Panorama
 
 
 

POLUIÇÃO DO TIETÊ É TEMA DE REUNIÃO COM DEPUTADOS DA COMISSÃO DE ORÇAMENTO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2007

26/06/2007 - A convite da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, fez uma exposição sobre a poluição do Rio Tietê. Ele foi recebido pelo presidente da comissão, Bruno Covas (PSDB), na reunião que também contou com a participação dos deputados Samuel Moreira (PSDB), Enio Tatto (PT), Adriano Diogo (PT), Victor Sapienza (PPS), Waldir Agnello (PTB) e José Cândido (PT), entre outros.

Em sua exposição, Graziano explicou que a CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, divulga anualmente o Relatório de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo, disponibilizando para a todos os interessados as informações sobre a situação dos corpos d’água paulistas.

“São 287 pontos de amostragem, sendo 43 na bacia do Alto Tietê, dos quais nove se localizam no próprio rio”, explicou. No âmbito estadual, os resultados mostraram que a qualidade das águas destinadas para abastecimento público melhoraram, com os pontos registrando classificação ótima, boa e regular passando de 68% para 74%. Considerando unicamente a classificação ótima e boa, a melhoria foi de 39% para 57%.

O relatório registrou, no entanto, que a qualidade das águas do Rio Tietê, na Região Metropolitana de São Paulo, não acompanhou essa tendência, em conseqüência dos índices pluviométricos que se mantiveram abaixo dos padrões históricos, especialmente nos meses de inverno, resultando no aumento da concentração da carga orgânica nesse corpo d’água.

Segundo os dados mostrados, o lançamento de efluentes doméstico continua sendo o grande problema na bacia do Alto Tietê, onde o índice de tratamento pelos municípios ainda é reduzido como são os casos de, por exemplo, São Paulo, que trata apenas 61% dos esgotos gerados; Osasco, 10%; e Guarulhos, São Bernardo do Campo e Santo André, que ainda não tratam os efluentes, lançando-os diretamente nos corpos d’água. “Os efluentes industriais já são controlados, com reduções de 89% da carga orgânica e 91% da inorgânica”, acentuou Graziano.

O secretário lembrou que o Município de Guarulhos havia efetivado um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC com o Ministério Público, comprometendo-se a tratar a totalidade do esgoto num prazo de 30 anos. “Fomos contra esse prazo tão dilatado e sensibilizamos a prefeitura a buscar apoio do Estado equacionar o problema mais rapidamente”, informou. Segundo ele, atualmente, o município está em negociações com a SABESP para buscar uma saída técnica, para que o problema do esgoto seja solucionado.
Texto: Newton Miura
Foto: José Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.