Panorama
 
 
 

TRANSPOSIÇÕES DE BACIAS HIDROGRÁFICAS COLOCAM EM RISCO O MAIS VITAL RECURSO DA NATUREZA: A ÁGUA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2007

27 Jun 2007 - Projetos de transposição de rios, cada vez mais comuns no mundo, representam um sério risco aos recursos hídricos do planeta. A conclusão faz parte do estudo Transposição de Água entre Bacias e a Escassez, feito pela Rede WWF, que também abordou a questão da transposição do rio São Francisco, projeto do governo federal cujas obras começaram este mês. “Entendemos que projetos de transposição deveriam ser vistos como última alternativa, depois de esgotadas todas as opções de uso racional da água”, avalia Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.

O estudo mostrou que obras de transposição são sempre muito caras, trazem impactos negativos ao meio ambiente, comprometem fluxos naturais de rios e a capacidade dos cursos d’água de promover os usos múltiplos dos recursos hídricos nas bacias doadoras de água, como abastecimento, navegação e irrigação, entre outros.

Juntamente com barragens, transposições exigem a construção de sistemas de canais, dutos e dragas de longo alcance. Atualmente, menos de 40% dos rios mundiais com extensão superior a 1000 quilômetros fluem livremente, sem intervenção de esquemas de transposição ou desvios, fato que tem relação direta com a atual crise de abastecimento de água em várias partes do mundo.

No caso específico da transposição do Rio São Francisco, uma série de perguntas ainda está sem resposta, especialmente no que diz respeito aos impactos sociais, econômicos e ambientais do projeto. O Comitê de Bacia do Rio São Francisco, instância legítima de gestão hídrica de acordo com a legislação nacional de água, posicionou-se contra a transposição, por vislumbrar outras soluções para o problema da escassez de água no semi-árido nordestino.

Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água para a Vida do WWF-Brasil, lembra que, antes de partir para uma obra do porte da transposição seria preciso esgotar alternativas mais baratas, eficientes e adequadas sob a ótica socioambiental. “Há no semi-árido brasileiro uma série de obras inacabadas, como a construção de açudes, que já consumiram dinheiro público e deveriam ser finalizadas”, diz.

Além disso, ele defende a ampliação de outras ações importantes, como o projeto Um Milhão de Cisternas e o Programa Nacional de Combate à Desertificação. “Também é preciso acelerar as ações de revitalização do rio, investir na qualificação e capacitação das instituições que atuam na gestão dos recursos hídricos dos estados do Nordeste e rever as licenças de uso de água na bacia do rio São Francisco”, salienta.

De acordo com o Tribunal de Contas da União, a transposição do São Francisco tem custos subestimados e resultados superestimados, deixando claro que o projeto não vai garantir o abastecimento para 12 milhões de pessoas, conforme prometido pelo governo federal.

Para Barrêto, as despesas que serão geradas pelo funcionamento da obra de transposição são outro ponto obscuro do projeto. “O transporte de toda essa água vai demandar muita energia e elevados custos operacionais. Para pagar essa conta, serão necessários altos subsídios, que não aparecem nos atuais cálculos do governo”, avalia.

Outro questionamento do WWF-Brasil diz respeito à real destinação da água a ser transposta. “Existe o temor, justificado, de que apenas uma pequena porção será dirigida a comunidades sem acesso ao recurso. Há indícios de que a maior parte da água seria destinada ao abastecimento da cidade de Fortaleza ou a projetos de irrigação na agricultura”, avalia o coordenador.

De acordo com Barreto, atender às necessidades hídricas da capital cearense é uma meta legítima, mas a transposição do rio não seria o meio mais adequado para se atingir esse objetivo. “No caso da irrigação para a agricultura de grande porte, questiono se é uma política sensata estimular uma atividade econômica que demanda grandes volumes de água, em uma área em que os recursos hídricos são extremamente escassos”, critica.

Segundo Jamie Pittock, diretor do Programa de Água Doce do WWF Internacional, enfatizar de forma exagerada as intervenções de engenharia para solucionar a crescente escassez de água é uma maneira artificial de solucionar a crise de abastecimento. “Em muitos casos, transposições são uma utopia, resultante do pensamento simplista de que transferir água de rios resolverá o problema da escassez sem causar danos”, acrescenta Pittock.

Existem centenas de outros projetos de transposição no mundo, já implantados, em implantação ou em discussão. O estudo do WWF analisou experiências adotadas na Austrália, África do Sul e Espanha, além de China, Grécia e Peru e da transposição do São Francisco.

Em quase todos os casos percebem-se falhas como superação dos custos estimados, falta de transparência, danos irreversíveis a rios, processos frágeis de consulta às partes afetadas, desalojamento de comunidades, benefícios não concretizados e rejeição de alternativas mais adequadas do ponto de vista da sustentabilidade. Ações voltadas para conservação e gestão de recursos hídricos e para a reutilização de água mostraram-se mais eficientes.

Para o coordenador do Programa Água para a Vida do WWF-Brasil, é fundamental que exista o compromisso de, primeiro, garantir a saúde dos rios. “Trata-se de uma condição fundamental para viabilizar um dos fundamentos da Política Nacional de Águas, que é promover os usos múltiplos dos recursos hídricos com prioridade para o abastecimento humano, inclusive para garantir o acesso à água para 40 milhões de brasileiros atualmente excluídos desse direito universal. Parte dessa população vive no semi-árido brasileiro”, conclui Barrêto.

+ Mais

Comitê da Bacia do Rio Miranda realiza planejamento estratégico

26 Jun 2007 - Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda irá realizar encontro para planejar as atividades para o período 2007/2008. Esse é o primeiro comitê de Bacia do Mato Grosso do Sul. O evento será no Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia do Mato Grosso do Sul (CREA/MS), em Campo Grande, nos dias 28 (quinta-feira, de 8h às 19h) e 29 de junho (sexta-feira, de 8h às 17h). A agenda envolve temas como o estado do Aqüífero Guarani, que abrange uma parte da bacia, e a qualidade da água do rio Miranda, por exemplo.

Participam os membros titulares e suplentes que representam os segmentos: órgãos governamentais federal, estadual e prefeituras municipais; usuários (pecuaristas, irrigantes, empresas de saneamento, indústria e outros) e sociedade civil (universidades, ongs ambientalistas, sindicatos de trabalhadores, associações profissionais).

O planejamento estratégico tem como objetivos facilitar o conhecimento entre os membros do Comitê, procurando identificar nível de representatividade, trabalhos desenvolvidos, envolvimento e compromisso com o comitê; socializar conhecimentos sobre a situação da bacia e o papel do Comitê diante dos problemas apresentados; informar aos membros sobre os principais projetos e programas que estão sendo desenvolvidos na bacia, possibilitar a discussão sobre a relação do Comitê com esses projetos e identificar os principais desafios e estratégias para o funcionamento e para agenda do comitê em 2007-2008.

O presidente do Comitê e Prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo, destaca a importância do planejamento. “O planejamento para a bacia hidrográfica visa garantir a qualidade das águas, inclusive para a questão do turismo ambientalmente responsável”. Já o vice-presidente, José Aparecido Fernandes Gonçalves, que representa a categoria dos usuários, afirma que o planejamento “pode colaborar para garantir a continuidade do oferecimento de água de qualidade para todos os usos que existem na bacia". O secretário-executivo do Comitê, Felipe Dias, que representa a sociedade civil organizada, lembra a importância da participação de todos os membros do Comitê, “pois estarão sendo definidos rumos e de que forma acontecerá o desenvolvimento na Bacia".

O planejamento estratégico do Comitê tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (SEMAC/MS), do Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia do Mato Grosso do Sul (CREA/MS), da Fundação Cândido Rondon (FCR), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), da Agência Nacional de Águas (ANA) e do WWF-Brasil.

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.