Panorama
 
 
 

NÃO HÁ PRAZOS PARA LICENÇAS AMBIENTAIS DE USINAS DO RIO MADEIRA, DIZ MARINA SILVA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

26 de Junho de 2007 - Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil - Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que os estudos de impacto ambiental para construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO), ainda estão sendo feitos e não há data para divulgação de resultados.

“Não existe prazo para isso. Estamos trabalhando com sentido de urgência, diante da complexidade do problema, para responder adequadamente. A equação tem que fechar e a viabilidade econômica tem que ser igual à ambiental”, afirmou a ministra hoje (26), após participar de cerimônia no Palácio do Planalto.

Questionada se a retomada da construção da usina nuclear de Angra 3, aprovada ontem pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), não seria uma forma de pressão para a liberação das licenças ambientais, a ministra respondeu que não. “Acho que as coisas não são colocadas em contraposição uma à outra. Não acredito nessa linguagem de utilizar uma coisa para viabilizar outra. Existem processo públicos institucionais que devem ser utilizados”.

O Ministério do Meio Ambiente foi o único dos nove que compõem o CNPE a votar contra a reativação das obras de Angra 3, alegando diversidade de fontes energéticas do país. “Nosso entendimento é de que na realidade do Brasil, não há necessidade de energia nuclear. Nós temos fontes renováveis de energia. Só com a utilização da biomassa, do potencial de hidreletricidade, de eólica, da energia solar, teremos condição de resolver os problemas do país”, disse a ministra.

Marina Silva afirmou ainda que o resto do mundo não tem investido em energia nuclear nos últimos 15 anos. Ela citou a produção de resíduos como uma das conseqüências negativas desse processo. “Não existem meios seguros para [lidar com] os resíduos oriundos do processo de [produção da] energia nuclear. Se não existe solução nos países mais desenvolvidos do mundo, por que haveria na realidade específica do Brasil?"

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.