Panorama
 
 
 

HIDRELÉTRICAS: POPULAÇÃO DO VALE DO RIBEIRA DISCUTE O FUTURO DA REGIÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Julho de 2007

05/07/2007 As audiências públicas sobre os impactos da usina hidrelétrica de Tijuco Alto, que começam nesta sexta-feira em Cerro Azul (PR), são uma oportunidade única para a população de toda a região do Vale do Ribeira se posicionar em relação ao modelo de desenvolvimento predatório representado pelo empreendimento.

A realização de audiências públicas que começam nesta sexta-feira 6 de julho para tratar dos impactos socioambientais do polêmico projeto de construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Tijuco Alto marca um momento decisivo para o Vale do Ribeira. A população da região - que concentra a maior parcela de remanescentes de Mata Atlântica do País - vai poder manifestar sua opção por um de dois modelos de desenvolvimento regional: ou apóia a construção da barragem, o que significa a privatização dos recursos naturais da região, o uso restrito de seu principal rio e a descaracterização de suas belas paisagens – além de outros impactos irreversíveis -, ou une forças em torno de um caminho de desenvolvimento sustentável, que promova a inclusão social e a valorize o patrimônio ambiental e cultural do Vale do Ribeira, defendendo a interrupção definitiva do projeto.

Os impactos da construção da hidrelétrica de Tijuco Alto, no Vale do Ribeira, serão discutidos em cinco audiências públicas marcadas para ocorrer nos municípios de Cerro Azul e Adrianópolis, no Paraná, e em Ribeira, Eldorado e Registro, municípios da parte paulista do vale. As audiências servem para informar a população adequadamente sobre o projeto da usina e seus possíveis impactos ambientais. Nos locais das audiências a população pode inclusive acessar o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da UHE.

As audiências também são utilizadas pelo Ibama para recolher informações relevantes sobre a viabilidade ambiental do empreendimento. Durante as audiências e nos 10 dias úteis posteriores os interessados poderão apresentar ao órgão federal documentos e informações que julgarem relevantes para a análise do caso. Só depois das audiências é que o Ibama decidirá se a obra poderá ou não ser instalada.

As audiências começam por Cerro Azul, município cuja economia é fortemente marcada pela produção agrícola de pequenos proprietários rurais. Grande parte das terras agriculturáveis do município seria alagada pelo reservatório formado pela barragem. A audiência em Cerro Azul, assim como as demais quatro, deve reunir centenas de moradores da região contrários e favoráveis à obra, além de organizações da sociedade civil, ambientalistas, comunidades quilombolas, indígenas e caiçaras, pequenos agricultores e demais segmentos sociais que se sentem ameaçados pelo empreendimento. O Instituto Socioambiental (ISA), uma das organizações responsáveis pela Campanha contra barragens no Ribeira, vai participar das audiências com o advogado Raul Telles do Valle e com o coordenador do Programa Vale do Ribeira do ISA, Nilto Tatto.
ISA, Bruno Weis.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.