Panorama
 
 
 

REVISTA BIÔ MOSTRA IMPORTÂNCIA DA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

Publicação da Conservação Internacional enriquecerá aulas sobre meio ambiente em municípios do Cerrado e Pantanal

Brasília, 20 de junho de 2007 — A ONG Conservação Internacional (CI-Brasil) lança nesta quarta-feira, dia 20, a revista Biô, uma publicação que mostra a importância da diversidade biológica para a humanidade. Com tiragem de cinco mil exemplares, a publicação oferece suporte às atividades de educação ambiental, com sugestão de conteúdos e abordagens. Nas 34 páginas - ilustradas com tabelas, mapas, jogos, fotos e desenhos -, educador e aluno encontram informações científicas e conceitos ambientais relacionados à realidade brasileira, com destaque aos ecossistemas do Pantanal e do Cerrado.

Fruto das atividades de Educação Ambiental do Programa de Implementação de Corredores de Biodiversidade da CI-Brasil, a revista será utilizada como material paradidático nas atividades dos Núcleos de Educação do Projeto Municípios do Corredor de Biodiversidade, executado em parceria com instituições públicas, privadas e outras ONGs. O projeto contempla 16 municípios que estão inseridos em áreas importantes do Pantanal, como Aquidauna (MS) e Rio Negro (MS); e do Cerrado, como Mineiros (GO) e Chapadão do Céu (GO). A intenção é fazer com que as comunidades dessas regiões conheçam e preservem melhor seu patrimônio natural.

Parte dos jogos e ilustrações da revista foram criados durante quatro Workshops Amigos da Natureza, que reuniu, entre 2001 e 2003, professores que atuavam em projetos de Educação Ambiental, seus alunos e pesquisadores de campo. Participaram dos encontros cerca de 2.200 alunos. Durante os eventos, os estudantes foram convidados a gerar materiais ilustrativos de conceitos de biodiversidade, como caça-palavras e gravuras ligadas à natureza. As melhores ilustrações foram selecionadas e podem ser conferidas nas páginas da Biô.

A distribuição da revista será feita aos núcleos formados nos municípios que integram os Corredores de Biodiversidade, compreendendo escolas e suas bibliotecas, assim como aos integrantes dos projetos de Educação Ambiental (EA) realizados pela parceria entre a CI-Brasil e Earthwatch Institute (EWI).
A publicação estará disponível para download no link http://www.conservacao.org/arquivos/revista_Bio.pdf.

Conheça o Pantanal
• Maior área alagada de água doce do mundo;
• Considerado Reserva da Biosfera pela Unesco;
• Somente 4,5% da área da planície pantaneira estão protegidos por algum tipo de Unidade de Conservação de Proteção Integral (UCPI) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN);
• Uma das regiões do planeta com maior concentração de animais silvestres;
• 17% de sua cobertura original já foram destruídos.

Conheça o Cerrado
• Mais rica flora de savana do mundo, com cerca de 11.000 espécies já identificadas;
• Alto nível de endemismo, ou seja, abriga espécies que só ocorrem nesse bioma;
• Considerado um Hotspot – umas das áreas mais ricas e ameaçadas do planeta;
• Apenas 5% de sua área encontra-se legalmente protegida;
• Dos 204 milhões de hectares originais, 57% já foram destruídos.

Mariza Silva – Especialista em Articulação Social

A Conservação Internacional (CI) foi fundada em 1987 com o objetivo de conservar o patrimônio natural do planeta - nossa biodiversidade global - e demonstrar que as sociedades humanas são capazes de viver em harmonia com a natureza. Como uma organização não-governamental global, a CI atua em mais de 40 países, em quatro continentes. A organização utiliza uma variedade de ferramentas científicas, econômicas e de conscientização ambiental, além de estratégias que ajudam na identificação de alternativas que não prejudiquem o meio ambiente. A Conservação Internacional (CI-Brasil) tem sede em Belo Horizonte-MG. Outros escritórios estão estrategicamente localizados em Brasília-DF, Belém-PA, Campo Grande-MS e Salvador-BA.

 
 

Fonte: Conservação Internacional Brasil (www.conservation.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.