Panorama
 
 
 

AGROENERGIA: SINERGIA ENTRE PODE PÚBLICO E INICIATIVA PRIVADA É FUNDAMENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

(29/06/2007) As perspectivas, desafios, limitações e questionamentos a cerca da agroenergia permearam as discussões durante a audiência pública “O milho na nova matriz energética: alimento ou combustível?”, realizada no último dia 28 durante a Mostra de Tecnologias 2007 da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Devemos estar preparados e sermos capazes de buscar novos caminhos para intensificarmos nossas parcerias com o setor privado. Precisamos avançar neste mundo de oportunidades, o da agroenergia”, descreveu o diretor-executivo da Embrapa, Kepler Euclides Filho. Segundo ele, a ciência deve ser um elemento de desenvolvimento social neste processo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. “A Embrapa tem uma responsabilidade imensa neste contexto”, disse.

O membro da Academia Nacional de Agricultura, Alysson Paolinelli, tem opinião semelhante. Para ele, é urgente a sinergia entre empresas públicas de pesquisa e a iniciativa privada e o investimento maciço em ciência e tecnologia. “Nos Estados Unidos, US$ 1,5 bilhões serão investidos somente este ano na busca de soluções para fontes alternativas de energia. Deveríamos nos preparar mais. Temos capital humano, mas deveríamos investir com mais racionalidade no segmento. O Brasil tem condições de liderar essa corrida”, destacou.

A chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Vera Maria Carvalho Alves, fez um diagnóstico da produção de milho no país e apresentou potenciais oportunidades para o produtor do grão. Para ela, o cenário mundial impõe novos desafios à cadeia produtiva. “O aumento no consumo mundial de milho para a produção de etanol e mudanças em comportamentos de mercado, como a China passando de exportador para importador do produto, vem criando excelentes oportunidades para o Brasil”, antecipou. Segundo Vera Alves, o aumento de produtividade, com o uso de tecnologias sustentáveis, como a integração-lavoura-pecuária-floresta, o desenvolvimento de novas tecnologias, como monitoramento, previsão de mapas de risco para pragas e doenças, e a organização do sistema produtivo, podem ser instrumentos para alavancar a produção.

Minas – Os secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, e o de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, enfatizaram também a necessidade de consolidação de parcerias entre os setores público e privado para o desenvolvimento da agroenergia em Minas Gerais. Segundo Portugal, o Governo de Minas está na fase de estruturação de um plano para a agroenergia, “com definição de competências, desafios e oportunidades”. “Devemos incentivar projetos de pesquisa que priorizem a busca de fontes alternativas de energia”, disse. Ainda segundo ele, a Embrapa deve ser ágil na otimização do seu relacionamento com empresas privadas para liderar este processo.

Outra preocupação para a pesquisa, segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana, é o controle de novas pragas e doenças que atacarão culturas potenciais, como o pinhão manso, e apresentar alternativas de desenvolvimento aliadas à preservação do meio ambiente. Nesta sexta-feira, 29, haverá reunião do Conselho Assessor Externo(CAE), órgão que tem como objetivos avaliar e orientar os trabalhos da Embrapa Milho e Sorgo.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.