Panorama
 
 
 

PRESSÃO POR SOLUÇÃO SOBRE DIAMANTES ILEGAIS DE ROOSEVELT DIVIDE OPINIÃO DE AUTORIDADES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

17 de Junho de 2007 - Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília - A reserva índigena Roosevelt, em Rondônia, onde fica uma das maiores áreas com diamantes no país, está sob a competência da União e apenas autoridades federais podem entrar na área das terras indígenas. A mineração em terras indígenas é probida por lei e as propostas de regulamentação se arrastam no tempo - há projetos de lei no Congresso Nacional e uma discussão de mais de um ano envolvendo Ministério da Justiça, Fundação Nacional do Índio (Funai) e lideranças indígenas.

Estão em jogo interesses econômicos e a soberania dos índios sobre seu território e suas riquezas. Essa situação gera reações diversas. A impossibilidade de atuação do estado de Rondônia, por exemplo, gera insatisfação do governador Ivo Cassol (PPS), que reclama da falta de acesso à reserva. “Eu sou o maior interessado no fim da extração ilegal de diamantes, mas não tenho nem acesso ao local; mesmo sendo governador do estado, não posso passar da entrada da reserva”, observa.

Cassol acusa a Polícia Federal, única força competente por lei a entrar em terras indígenas, de "inépcia" nas ações de repressão ao garimpo na reserva e na coação da saída ilegal de diamantes da região. “A PF realiza prisões isoladas, um aqui, outra ali, mas não consegue acabar de vez com o garimpo”, afirma. A PF reconhece que é impossível conter a entrada de pessoas na reserva em virtude do tamanho da área, que abrange 2,7 milhões de hectares.

“É uma região maior que o estado de Sergipe, não dá para controlar todo o espaço; mas quem tenta passar pelas entradas principais tem que pela fiscalização, que é rígida e não deixa passar máquinas ou insumos que possam ser utilizados pra o garimpo, como óleo diesel, por exemplo”, explica o delegado federal Rodrigo Carvalho. Dados da Operação Roosevelt, instalada na região da reserva há 3 anos, apontam a redução da violência e do número de garimpeiros da reserva de cerca de 5.000 em 2004 para cerca de 300 atualmente.

Mais que um caso de polícia, a Fundação Nacional do Índio (Funai) trata a exploração do garimpo na terra dos cintas-largas como uma questão social. “Isso fere a identidade cultural dos índios, não é uma atividade natural deles”, explica Rômulo Siqueira, administrador regional da Funai em Porto Velho. Siqueira defende medidas de manutenção sustentável das aldeias, para que os índios não tenham que recorrer ao garimpo para conseguir dinheiro. “Já preparamos uma proposta completa e vamos apresentar ao Ministério da Justiça para garantir repasse de recursos para essa questão. A situação está chegando no limite e não pode ser tratada com descaso.”

O governador Cassol pretende entregar nos próximos dias um dossiê com informações sobre empresas e pessoas que atuam na exploração de diamantes da reserva ao Ministério da Justiça. “São dados que eu venho recolhendo desde a primeira denúncia que fiz ao Ministério Público, quero entregar também para o presidente Lula, para pedir uma solução urgente porque o caminho dessas pedras acaba sendo o contrabando e o Brasil não pode continuar perdendo riquezas”, disse.

A regulamentação definitiva sobre a exploração de garimpo em terras indígenas depende de mudanças na Constituição, que devem passar pelo Congresso Nacional, onde há 11 anos tramita o Projeto de Lei 1.610/96 do senador Romero Jucá (PMDB-, já aprovado pelo Senado e que aguarda apreciação da Câmara. O Ministério da Justiça e a Fundação Nacional do Índio (Funai) também estudam uma proposta.

Em entrevista recente, o presidente da Funai, Márcio Meira, disse que é preciso regulamentar os dois artigos da Constituição Federal (231 e 232) que tratam dos direitos dos índios antes de discutir a permissão da exploração de terras indígenas por empresas mineradoras. A Funai discute há mais de um ano o anteprojeto de lei nesse sentido. O tema foi assunto da Conferência Nacional dos Povos Indígenas, no ano passado, e deve ser discutido na Comissão Nacional de Política Indigenista.

+ Mais

Prisão de cinco pessoas mostra que problema com diamantes de Roosevelt persiste

17 de Junho de 2007 - Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília - A prisão de cinco pessoas, entre elas uma policial rodoviária federal, por porte ilegal de diamantes na última quinta-feira (14) em Rondônia não foi um fato isolado. Os mais de 200 diamantes encontrados pela Polícia Federal com os envolvidos foram retirados da terra indígena Roosevelt, uma das quatro que formam o território da etnia Cinta-Larga, no sul do estado, e estimada como um das maiores reservas de diamantes do planeta.

A Constituição proíbe mineração em terra indígena, mas, de acordo com a Polícia Federal (PF), a extração das pedras é realizada tanto por garimpeiros como por índios. A Fundação Nacional do Índio é contra o garimpo, mas também reconhece a participação dos Cintas-Largas na atividade. “A maioria dos índios da reserva têm consciência de que o garimpo não é bom para eles, mas argumentam que não têm como sobreviver sem o dinheiro da venda das pedras”, afirma o administrador regional da Funai em Porto Velho, Rômulo Siqueira.

Em 2006, o garimpo chegou a ser fechado, mas foi reativado no início deste ano. Após a morte de 29 garimpeiros em 2004, durante conflito com os índios, a PF iniciou a Operação Roosevelt, instalando sete bases nas principais entradas da reserva para coibir a violência no garimpo e evitar a saída ilegal das pedras.

As investigações da PF, em parceria com o Ministério Público Federal em Rondônia e a Polícia Militar do estado, identificaram um grupo de 20 pessoas que atuam na compra e distribuição ilegal de diamantes de Roosevelt. De acordo com o delegado federal Rodrigo Carvalho,o grupo trabalha principalmente nos município de Espigão do Oeste, Pimenta Bueno e Cacoal, todos na região da reserva, a cerca de 500 quilômetros da capital Porto Velho.

Segundo Carvalho, a quadrilha é o principal foco das investigações. A maioria do grupo já foi indiciada em inquérito policial e aguarda julgamento em liberdade. “Casos como o desta semana mostram que são necessárias atitudes mais enérgicas, com o pedido de prisão imediata dessas pessoas para tirar a quadrilha de circulação, porque o garimpo não se sustenta sozinho”, defende.

A regulamentação definitiva sobre a exploração de garimpo em terras indígenas depende de mudanças na Constituição, que devem passar pelo Congresso Nacional, onde há 11 anos tramita o Projeto de Lei 1.610/96 do senador Romero Jucá (PMDB-, já aprovado pelo Senado e que aguarda apreciação da Câmara. O Ministério da Justiça e a Fundação Nacional do Índio (Funai) também estudam uma proposta.

Em entrevista recente, o presidente da Funai, Márcio Meira, disse que é preciso regulamentar os dois artigos da Constituição Federal (231 e 232) que tratam dos direitos dos índios antes de discutir a permissão da exploração de terras indígenas por empresas mineradoras. A Funai discute há mais de um ano o anteprojeto de lei nesse sentido. O tema foi assunto da Conferência Nacional dos Povos Indígenas, no ano passado, e deve ser discutido na Comissão Nacional de Política Indigenista.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.