Panorama
 
 
 

SÃO PAULO LIMITA QUEIMA DA PALHA NO PERÍODO NOTURNO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Julho de 2007

03/07/2007 A queima da palha de cana está proibida em todo o Estado de São Paulo, das 6 às 20 horas, no período de 6 de julho a 15 de outubro. A resolução assinada pelo secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Estado. A medida foi adotada em função da baixa umidade relativa do ar neste período do ano.

A resolução também define que quando a umidade relativa do ar for inferior a 20%, a queima da palha da cana fica proibida em qualquer horário. O critério será adotado por região, de acordo com o nível de umidade do ar medido no período das 12 às 17 horas. Graziano explicou que o período medido é o que apresenta menor umidade relativa do ar, o que torna o procedimento mais eficaz para preservar a saúde das pessoas que sofrem com a fumaça das queimadas. É durante o dia que o ar fica mais seco, aumentando o desconforto das pessoas e os riscos ambientais.

De acordo com a resolução, a suspensão total da queima da cana será adotada “sempre que o teor de umidade relativa do ar for inferior a 20% - correspondente ao Estado de Alerta declarado pela Defesa Civil – em qualquer período do dia, ficando sem validade os comunicados de queima previamente encaminhados”. Neste caso, a suspensão será declarada às 18 horas do dia da constatação e valerá já a partir das 6 horas do dia seguinte. As informações serão disponibilizadas na página da SMA na Internet (www.ambiente.sp.gov.br)

A retomada da queima de palha de cana no período noturno só ocorrerá quando a umidade relativa média atingir valores iguais ou maiores que 20%, mas os comunicados de queima registrados junto à SMA voltam a ter validade apenas após a divulgação da interrupção da suspensão, através
do mesmo site.

No restante do ano, sempre que o teor de umidade relativa do ar for maior ou igual a 20% e menor que 30% por um período de dois dias consecutivos, a queima de palha de cana será suspensa das 6 às 20 horas.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.