso e controle adequado dos bens ambientais". No seu entender, a unificação vai proporcionar uma "visão global, não fracionada das demandas ambientais, promovendo celeridade nos processos de licenciamento". Finalizando, disse: "O licenciamento é uma ação preventiva e, por isso, precisa ser ágil".

A nova agência vai abrigar os 27 funcionários das áreas técnicas e administrativas da CETESB e os oito do DEPRN, que passarão a compartilhar o mesmo espaço, estabelecendo rotinas comuns e efetuando vistorias conjuntas, ajudando a criar os procedimentos a serem seguidos na futura Agência Ambiental.
Texto: Newton Miura
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.