Panorama
 
 
 

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO EM RIO CLARO TERÁ GESTÃO CONJUNTA COM PREFEITURA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Julho de 2007

07/07/2007 A Secretaria do Meio Ambiente do Estado está finalizando os termos de um convênio com a Prefeitura de Rio Claro, para possibilitar a gestão conjunta da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade que, com uma área total de 2.230,53 hectares, constitui o principal espaço de lazer dos 180 mil habitantes desse município.

O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, que se reuniu com o prefeito Dermeval da Fonseca Nevoeiro Junior, numa das salas do Solar Navarro de Andrade, na sede da unidade de conservação, disse que “espera que o convênio seja assinado em um mês” possibilitando a revitalização da área onde se encontram o Museu do Eucalipto, Solar Navarro de Andrade, Capela Santo Antônio dos Eucaliptos, Jardim das Palmeiras e outros atrativos, cuja construção datam do final do século XIX e início do XX, tendo sido tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico – CONDEPHAAT, em 1977.

Graziano salientou que “é necessário fortalecer também a participação da sociedade na gestão do horto, envolvendo especialmente o setor empresarial”. Cobrou, ainda, da prefeitura o saneamento dos rios para que se harmonizem com a beleza da paisagem desse espaço. Nevoeiro Junior garantiu que, por meio de uma parceria público-privada (PPP), “a primeira no setor de saneamento, Rio Claro terá a totalidade do esgoto coletada e tratada no prazo de cinco anos”.

O convênio em elaboração prevê recursos da ordem de R$ 3 milhões, principalmente em mão de obra e equipamentos, sendo 80% do Estado e 20% da prefeitura, a serem aplicados num prazo de cinco anos. Numa segunda fase, deverá discutido um projeto de recuperação dos prédios históricos existentes na unidade de conservação.

A reunião contou com a participação do deputado estadual Aldo Demarchi (PP), José Amaral Wagner Neto, José Antonio Freitas, José Carlos Geraci, respectivamente, diretor executivo, gerente de Produção e assessor jurídico da Fundação Florestal, órgão responsável pela gestão das unidades de conservação vinculadas à Secretaria do Meio Ambiente. Estavam presentes, ainda, Denise Zanchetta, diretora da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, e Antonio Reginato e Jaime de Oliveira Campos, respectivamente, secretários municipais da Agricultura e de Meio Ambiente, além de representantes da Associação Amigos do Horto.

Após o encontro, Graziano visitou as instalações como a Casa de Madeira, construída em 1962, utilizando exclusivamente eucaliptos, o Museu do Eucalipto, inaugurado em 1916, onde são conservados amostras de diversas variedades da planta, o lago e o Jardim das Palmeiras e o Centro de Visitantes.

A Floresta Estadual

A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, antigo Horto Florestal de Rio Claro, era uma propriedade da Companhia Paulista de Estradas de Ferro que, para suprir as suas necessidades de madeira para dormentes e lenha para as caldeiras das locomotivas, contratou o engenheiro agrônomo que deu o nome à unidade de conservação, em 1903. Navarro orientou a empresa a criar hortos florestais, o primeiro em Jundiaí e o segundo em Rio Claro, em 1909, onde constituiu o “Berço do Eucalipto no Brasil”.

Nesse local, desenvolveu estudos pioneiros com eucaliptos, criando um valioso acervo que totaliza, hoje, 60 espécies, das 144 trazidas da Austrália e da Oceania. Com a estatização da malha ferroviária do Estado, em 1971, o horto passou a pertencer à Ferrovias Paulista S.A. - FEPASA que, por sua vez, foi privatizada em 1998. Desta maneira, o Horto Florestal de Rio Claro, excluído da venda para a iniciativa privada, passou para a Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

Em 7 de junho de 2002, o Governo do Estado atribuiu ao horto a condição de unidade de conservação na categoria floresta estadual, com a finalidade de proteger, conservar e manejar de forma sustentável todo o complexo ambiental, florestal, histórico e cultural da área.
Texto: Newton Miura
Foto: Pedro Calado

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.