Panorama
 
 
 

PESCADORES INVADEM SUPERINTENDÊNCIA DO IBAMA EM VITÓRIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

Brasília (27/6/2007) - Mais um conflito provocado por pescadores e empresários que insistem em desrespeitar as novas regras da pesca da lagosta. Hoje de manhã, cerca de 300 pessoas invadiram a sede da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Vitória, no Espírito Santo. Elas chegaram em oito ônibus fretados, desceram na porta da superintendência, no centro da cidade, imobilizaram os guardas que faziam a segurança e ocuparam rapidamente os três andares do prédio.

Houve tumulto e muita correria. Surpreendidos no momento em que iniciavam o expediente, os funcionários entraram em pânico. Alguns deles passaram mal e precisaram de socorro médico. A polícia foi chamada e, em poucos minutos, o prédio foi cercado por PMs e agentes federais. Depois de mais de quatro horas de tensas negociações, intermediadas pelo superintendente regional do Ibama, Guanadir Sobrinho, os invasores aceitaram desocupar o prédio.

Antes, o grupo, formado por pescadores das comunidades de Pontal e Itapemirim, no Sul do Estado, entregou ao superintendente uma pauta de reivindicações com nove itens. Eles querem, principalmente, a suspensão por 120 dias da portaria que regulamenta a pesca da lagosta e a devolução dos equipamentos apreendidos durante a fiscalização, intensificada desde o dia 16, quando entraram em vigor as novas regras. Ficou acertado que amanhã um representante da direção nacional do Ibama estará em Vitória para avaliar a situação.


Manipulação - Os protestos contra as novas regras da pesca da lagosta começaram no dia 16. Em cidades litorâneas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Espírito Santo, carros e embarcações do Ibama foram incendiados, prédios da fiscalização depredados e fiscais hostilizados e ameaçados de morte. Toda essa balbúrdia é patrocinada por empresários insatisfeitos com a regulamentação da pesca. Eles insuflam os pescadores, em reuniões nas colônias e por meio de carro de som, a inviabilizar o trabalho das equipes do Ibama.

Essa manipulação ficou mais uma vez evidenciada na invasão do prédio do Ibama em Vitória. Os pescadores, que diziam não ter dinheiro nem para pagar a conta da luz por causa da regulamentação da pesca, chegaram à capital em luxuosos ônibus.

Entenda o caso - As novas regras foram criadas para garantir a sustentabilidade da pesca da lagosta, que tem importante papel na economia do país. A lagosta é o segundo item na pauta de exportação brasileira de pescado. Perde apenas para o camarão. Sua produção gera emprego e renda para 150 mil trabalhadores em todo o país.

Estudo constatou que houve uma sensível queda da produção do crustáceo nos últimos 20 anos. A produção, que chegara a quase 11 mil toneladas nos anos 80, caiu para quatro mil toneladas em meados dos anos 90. De acordo com os pesquisadores, o principal motivo da queda é a pesca predatória.


Com a intenção de retomar a pesca em bases sustentáveis, o governo decidiu ordenar a atividade. Criou, para isso, o Comitê Gestor da Pesca a Lagosta, formado por dirigentes do Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Aqüicultura e Pesca, Ibama e representantes das comunidades de pescadores, armadores e empresários do setor.

Depois de dois anos de muito debate, o comitê aprovou, no início de 2007, por consenso, as novas regras, que entraram em vigor no dia 16. As regras prevêem, entre outras coisas, a substituição do uso da caçoeira (rede altamente predatória) pelos manzuás (armadilhas de madeira, menos agressivas à vida marinha); a prática da pesca só a partir de quatro milhas náuticas da costa, para preservar as lagostas jovens; e a exigência de tamanhos mínimos de captura e comercialização de lagostas vermelhas e verdes, de 13 cm e 11 cm de cauda, respectivamente. Paralelamente a isso, o Ibama regularizou três mil embarcações (1.300 a mais que no ano passado) que antes faziam a pesca clandestinamente.

Apesar de todo esse acerto, empresários, que querem a volta da pesca indiscriminada, decidiram inviabilizar as novas regras. Em reuniões nas colônias de pescadores e até em carros de som no meio da rua, eles pregam abertamente o desrespeito às normas e incentivam as comunidades a atacar os fiscais do governo.

Nos primeiros dias de entrada em vigor do novo ordenamento da pesca, carros e embarcações do Ibama foram depredados e incendiados, fiscais foram cercados por vândalos e por pouco não foram linchados. Os fatos ocorreram nos municípios de Rio do Fogo (RN), Acaú/Pitimbu (PB) e Alcobaça (BA). Em Alcobaça, foi preciso a intervenção do Batalhão de Choque da PM para conter a turba que cercou o local onde a força-tarefa se encontrava.


O clima ainda é de muita tensão em todo o litoral que vai do Rio Grande do Norte ao Espírito Santo (os pescadores dos demais estados aderiram às novas regras). Os fiscais do Ibama estão muito apreensivos. Com o apoio da PF e da Marinha, eles continuam fechando o cerco à pesca ilegal, mas temem por sua segurança. A cada apreensão de lagosta capturada ilegalmente, os fiscais são hostilizados e ameaçados de morte pelos pescadores.
Elmano Augusto

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.