Panorama
 
 
 

IBAMA DOA 3 MIL M³ DE MADEIRA PARA GOVERNO DO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

Belém (28/06/07) - O Ibama doou na tarde de ontem em Ulianopólis, sudeste do estado, 3 mil m³ de madeira em tora para a Secretaria de Transporte do Pará, quantidade equivalente a 150 caminhões carregados do produto.

A doação faz parte de um convênio que está sendo concretizado entre o governo estadual e o federal, em que um dos objetivos fixados é a recuperação e a construção de pontes por parte da Secretaria.
A madeira foi apreendida pelo escritório de Paragominas em fevereiro deste ano, ocasião em que a empresa madeireira responsável pela extração foi autuada em R$ 319.1000,80.

Com essas parcerias, o Ibama busca dar fim social à madeira extraída ilicitamente e interliga ações do governo federal a projetos sociais do estado. O objetivo é doar até o final do ano grande parte dessas madeiras apreendidas, conforme os perdimentos que são dados a elas.
Shirley Moura

+ Mais

Assim não dá - esclarecimentos à revista Veja
Ibama esclarece:

(Brasília-25/06/07) – O Ibama esclarece alguns pontos sobre a matéria intitulada “Assim não dá” veiculada pela revista Veja no dia 24/06. A empresa referida na matéria foi bloqueada para utilizar o Documento de Origem Florestal (DOF) no dia 09 de outubro de 2006 por irregularidades apuradas nas declarações de estoque de madeira, juntamente com várias outras empresas que tentaram fraudar a declaração de estoque no Sistema. O que significa que estava suspensa a geração de crédito de transporte de madeira para essa empresa e para todas as outras com as quais ela negociava.

O número de DOFs emitidos irregularmente pelo servidor foi 9.426 e, não 19.000 como informado na matéria.Todos foram interditados, os créditos bloqueados não puderam ser usados pelas empresas envolvidas na fraude, evitando assim que se consumasse o delito. Devido aos sinais de alerta e critérios de malha, o novo sistema permitiu, com agilidade, que a ação do servidor fosse descoberta em apenas três dias. Ou seja, o Ibama identificou a fraude, estancou o processo e encaminhou denúncia para a Polícia Federal, que iniciou as investigações, ao mesmo tempo em que se instaurava um processo administrativo para apuração interna. Isso demonstra que o sistema permite, sim, mais agilidade na identificação e controle da fraude e transparência nas ações do governo.

Histórico - Em dezembro de 2006, um servidor desbloqueou indevidamente a empresa no sistema liberando-a para aquisição de créditos. No antigo sistema dificilmente a irregularidade seria apurada antes de efetivado todo o procedimento do corte à venda da madeira o que poderia levar até um ano quando, então, estaria consumada toda a fraude. Hoje, pode-se identificar inclusive de qual computador o servidor realizou a operação irregular.

O intuito das empresas era a geração de créditos que pudessem acobertar volumes de madeira existente nos seus pátios provenientes de desmatamentos ilegais. Os créditos da empresa foram novamente inibidos e não se permitiu a legalização de madeira explorada ilegalmente.

Dentre os vários motivos que levaram à modernização do sistema, foi preponderante o estabelecimento da resolução 379 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), por proposição do Ibama, determinando que todas as informações dos sistemas de controle sejam disponibilizadas para a população.

Informamos ainda que no dia 15 de dezembro de 2006 o DOF deixou de ser o sistema de controle utilizado no Estado do Pará, passando a ser utilizado o sistema estadual. Naquela data, mais de 650 empresas (cerca de 30% das empresas daquele Estado) estavam bloqueadas pelo Ibama no Sistema DOF por irregularidades ou para averiguação de informações. Estima-se que com este monitoramento o novo sistema evitou o transporte irregular de cerca de 9.150 caminhões de madeira e 197 mil caminhões de carvão somente naquele Estado. Ações como esta era impossível no sistema anterior.

José Humberto Chaves
Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas
Diretor Substituto

Complementação à nota "Assim não dá - esclarecimentos à revista Veja"

(Brasília - 29/06/2007) A empresa J. O. LIMA & CIA LTDA-EPP-FILIAL (CNPJ 07718279000273) realizou a sua declaração inicial de estoque no Sistema-DOF no dia 30/09/2006. No monitoramento do Sistema realizado pelos técnicos da Diretoria de Florestas essa Declaração de Estoque foi tida como suspeita, pois emitiu DOFs com volumes acima do normal para a empresa COMERCIO DE MADEIRAS SANTA LUZIA LTDA – ME (07884722000103) no dia 06/10/2006.

A empresa COMERCIO DE MADEIRAS SANTA LUZIA LTDA – ME por sua vez, realizou transações com várias outras empresas, na tentativa de pulverizar os créditos de volumes declarados de forma irregular.

As duas empresas, J. O. LIMA & CIA LTDA-EPP-FILIAL e COMERCIO DE MADEIRAS SANTA LUZIA LTDA – ME foram bloqueadas no dia 09/10/2006, juntamente com todas as demais empresas que receberam DOFs provenientes das empresas suspeitas. Portanto, três dias após a emissão dos DOFs irregulares. Com o bloqueio todos os créditos suspeitos foram impossibilitados de utilização pelas empresas.

A empresa J. O. LIMA & CIA LTDA-EPP-FILIAL foi desbloqueada injustificadamente no dia 09/12/2006 (sábado) pelo servidor Ramon de Souza Ramos, utilizando a máquina de IP 10.91.56.2 (rede interna do Ibama). Após liberada a empresa emitiu uma enorme quantidade de DOfs (9.426 DOFs) no período de 3 dias.

A empresa caiu novamente na malha do Ibama e a equipe de monitoramento do Sistema-DOF descobriu a irregularidade quatro dias após ter sido liberada, quando o mesmo servidor que desbloqueou a empresa já havia bloqueado novamente. Tal bloqueio se deu no dia 13/12/2006, utilizando a máquina de IP 200.208.169.3, o que significa que foi feito a partir de uma máquina externa ao Ibama.

Nos quatro dias em que esteve desbloqueada, a empresa J. O. LIMA & CIA LTDA-EPP-FILIAL emitiu 9426 DOFs para 13 empresas diferentes, na tentativa de pulverizar créditos que poderiam ser utilizados para acobertar madeira sem origem nos pátios dessas ou outras empresas, ou servir para exploração ilegal futura. O volume total dos DOFs somam 208.115,50m3 de madeira sólida (em toras e serrada) e 151.101,76 mdc (metros de carvão). Todas as empresas foram imediatamente bloqueadas no Sistema-DOF, evitando que os créditos fossem novamente pulverizados para acobertar o transporte de madeira ilegal.

Assim que as irregularidades foram percebidas, a Superintendência do Ibama no Estado do Pará encaminhou o caso para a Polícia Federal, que passou a investigar as ações da empresa e do servidor envolvido.

O Ibama identificou o lançamento de créditos suspeitos ainda no final do ano passado. Fez-se uma análise e descobriu que uma mesma senha havia sido utilizada em computadores distintos no mesmo horário, caracterizando roubo de senha.

O Ibama providenciou o estorno dos créditos e encaminhou todas as informações (pessoas envolvidas, relação dos acessos, numero dos IPs das máquinas etc.) para investigação da Polícia Federal.
Ibama sede

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.