Panorama
 
 
 

FISCAIS APREENDEM EMBARCAÇÕES PESCANDO LAGOSTA COM COMPRESSOR NO PIAUÍ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2007

Parnaíba (02/07/07) – Fiscais do Escritório Regional do Ibama em Parnaíba/PI apreenderam três embarcações que estavam operando na pesca da lagosta, a cerca de 30 milhas no litoral do Piauí, utilizando equipamentos de mergulho (compressor). Os barcos foram apreendidos e rebocados para o cais do Ibama, em Parnaíba. Os proprietários foram autuados em R$ 30 mil cada, além da apreensão de todos os petrechos e equipamentos utilizados na atividade ilícita. A ação foi realizada em parceria com a Polícia Militar do Piauí, Polícia Federal e Delegacia Regional do Trabalho.

A utilização de equipamentos de respiração artificial na pesca da lagosta é proibida por lei. Segundo o chefe do Escritório Regional do Ibama em Parnaíba/PI, Fernando Gomes, “duas embarcações tinham o registro da SEAP/PR para operar na pesca da lagosta e o Ibama já solicitou o seu cancelamento junto ao órgão licenciador. O mesmo procedimento será adotado aos pescadores que foram autuados em flagrante e que receberam o seguro-desemprego no período de defeso da lagosta, eles também poderão perder o benefício do governo federal”.

A equipe de fiscais da Delegacia Regional do Trabalho – DRT/PI participava da operação e adotou também todos os procedimentos de embargo e interdição das embarcações e equipamentos, além de lavrarem auto de infração contra os proprietários em razão das irregularidades trabalhistas e de segurança do trabalhador no desenvolvimento da atividade. Segundo o Auditor Fiscal do Trabalho, Paulo César Lima, “a captura da lagosta com equipamento de mergulho constitui grave risco, capaz de causar acidente do trabalho com lesão grave à saúde e integridade física do pescador”.

As estatísticas do litoral do Piauí não apontam números reais de acidentes com lesões graves e óbitos, pois os casos ocorridos normalmente não são registrados na sua integridade. Porém, sabe-se que muitos pescadores já morreram e outros tantos aleijados por conta do mergulho sem os devidos cuidados com a segurança.

O Ibama continuará intensificando a fiscalização da pesca da lagosta no litoral piauiense. A estratégia faz parte das ações do Plano Nacional de Combate à Pesca da Lagosta, cujo objetivo é coibir a captura, estocagem e comercialização ilegal das lagostas verde e vermelha em toda a costa brasileira.

+ Mais

Ibama participa de grupo de trabalho em defesa da fauna brasileira

Brasília (04/07/2007) - O Ibama participou hoje pela manhã, na Câmara dos deputados, da reunião de formação do Grupo de Trabalho de Fauna da Frente Ambientalista. O propósito do grupo é defender a biodiversidade nacional, combater crimes ambientais e promover um desenvolvimento sustentável e harmonioso da fauna.

A idéia é reivindicar leis que instituam penas mais duras para crimes como o tráfico de animais silvestres. Pela atual legislação, um traficante é enquadrado no mesmo artigo que uma pessoa que guarda um animal silvestre em casa.

O Ibama, órgão executor das políticas para o meio ambiente do Governo Federal, apóia a iniciativa. Outro parceiro da luta é a Federação de organização não governamentais WSPA (sociedade Mundial de Proteção Animal). O encontro na Câmara contou também com a presença da organização Renctas (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres).

Na pauta, a discussão de programas como a Costa Atlântica, lançado em 2006 pela fundação SOS Mata Atlântica que visa à conservação da biodiversidade, o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento sustentável dos territórios costeiros marinhos. Na reunião de hoje, o Grupo de Trabalho lançou o informativo nº. 1 da Frente Ambientalista.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.