Panorama
 
 
 

A AMAZÔNIA NA ERA DOS SATÉLITES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2007

59ª SBPC - 03/07/2007 - Durante a 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que começa domingo (8), em Belém do Pará, um grupo de pesquisadores se dedicará somente ao setor espacial brasileiro.

Coordenado por José Monserrat Filho, da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA), o Grupo de Trabalho intitulado Amazônia na Era Espacial descortinará um quadro dos sistemas espaciais que hoje trabalham sobre a região amazônica nos campos das comunicações, observação da Terra (sensoriamento remoto), meteorologia e navegação e localização.

O grupo avaliará se esses sistemas atendem às necessidades da região e até que ponto são benéficos ou prejudiciais a ela e, portanto, ao País e, ainda, apresentará um quadro de propostas concretas de soluções para ampliar e melhorar os sistemas e os serviços espaciais existentes hoje sobre a Amazônia.
Entre os estudiosos da tecnologia espacial que participarão do debate, estão Adriano Venturieri, pesquisador da Embrapa/PA e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA); Dalton de Morisson Valeriano, do Serviço de Observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT); Daniel Nepstad, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam); Gilberto Câmara Neto, diretor-geral do Inpe; Himilco de Castro Carvalho, diretor de Políticas da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT); Luiz Carlos Miranda Joels (SFB); Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça, do Depto. de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCT), Pedro Walfir, do Depto. de Geologia da UFPA.

Os Grupos de Trabalho (GTs) presentes neste evento da SBPC reúnem especialistas com o objetivo de debater temas de relevância nacional. Seus trabalhos se realizam ao longo de dois dias.

No primeiro, os especialistas debatem entre si os diversos temas em questão, em evento fechado. No segundo, os resultados desses debates são apresentados ao público em geral, que poderá fazer considerações e formular perguntas se e quando o coordenador de cada GT julgar conveniente e oportuno.

Os integrantes do GT Amazônia na Era Espacial devem se reunir na terça-feira (10), das 10h às 17h45. Os resultados serão apresentados no dia seguinte, quarta-feira (11), em um simpósio no Auditório 7, que começa às 10h e se prolonga até às 11h45.

O que é a reunião anual da SBPC
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência reúne representantes de todas as áreas da ciência brasileira desde 1948, quando foi fundada em São Paulo com o objetivo de defender o avanço científico e tecnológico do País e o seu desenvolvimento educacional e cultural.

A reunião anual é a oportunidade dessa comunidade se manifestar sobre questões fundamentais para a independência e desenvolvimento econômico nacionais. Todos os anos, ela é realizada em diferentes pontos do País, com o objetivo de ampliar o debate para todos os estados, com a participação de 83 sociedades e associações científicas.

Milhares de pessoas, incluindo cientistas, professores, estudantes e outros interessados participam desses encontros que desempenham duas funções importantes. A primeira é servir de ponto de encontro e unidade dos cientistas brasileiros, tratando tanto de temas estritamente acadêmicos como dos problemas mais gerais que afetam a atividade científica.

O segundo é mais geral, ou seja, discutir as grandes questões sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que afetam o País como um todo.

A primeira reunião da SBPC, realizada em outubro de 1949, em Campinas (SP), reuniu 104 participantes. Neste ano são esperados aproximadamente 15 mil participantes.

O credenciamento de imprensa poderá ser feito pelo site da Reunião Anual da Universidade Federal do Pará (http://www.sbpc.ufpa.br).
(As informações são da Assessoria de Imprensa da SBPC)
Assessoria de Imprensa do MCT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.