Panorama
 
 
 

ESTUDO DO IBGE MOSTRA AUMENTO DO NÍVEL DO MAR EM DUAS CIDADES BRASILEIRAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

26 de Junho de 2007 - Aline Beckstein - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Um estudo divulgado hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra os efeitos do aquecimento global na elevação do nível do mar no Brasil.

Em Imbituba (SC) a elevação foi de um centímetro em cinco anos, ou seja, uma média de 2,5 milímetros por ano. O nível está na média mundial, que gira em torno de 2,8 milímetros anuais. O aquecimento global pode provocar a subida dos mares por causa de fatores como o degelo das calotas polares e das camadas de gelo sobre as montanhas.

"Estamos fazendo o acompanhamento do nível do mar nas cinco estações do IBGE. Em três anos poderemos dizer o que está ocorrendo em toda a costa brasileira", disse o assessor da diretoria de Geociências do órgão, Luiz Paulo Fortes. "Isso é extremamente importante porque o nível do mar é um sintoma muito grande do que está acontecendo no nosso planeta".

De acordo com o estudo, outra cidade apresentou aumento do nível do mar: Macaé, no Rio de Janeiro, onde as águas subiram 15 centímetros em cinco anos.

Para a gerente da pesquisa do IBGE, Cláudia Anciães, a elevação seria conseqüência principalmente de movimentos da crosta terrestre da cidade. "Essa é a explicação mais plausível, mas vamos continuar com as pesquisas, que ainda são muito recentes".

Na avaliação de Fortes, se o ritmo do aquecimento global aumentar, daqui a 100 anos o mar poderá ter subido 20 metros na costa brasileira. "Um aumento muito grande poderia indicar perigo de inundações em áreas de cidades litorânea".

+ Mais

Mudanças climáticas exigem uso eficiente da água, diz diretor da ANA

27 de Junho de 2007 - Monique Maia - Da Agência Brasil - Brasília - As mudanças climáticas e os impactos sobre os recursos hídricos do Brasil foram temas de debate hoje (27) por pesquisadores e representantes da Agência Nacional de Águas (ANA).

De acordo com o diretor da agência, Benedito Braga, as mudanças climáticas trazem preocupações com relação aos regimes de chuvas no país. Para ele, é preciso que o governo e a sociedade se organizem para que a água seja administrada de forma mais eficiente.

“É importante saber compatibilizar as necessidades da indústria e da agricultura com a disponibilidade de água. Nesse sentido, é preciso fazer uma boa gestão da água, usando-a eficientemente”.

Ele informou que a ANA já desenvolve programas em que os recursos hídricos são utilizados de maneira sustentável. O Pró Água/ Semi-árido é um deles e atinge a região Nordeste e o estado de Minas Gerais.

“Esse programa está sendo realizado em parceria com o Ministério da Integração Nacional e conseguimos melhorar a oferta de água para cidades de pequeno e médio porte na região”.

Outro projeto é o Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes), que abrange o Sudeste do país. Por meio dele, a agência fornece parte dos recursos aos municípios da região para a construção de estações de tratamento de esgoto e melhoria da qualidade da água. Nos últimos cinco anos, foram destinados cerca de R$ 300 milhões para o projeto, que atingiu três milhões de pessoas.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.