Panorama
 
 
 

IBICT INSTITUI COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2007

Inclusão Social - 03/07/2007 - A Coleta Seletiva Solidária, um decreto presidencial que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, foi apresentada na semana passada aos funcionários, bolsistas e terceirizados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCT).

Pelo decreto, a coleta seletiva feita na fonte geradora será destinada às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

A reunião foi transmitida por videoconferência do auditório da instituto em Brasília aos funcionários do órgão no Rio de Janeiro, com a participação do diretor do Ibict, Emir Suaiden, que ao abrir o evento ressaltou a importância ecológica e de cidadania do projeto para a sociedade.

A comissão da Coleta Seletiva Solidária do Ibict explicou sobre o tratamento especial que precisa ser dado aos papéis coletados, uma vez que a primeira etapa do projeto visa à reciclagem do papel, segundo orientação repassada pelo Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Também foi informado que o material coletado será doado a cooperativas de catadores habilitados, com infra-estrutura para triagem.

Trabalhando há mais de um mês no projeto, a comissão tem recebido doações de caixas coletoras e de alguns folders da Cáritas Brasileira. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT) também participa da comissão.
(As informações são da Assessoria de Imprensa do Ibict)
Assessoria de Imprensa do MCT

+ Mais

Seminário discute ciclo do carbono nos reservatórios de Furnas

Inpe - 03/07/2007 - O terceiro seminário do projeto "O balanço de carbono nos reservatórios de Furnas Centrais Elétricas SA" foi realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), em São José dos Campos (SP), nos dias 28 e 29 de junho.

O evento reuniu participantes das cinco instituições que integram o projeto: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Ecologia Aquática da Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto Internacional de Ecologia e Gestão Ambiental, Inpe e Furnas.

O projeto, que tem como objetivo principal estudar o ciclo do carbono nos reservatórios hidrelétricos de Furnas, é financiado integralmente pela empresa desde o seu início, em 2003. A primeira fase, com duração de cinco anos, termina em julho de 2008 e teve um orçamento de aproximadamente R$ 12 milhões.

"O Inpe participa na coleta automática e transmissão de dados meteorológicos e limnológicos via o link de satélites SCD e CBERS, análise destes dados, coleta de gases na superfície dos reservatórios através de câmaras instaladas na superfície, elaboração e manutenção do site do projeto, e construção e manutenção do banco de dados do projeto todo", explica o pesquisador José Luiz Stech, que coordena o projeto no Inpe.

Nesta fase estão sendo estudados os seguintes reservatórios: Serra da Mesa, Manso, Itumbiara, Corumbá, Furnas, Peixoto, Estreito e Funil.

A próxima fase do projeto, também com duração prevista de cinco anos, está sendo submetida à Aneel, responsável pela aprovação de projetos de pesquisas e desenvolvimento no setor elétrico. Na segunda fase serão objeto de estudo os reservatórios de Serra da Mesa, Peixe Angical, Porto Batalha, Marimbondo, Porto Colômbia e Simplício.
Mais informações sobre o projeto em http://www.dsr.inpe.br/projetofurnas
Assessoria de Imprensa do INPE

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.