Panorama
 
 
 

MANTECORP INICIA PARCERIA COM VISITA DE FUNCIONÁRIOS AO PROJETO POMAR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2007

18/06/2007 O advogado Samuel Almeida, aos 40 anos de idade, plantou a sua primeira árvore, uma muda de uvaia, no último sábado (16/6), na área do Projeto Pomar, às margens do Rio Pinheiros. Caprichando no plantio, compactando com cuidado a terra ao redor do caule e evitando ferir as raízes, estava radiante com a experiência, tanto que foi buscar uma outra muda, agora uma jabuticabeira, para plantar.

Como ele, também a sua esposa, Cybele, coordenadora de licitações e faturamento da Mantecorp Indústria Química e Farmacêutica Ltda., e o filho Vinícius, de 13 anos, estavam plantando a sua primeira árvore. Ela, uma cabeludinha, planta que se caracteriza pela pilosidade no dorso das folhas e nos frutos, e ele, uma muda de grumixama.

Os três, com mais 57 pessoas, foram à sede do Pomar, um projeto implementado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com o apoio de 19 empresas, entre elas a Mantecorp - conhecida principalmente pelos seus medicamentos isentos de prescrição médica, como a Calminex, Coppertone e Polaramine - , que desde março último adotou um trecho de 1.100 metros, com largura em torno dos 50 metros, na margem esquerda do Rio Pinheiros, custeando a manutenção das dez mil mudas ali plantadas, em 2000.

Dos escritórios da empresa, olhando para o outro lado do rio, é possível ver a área onde se encontram 426 pés de jerivás, uma palmeira típica da região, alguns dos quais com 11 metros de altura, além de palmeiras juçaras, quaresmeiras, ipês amarelos, rosas e roxos, e outras espécies arbóreas e arbustivas.

Esta foi a primeira visita dos funcionários da Mantecorp ao Projeto Pomar. Segundo Vera Manucci, coordenadora de Assuntos Corporativos, área que cuida também das questões relacionadas ao meio ambiente, o passeio contou com a participação de diretores e até o pessoal da manutenção e seus familiares, que atenderam ao convite da empresa. Também ela plantou a sua primeira árvore, um pé de uvaia, e estava igualmente feliz, ao lado da filha Stephanye, que plantou uma jabuticabeira.

"Adorei, só acho que a gente devia fazer tudo, desde a abertura da cova até o plantio da muda", disse, mostrando a sua disposição de contribuir mais efetivamente para a recuperação da qualidade ambiental da cidade. Vera, que mora em apartamento, prometeu voltar mais vezes para apreciar o grande jardim do Projeto Pomar.

Alexandre Soares, biólogo, responsável técnico pelo projeto, atendendo a todos com solicitude, orientando e esclarecendo todas as dúvidas, disse que a maioria dos que visitam o Pomar nunca havia plantado uma árvore em toda a vida e a experiência se torna tão marcante que muitos voltam periodicamente para acompanhar o desenvolvimento da muda que ajudaram a plantar.

É o caso também de Joyce, que, exibindo as mãos sujas de terra, dizia orgulhosamente que tinha plantado cinco mudas de jabuticaba, guabiju, cabeludinha e uvaia, e de Simone, que plantou um pé de guabiju.

Antes de encerrar o passeio, os visitantes se reuniram no Núcleo de Educação Ambiental, onde assistiram a vídeos, que mostraram como a cidade cresceu e promoveu a degradação das margens do Rio Pinheiros, que receberam milhares de toneladas de entulho e lixo, ao longo dos anos. Em seguida, Alexandre falou sobre o Projeto Pomar, que já plantou mais 500 mil mudas desde o início, em 1999, recuperando um trecho de 16 km na margem esquerda e 6 km na margem direita, emprestando muitas cores à paisagem.

Ao final, acompanhou os visitantes ao viveiro de mudas, à área de compostagem, flotação e filtragem das águas do Pinheiros, utilizadas na irrigação das plantas, e ao "deck", onde é possível apreciar as águas que, segundo explicações do biólogo, poderão vir a se tornar limpas com o programa da Prefeitura de São Paulo de limpeza de 40 córregos, sete dos quais afluem para esse rio, e com os investimentos realizados na coleta e tratamento dos esgotos da cidade.

Quem desejar conhecer o Projeto Pomar, poderá visitar a sede, na Avenida Guido Calói, 551, das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Para agendar a visita de grupo ou de estudantes, é preciso telefonar antes para 11-5892.2655.

Texto: Newton Miura
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.