Panorama
 
 
 

PROJETO SÃO FRANCISCO NÃO BENEFICIARÁ POPULAÇÃO, AVALIA INTEGRANTE DO CONSEA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

24 de Junho de 2007 - Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil - Brasília - As obras do Projeto de Integração do São Francisco à Bacias do Nordeste Setentrional, também conhecido como projeto de transposição, beneficiarão a produção de camarão e alimentos para exportação – e não a população do sertão. A opinião é de Adriano Martins, integrante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Em entrevista à Rádio Nacional, ele afirmou que o projeto "não é voltado ao abastecimento das populações que passam sede no nordeste, como o governo defende de vez em quanto”. E acrescentou: “Não é verdade, é marketing falar que é água para quem está com sede".

Segundo Martins, somente 4% das águas do projeto de integração serão destinadas à população da caatinga e do sertão: “Setenta por cento são para uso industrial, irrigação de exportação e criação de camarão, e 26%, para uso industrial e para grandes cidades e metrópoles”.


O conselheiro defende a aplicação das sugestões do Atlas do Nordeste, divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) no final do ano passado. A publicação aponta cerca de 530 ações para reduzir o déficit da água nas cidades nordestinas.


“Boa parte das ações do Atlas propõe trazer a água que está represada no açude, mas não está disponibilizada para a população, por meio da construção de adutoras e melhora do sistema de abastecimento. Há uma área de muita escassez, mas muito próximo, uma região com muita água de solo que não é aproveitada”.

Em março, em entrevista à Agência Brasil, o diretor-presidente da ANA, José Machado, havia explicado que o Atlas é complementar às obras de integração do Rio São Francisco, ao sugerir a construção e a ampliação de sistemas de captação de água, adutoras e tratamento. Com isso, seriam atendidos 40 milhões de moradores da região ao custo de R$ 3,6 bilhões.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, o projeto para o rio prevê a construção de dois canais: o Eixo Norte, que levará água para os estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte; e o Eixo Leste, para atender ao sertão e às regiões de agreste de Pernambuco e da Paraíba. As obras já começaram e estão previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal em janeiro. O custo estimado para o projeto é de R$ 4,9 bilhões.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.