Panorama
 
 
 

ANGRA 3: ONGs ENCAMINHAM CARTA DE REPÚDIO AO CNPE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2007

25 de Junho de 2007 - Brasília, Brasil — Grupo de organizações é contra a construção da usina nuclear de Angra 3 e a expansão do programa nuclear brasileiro

Confira a íntegra da carta:

Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula de Silva

Cc: Conselho Nacional de Política Energética - CNPE

Senhor presidente,

Vimos, por meio desta, repudiar a construção da usina nuclear Angra 3, bem como a expansão do programa nuclear brasileiro e reafirmar nosso compromisso com a paz e o desenvolvimento limpo e sustentável do país.

Usar tecnologia nuclear para gerar eletricidade é um erro econômico que pode e deve ser evitado através da exploração do imenso potencial brasileiro para fontes renováveis como biomassa, hidrelétrica e eólica.

Os recursos necessários para a conclusão de Angra 3 (R$ 7,4 bilhões) poderiam gerar o dobro de energia em, no máximo, um terço do tempo se fossem investidos em energia eólica, por exemplo. Há, portanto, alternativas viáveis que são mais baratas e mais rápidas para suprir a demanda nacional de eletricidade.

Considerando-se que, do ponto de vista energético, a proposta de Angra 3 não se sustenta, fica claro que existem outros interesses por trás da ampliação do programa nuclear brasileiro. O programa foi adotado durante a ditadura e continua fortemente ligado a setores que apóiam o uso militar da tecnologia atômica. Esta relação vem se tornando mais explícita com as repetidas manifestações públicas de apoio deste governo ao Programa Nuclear Militar, que inclui o enriquecimento de urânio e pode levar à construção de artefatos atômicos.

Os problemas de segurança e as irregularidades do setor nuclear nacional são graves e permanecem sem solução. Angra 1 e Angra 2 sequer possuem depósitos definitivo para seus rejeitos, que continuam radioativos por centenas de milhares de anos. Há mais de cinco anos, Angra II opera com uma licença provisória, desrespeitando as leis nacionais de segurança nuclear. Esta e outras falhas foram apontadas em relatório lançado em março de 2006 pela Câmara dos Deputados e permanecem em aberto enquanto o governo discute a construção de Angra 3 e a ampliação do programa nuclear brasileiro.

É importante ressaltar ainda a falta de transparência com que é tratado o planejamento energético e a questão nuclear pelo Governo Federal. Embora previsto em Decreto da Presidência da República, até hoje não foi nomeado um representante da sociedade civil para ocupar cadeira no CNPE, fato que impede a participação e acompanhamento da sociedade civil de questões fundamentais para a o futuro do país.

Por todo o exposto, a sociedade civil e a população brasileira reiteram sua rejeição à construção de Angra 3 e à continuidade do programa nuclear Brasileiro e exigem a nomeação imediata do representante popular no CNPE, em cumprimento à legislação.
Por um Brasil renovável e livre de armas nucleares,

Atenciosamente,

Associação de Defesa do Meio Ambiente de Araucária - AMAR
Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte - APROMAC
ECOA – Ecologia e Ação
Greenpeace
Grupo Ambientalista da Bahia - Gambá
Grupo de Trabalho de Energia do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento
Instituto Madeira Vivo
Núcleo Amigos da Terra / Brasil
Projeto Brasil Sustentável e Democrático/FASE
4 Cantos do Mundo
Sociedade Angrense de Proteção Ecológica - SAPE
Sócios da Natureza
Vale Verde - Associação de Defesa do Meio Ambiente
Vitae Civilis Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.