Panorama
 
 
 

TORRES DISCUTE PLANO DE MANEJO NO PARQUE ITAPEVA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Junho de 2007

(25/06/2007) O Plano de Manejo do Parque Estadual de Itapeva, situado em Torres, será apresentado para a comunidade, em reunião pública, nesta segunda-feira (25), a partir das 14 horas, no Centro Municipal de Cultura. A promoção é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que administra o Parque. A prefeitura de Torres solicitou à Sema a realização do encontro e apóia a sua organização.

Estarão presentes o secretário adjunto da Sema, Francisco Simões Pires; a diretora do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), Vera Pitoni; o chefe da Divisão de Unidades de Conservação (DUC) do Defap, Luiz Alberto Mendonça; a responsável pelo Parque Itapeva, Márcia Rieder; e os técnicos da Fundação Zoobotânica (FZB/RS)Marcelo Duarte e Glayson Bencke.

O Parque de Itapeva foi criado em 2002 e o Plano de Manejo foi elaborado por técnicos da Fundação Zoobotânica do RS, por meio do Projeto de Conservação da Mata Atlântica. O Plano está pronto, aprovado por técnicos da Duc/Defap e já foi apresentado ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), em outubro do ano passado.

O Plano de Manejo identifica o contexto regional da área, sob os aspectos geopolítico, morfoclimático, biogeográfico, zoogeográfico e fitogeográfico, além da caracterização socioeconômica e dos meios biótico e físico da região. Também apresenta justificativas para a implantação da área protegida, entre diversos outros itens.

Entre várias fundamentações para a criação da unidade de conservação, destaca-se o fato que hoje são raros os remanescentes florestais envolvendo ecossistemas relacionados ao bioma Mata Atlântica, que sofre a maior pressão antrópica no Brasil e é um dos mais ameaçados no mundo. O Parque Itapeva abrange os ecossistemas oceano, dunas móveis, dunas fixadas por restinga, banhados, área alagáveis e mata paludosa, que se encontram extremamente alterados ou suprimidos na maior parte do litoral norte do Estado. Conforme o Plano de Manejo, o Parque Itapeva pode ser o último remanescente de área a preservar os ecossistemas ali inseridos e sua biodiversidade associada, com espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Outro aspecto relevante é a presença do sapinho-de-bariga-vermelha, que é raro e ameaçado de extinção no Brasil, sendo Itapeva o único refúgio protegido no País onde a espécie sobrevive.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Evento sobre agricultura irrigada terá participação da Sema

(29/06/2007) Nos dias 3 e 4 de julho a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estará participando da programação do III Encontro de Agricultura Irrigada na Palha, em Paranapanema, Estado de São Paulo. O evento é realizado pela Associação dos Agricultores do Plantio Irrigado na Palha (ASISP) e o tema deste ano é Agricultura Sustentável: Visão de Futuro.

O diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Sema, Ivo Mello será palestrante na abertura do Encontro, tratando dos desafios da sustentabilidade no agronegócio mundial.

Outras abordagens das palestras serão sobre o uso do biodiesel em tratores agrícolas, o panorama atual para o plantio de transgênicos e certificação agrícola para usuários de irrigação.

Conforme Ivo Mello, a ASISP é uma entidade que se compromete com as práticas de cultivo irrigado, buscando a sustentabilidade do sistema produtivo por meio do plantio direto na palha. “Essa tecnologia é reconhecida pela FAO (Organização para a Agricultura e a Alimentação das Nações Unidas) e pelo Banco Mundial como sendo na atualidade a estratégia de ocupação e manejo de espaços rurais que mais se aproxima da agricultura conservacionista”, esclarece Ivo Mello.

O diretor do DRH afirma que a participação da Sema em um evento da ASISP “proporciona a integração regional das estratégias de ocupação e manejo dos solos, visando à proteção das águas superficiais e dos aqüíferos”.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

GT da Região do Guaíba realiza primeira reunião


(28/06/2007) Ocorreu nesta quinta-feira (28) a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) para Gestão dos Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Guaíba, em São Leopoldo, na sede do Comitê Sinos.

O GT foi criado por resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) e seu objetivo principal é encontrar alternativas para a instalação das Agências de Região Hidrográfica, previstas na Lei Gaúcha das Águas (10.350/94). Uma das possibilidades já apontadas em reunião do CRH é a utilização da estrutura do Programa Pró-Guaíba, que exerceria as funções de Agência.

A secretária executiva do Pró-Guaíba, Ana Elisabeth Carara, apresentou a estrutura legal e institucional do Programa e a proposta para a execução do Módulo II.

Conforme o secretário executivo do CRH, Paulo Renato Paim, o GT definiu uma sistemática de trabalho, com a divisão em dois subgrupos. Um deverá, até o final de julho, consolidar uma proposta para a instalação da Agência de Região Hidrográfica do Guaíba, retomando o conjunto de ações integrantes do Plano Diretor do Pró-Guaíba. Com isso o Programa será repaginado, tendo sua duração prolongada.

O outro subgrupo ficou encarregado de atualizar o Plano Diretor do Pró-Guaíba, concluído em 2004, em função da realidade atual da Região do Guaíba, diante da mortande de peixes ocorrida no ano passado, da qualidade e quantidade de água disponíveis hoje e do Plano Estadual de Recursos Hídricos em desenvolvimento pela Sema.

O GT é coordenado pelo presidente do Comitê de Gerenciamento do Lago Guaíba, Luiz Fernando Cybis.

ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.