Panorama
 
 
 

EMPRESA INGLESA FAZ DOAÇÃO DE CERCA DE 150 MIL ANILHAS PARA O CEMAVE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2007

Brasília (19/07/07) - Pelo segundo ano consecutivo o Centro Nacional de Pesquisa para Conservação das Aves Silvestres - Cemave recebeu uma doação de cerca de 150 mil anilhas de diversos tamanhos feita pela empresa inglesa Porzana Ltd. e seu representante, o Sr. Alan Martin, que se fossem adquiridas pelos preços do mercado brasileiro equivaleriam a uma despesa de quase R$ 330.000,00.

A doação teve um custo de 12 000 libras à empresa e segundo a equipe do Sistema Nacional de Anilhamento - SNA, além de nova economia aos cofres públicos do governo brasileiro, as doações representam importante incentivo aos anilhadores cadastrados no SNA para a continuidade dos seus projetos de pesquisa, que utilizam a técnica do anilhamento e que recebem gratuitamente anilhas do Cemave para a sua realização. Com o novo estoque de anilhas, o SNA terá capacidade para atender, para os tamanhos de anilhas abrangidos na doação, a demanda atual e futura dos anilhadores por até 6 anos!

O Cemave procura desde sua criação há trinta anos incentivar a marcação de aves silvestres nas pesquisas com a avifauna brasileira, como forma de incrementar o conhecimento sobre a dinâmica, comportamento e distribuição das espécies brasileiras. Mas, aumentar a quantidade de aves marcadas na natureza não é suficiente. É necessário que o ciclo dessa metodologia se feche, com o adequado recebimento dos dados de encontro de aves anilhadas.

Por isso, todo agente ambiental pode e deve estar preparado para ajudar. Ao receber informação de encontro de ave anilhada o servidor deve solicitar os seguintes dados independentemente de quem encontrou ou do meio usado para relatar: todo e qualquer código numérico ou alfanumérico existente na anilha; a data e o local do encontro (se possível, com as coordenadas geográficas); o estado da ave (viva, morta, machucada etc.); e os dados de identificação do recuperador (nome, endereço, telefone, e-mail etc.). No caso de ave viva e sob cuidado legal, orientar para a não retirada da anilha, a não ser que esta seja o motivo do ferimento.

Após o recolhimento dos dados, se deve entrar em contato com o Cemave, para repassar as informações colhidas, através do site por um formlário para relato de recuperação de anilhas no endereço www.ibama.gov.br/sna/recuperacao.php, ou pelo e-mail sna.Cemave.sede@ibama.gov.br e pelos telefones (83) 3245 5001 e (83) 3245 5004. O endereço pelos Correios é C.P 034, Brasília/DF.

+ Mais

Ibama/PI promove oficina de educação ambiental no Parque Nacional de Sete Cidades

Teresina (16/07/2007) - O Ibama/PI promove nesta quinta (19) e sexta-feira (20), no Parque Nacional de Sete Cidades, uma oficina de educação ambiental e fiscalização para as comunidades que moram em torno do parque. O objetivo é esclarecer as pessoas sobre a necessidade e importância de preservação da unidade de conservação.

Durante os dois dias, serão abordados temas como Educação no Processo de Gestão Ambiental, Legislação Ambiental, Fiscalização, Licenciamento e Sistema Nacional de Unidade de Conservação, Queima Controlada e Incêndios Florestais, Agricultura Orgânica e A importância das Unidades de Conservação e das Zonas de Amortecimento, Uso Correto do Agrotóxico e Ação Prática da Cobertura Vegetal do Solo. Além de palestras, serão realizados trabalhos práticos com a participação da comunidade. A idéia é mostrar aos moradores que eles podem contribuir, de forma decisiva, nas ações de preservação do parque.

O Parque Nacional de Sete Cidades abriga formações rochosas de cerca de 190 milhões de anos e ricas inscrições rupestres. O local tem esse nome por causa dos diferentes grupos de rochas que, separados entre si parecem formar pequenas cidades. Cada uma delas tem suas cabeças de índio ou de Dom Pedro I, Tartaruga, Arco do Triunfo e o que mais sua imaginação possa “definir”. Já as pinturas rupestres existentes na área têm cerca de 6000 anos e são conhecidas internacionalmente.

+ Mais

Workshop apresenta geotecnologias aplicadas a áreas de várzea da Amazônia

Manaus (16/07/2007) – Será realizado nesta terça (17) e quarta-feira (18), no Vinci Hotel & Conventions, em Manaus (AM), o workshop “Geotecnologias aplicadas a áreas de várzea da Amazônia”. Estão previstas 18 palestras sobre o uso dessas ferramentas para a análise da dinâmica dos recursos pesqueiros, a avaliação de impactos ambientais, solos da calha e monitoramento de eventos hidrológicos (seca e cheia), dentre outros aspectos.

O evento é uma parceria do ProVárzea/Ibama com o Piatam e o Centro de Excelência Ambiental da Petrobras na Amazônia (Ceap Amazônia). Devem participar do workshop cerca de 100 pessoas entre técnicos e pesquisadores da área. Também foram convidados gestores, que vão mostrar as possibilidades do trabalho com dados georreferenciados como subsídio para o planejamento de ações mais adequadas à realidade amazônica.

As palestras serão realizadas por pesquisadores do ProVarzea/Ibama, Piatam/Petrobrás, Universidade Federal de Goiás – UFG, Cefet-GO, WWF Brasil, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Federal de Alagoas, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidad Nacional de La Plata, da Argentina, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Embrapa, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Serviço Geológico do Brasil.
Jane Dantas

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.