Panorama
 
 
 

SECRETÁRIO APROVA REGIMENTO DO FÓRUM DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Junho de 2007

(27/06/2007) O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, assinará nesta quarta-feira (27) a portaria que aprova o regimento interno do Fórum Gaúcho da Produção Mais Limpa. O ato acontece em reunião ordinária do Fórum PmaisL, que acontece a partir das 14 horas, no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

O Fórum PmaisL foi criado, por decreto, em novembro de 2006, vinculado à Sema, com a atribuição de assessorar técnica e politicamente os poderes executivo, legislativo e judiciário, instituições de ensino e ONGs em temas relacionados à prática de produção mais limpa. O Fórum é um espaço permanente de debate e difusão da experiência acumulada e em desenvolvimento pertinente à redução de resíduos durante o processo produtivo.

O Fórum considera o conceito de produção mais limpa como a aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva, integrada a processos, produtos e serviços para aumentar a eficiência global e reduzir os riscos ao ser humano e ao ambiente.

A estrutura administrativa do Fórum PmaisL é constituída por um Comitê Gestor, presidido pelo Secretário Estadual do Meio Ambiente; secretaria executiva, quatro Comissões Técnicas ( Políticas Públicas; Setores Produtivos; Educação Ambiental, Ética e Cidadania; Ciência e Tecnologia), e uma Assembléia Geral que se reunirá uma vez por ano.

As quatro Comissões Técnicas são compostas por cerca de 90 representantes de entidades, que foram responsáveis pela elaboração da minuta do regimento interno do Fórum. As comissões tiveram um prazo de 180 dias para o trabalho e na reunião de hoje o secretário Otaviano Moraes também anunciará que o grupo terá mais 180 dias para continuar se reunindo. A partir de agora, o foco será a elaboração de propostas de produção mais limpa relacionadas à temática de cada comissão.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Realizado mais um encontro temático nas Bacias dos Sinos e Gravataí

(28/06/2007) A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) realizou na tarde da quarta-feira (27) mais uma reunião com os representantes dos trechos das Bacias Hidrográficas dos rios dos Sinos e Gravataí, reunindo em torno de 50 pessoas na Câmara de Vereadores de Taquara.

O encontro temático tratou de unidades de conservação e restauração de matas ciliares, com as explanações dos técnicos da Sema, o biólogo André Witt e o engenheiro agrônomo Enio Pippi da Motta. Também foi dado enfoque à irrigação e à mineração.

Ao final das apresentações, a Sema ouviu representantes dos segmentos orizicultura, mineração e piscicultura. Eles expuseram as dificuldades que encontram nas adequações ambientais, especialmente em atender normas técnicas. “No entanto, demonstraram o interesse em desenvolver suas atividades de forma compatível com a conservação ambiental”, relatou Niro Afonso Pieper, coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga/RS) da Sema, que mediou as manifestações.

Estiveram presentes os vice-prefeitos de Taquara e Rolante, Guido Mário Prass Filho e Lenoir Lauri Schöenardie, respectivamente.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Sema realiza treinamento para controle de espécies exóticas

(26/06/2007) A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) realiza do dia 27 a 29 de junho um treinamento para o Plano de Controle de Espécies Exóticas. As atividades serão ministradas pela consultora do Instituto Hórus, Drª. Sílvia Ziller, no município de São Francisco de Paula. Participarão do treinamento funcionários de Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) lotados em todas as Unidades de Conservação Estaduais.

A programação prevê, no dia 28, exposição teórica na UERGS e atividades práticas em área de relevante interesse ecológico municipal, trabalhando, especialmente, com as espécies tojo e pinus. No dia 29, as práticas serão dedicadas às espécies lírio-do-brejo e amora na FLONA São Francisco de Paula.

O controle de espécies exóticas será aplicado na Estação Ecológica Estadual de Aratinga, onde existem as mesmas espécies invasoras dos locais do treinamento. A Estação Ecológica fica situada nos municípios de São Francisco de Paula e Itati.

+ Mais

Conflitos de uso da água em Pelotas são resolvidos pelo DRH e Comitê Mirim-São Gonçalo

(26/06/2007) O diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Ivo Mello, em reunião extraordinária do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo, realizada na segunda-feira (25), em Pelotas, tratou de conflitos de uso da água na lagoa Formosa, situada próxima ao canal São Gonçalo.

Conforme o diretor do DRH, Ivo Melllo, os usuários de água do perímetro de irrigação da lagoa Formosa tiveram suas outorgas suspensas devido ao uso desequilibrado da disponibilidade hídrica, que se acentuou a partir da seca de 2005.

A exposição dos fatos que configuraram os conflitos nos últimos anos foi feita pelo técnico da regional da Fepam em Pelotas, Paulo Duarte, e por representantes do setor irrigante, acrescentada de informações de ordens legal e técnica feitas pelo DRH. Ficou acertado que os usuários da água vão assinar um acordo formal em que cada um se comprometerá em dividir a disponibilidade hídrica da lagoa, respeitando o volume mínimo, para a conservação da biodiversidade característica desses corpos hídricos. O DRH e a Fepam subsidiarão tecnicamente o acordo, a fim de que se promova a gestão apropriada dos recursos hídricos da Bacia Mirim-São Gonçalo. O compromisso deverá ser celebrado na próxima reunião ordinária do Comitê, prevista para o dia 09 de julho.

Ivo Mello e o presidente do Comitê São Gonçalo-Mangueira, Manoel Maia, representante da UFPel, consideraram satisfatórias as definições obtidas na reunião.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Definida data para início das atividades do Balcão Ambiental

(26/06/2007) O Balcão Ambiental entrará em operação no dia 24 de julho. A data foi definida nesta terça-feira (26) em reunião-almoço entre o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, e o coordenador do Conselho de Meio Ambiente (Codema) da Fiergs, Torvaldo Marzolla Filho. Também participaram do encontro o secretário adjunto da Sema, Francisco Simões Pires; a diretora-presidenta da Fepam, Ana Pellini; o coordenador da Gerência Técnica da Federação, Paulo Sérgio Dias; o assessor técnico da Sema, Artur Renato Albeche Cardoso; e a assessora executiva do Codema, Marilene Conte.

O Balcão Ambiental foi criado por protocolo de intenções assinado no ano passado entre a Sema, Fepam e Fiergs para ser um facilitador no encaminhamento dos pedidos de licenciamento ambiental do segmento industrial.

Levantamento da Fepam mostra que do total dos processos de licenciamentos protocolados na instituição 60% chegam incompletos. Entre a solicitação de dados complementares pela Fepam e o atendimento pelo empreendedor o processo pode ficar parado por até 90 dias, se isso acontecer apenas uma vez.

Pelo Balcão Ambiental a Fiergs dará suporte técnico às indústrias, orientando e instruindo os processos para os pedidos de licenças.

Até o dia da entrada em vigor do Balcão Ambiental a Sema, Fepam e Fiergs estarão fazendo ajustes para a rotina dos procedimentos.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Estado escuta manifestação da comunidade torrense

(25/06/2007) A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em reunião pública na cidade de Torres nesta segunda-feira (25), ouviu as preocupações da comunidade relativas ao Plano de Manejo do Parque Estadual de Itapeva.

A reunião foi aberta pelo secretário adjunto da Sema, Francisco Simões Pires. “Uma das nossas propostas na Sema, junto com o secretário Otaviano Moraes, é ouvir as preocupações, os anseios e o sentimento das comunidades para a construção do desenvolvimento ambiental com a participação popular”, afirmou Simões Pires

O prefeito João Alberto Machado Cardoso falou que desde 2002, quando o Parque Itapeva foi criado por decreto, a prefeitura vem discutindo com os técnicos da Sema a sua implantação e agora a comunidade teve a oportunidade de participar de uma reunião para questionamentos sobre as definições do Plano de Manejo.

A diretora do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), Vera Pitoni, explanou sobre a legislação que rege as unidades de conservação e sobre o Projeto de Conservação da Mata Atlântica no RS, que conta com recursos a fundo perdido do banco alemão KfW, por meio de cooperação financeira entre o Brasil e a Alemanha. Itapeva é uma das 11 unidades de conservação no RS beneficiadas pelo Projeto.

Os biólogos Glayson Bencke e Marcelo Duarte da Fundação Zoobotânica do RS (FZB) apresentaram o Plano de Manejo, realizado com recursos do Projeto Mata Atlântica. O Plano de Manejo define as normas para o uso e manejo e as estruturas físicas necessárias para o funcionamento da unidade de conservação. “O Plano é um documento inicial que pode ser melhorado, e seu principal enfoque é a questão fundiária. Precisam ser viabilizados recursos para indenizar as pessoas que moram na área do Parque”, afirmou Marcelo Duarte. “É importante que a comunidade aprenda as vantagens de ter um Parque, que pode ser aproveitado para o turismo, com todas as ações que lá podem acontecer durante todo o ano”, acrescentou o biólogo.

O Plano de Manejo destaca que o Parque é de extrema importância para a conservação da Mata Atlântica, tanto no Estado, quanto em nível de Brasil. Itapeva é rico em biodiversidade na fauna e na flora, na sua área relativamente pequena de 1.000 hectares. Apresenta em torno de 800 espécies de plantas, sendo 67 ameaçadas de extinção. Na fauna, 21 espécies ameaçadas encontram abrigo no Parque.

Técnicos da prefeitura de Torres expuseram questões que aguardam definições, entre eles o estabelecimento do marco físico dos limites do parque, a relação do Plano de Manejo com o Plano Diretor do município, a efetiva regularização fundiária da área, revisão da composição do Conselho Consultivo da UC e sua ativação e a definição das culturas agrícolas permitidas próximas ao Parque e de atividades que afetem os ecossistemas da unidade de conservação para efeitos do encaminhamento de processos de licenciamento ambiental.

Ao final das exposições, os técnicos da FZB e o secretário adjunto da Sema, Francisco Simões Pires, responderam a vários questionamentos.

Simões Pires afirmou que “a prioridade número um das medidas compensatórias é a regularização fundiária e no máximo em 60 dias a SEMA terá um detalhamento das indenizações para as famílias da área do Parque Itapeva.” O secretário adjunto afirmou que como Torres possui Plano Diretor, terá que estabelecer relação com as atividades restritivas no entorno do Parque, contemplando os interesses ambiental e desenvolvimentista.

Um participante afirmou que o Plano de Manejo preocupou-se com a fauna e flora, mas esqueceu do homem. Simões Pires esclareceu que o Plano prevê a inserção do homem na unidade de conservação, por meio das atividades de educação ambiental e de lazer no camping lá existente. Acrescentou que poderá ser desenvolvido projeto de inserção social para as comunidades do entorno do Parque com o Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC) da Sema, que capacita os interessados para serem agentes prevencionistas. Eles poderão atuar, também, como guias de turismo (condutor local).

O secretário adjunto propôs uma reunião do Conselho Consultivo no mês de julho, com todos os membros, para os encaminhamentos necessários.

Ao final do encontro, o prefeito João Allberto manifestou contentamento pela reunião, entendendo que o Estado atendeu a solicitação de se dirigir ao município para estabelecer um canal de comunicação com a comunidade.

Também estavam presentes na reunião pública o vereador Nilson Chardosin, representando a Câmara Municipal; o chefe da Divisão de Unidades de Conservação (DUC) do Defap, Luiz Alberto Mendonça; técnicos da DUC, a responsável pelo Parque Itapeva, Márcia Riederer; e o Promotor de Justiça de Torres, Ricardo Lazzarin. O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, não pôde comparecer à reunião por estar cumprindo agenda em Porto Alegre.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.