Panorama
 
 
 

IBAMA TOMA MEDIDAS PARA UNIR RESPONSÁVEIS POR MATANÇA DE GOLFINHOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2007

Brasília (17/07/2007) – A fiscalização do Ibama já dispõe de informações para identificar os barcos e pescadores que aparecem em imagens de vídeo participando da matança de golfinhos no litoral Norte do País. Com a identificação, eles deverão sofrer as devidas sanções. As imagens foram veiculadas na edição de ontem do Jornal Nacional, da TV Globo. O fato foi descoberto e denunciado por pesquisadores a serviço do Ibama que faziam estudo sobre a pesca na região.

Para evitar que fatos como esse se repitam, o Ibama elaborou ainda uma Instrução Normativa que possibilita a criação de zonas de exclusão de pesca em todo o litoral brasileiro onde ocorre grande incidência de golfinhos. No momento, o texto da Instrução Normativa está sendo analisado pela Procuradoria Jurídica do Ibama e deve ser publicado ainda esta semana no Diário Oficial da União.

+ Mais

Centro de Mamíferos Aquáticos promove Festival do Peixe-boi em Humberto Campos

São Luís (19/07/2007) - Com o objetivo de conscientizar a comunidade pesqueira quanto à importância da preservação do meio ambiente e, em especial, do peixe-boi marinho, será realizado no dia 21 de julho o Primeiro Festival do Peixe-Boi, na Ilha do Gato, município de Humberto de Campos.

O evento, a ser realizado pelo Centro de Mamíferos Aquáticos/MA em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos, a Prefeitura de Humberto de Campos e a União de Moradores da Ilha do Gato, contará com atividades interativas como palestras, vídeos, concurso de pintura, limpeza da ilha, torneio de futebol de areia e concurso da rainha do festival.

“Este festival busca integrar as atividades do CMA e do Projeto Peixe-Boi às comunidades pesqueiras daquela região, envolvendo os municípios de Primeira Cruz, Icatu e Humberto de Campos. São aproximadamente trinta comunidades, onde se encontra a maior ocorrência de peixes-bois no litoral maranhense”, explica Josarnaldo Ramos, executor do CMA/MA.

O peixe-boi se encontra na Lista Oficial da fauna brasileira ameaçada de extinção, possuindo atualmente uma pequena população no litoral norte e nordeste do país, com aproximadamente 500 animais. Paradoxalmente, o estado do Maranhão possui a maior concentração de peixe-boi marinho do país, com destaque para o município de Humberto de Campos.

“Não mate o peixe-boi”

A partir deste mês o CMA, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos e apoio da Alumar e Instituto Alcoa, inicia uma campanha informativa denominada “Não Mate o Peixe-boi”. Comunidades tradicionais do litoral maranhense serão percorridas pela equipe do CMA, a fim de levar conhecimento sobre ecologia, ameaças, conservação e proibição da caça do peixe-boi marinho.

Outro objetivo da expedição é determinar o atual status de conservação do peixe-boi marinho no litoral do Maranhão, detectando as principais causas de mortalidade de mamíferos aquáticos no estado.

Na primeira parte da expedição será percorrida a costa leste do Maranhão, partindo do município de Humberto de Campos. A segunda parte, programada para agosto, abrangerá Cururupu e grande parte do litoral oeste maranhense.

“O Centro de Mamíferos Aquáticos espera envolver o maior número de comunidades e pescadores para que a campanha se torne efetiva e atinja seu objetivo primordial, que é a conservação do peixe-boi marinho e seu habitat”, ressalta a Analista Ambiental Camile Lugarini.

Histórico

Os esforços para a conservação do peixe-boi marinho vigoram desde o começo da década de 80, quando foi criado o Projeto Peixe-Boi marinho, atualmente patrocinado pela Petrobrás. A partir de um levantamento realizado no litoral do nordeste constatou-se que a população era bastante reduzida e que em alguns estados a espécie havia desaparecido.

Através da expedição “Igarakuê” em 1992, os trabalhos de conservação do peixe-boi marinho tiveram início no estado do Maranhão, por meio da determinação da área de ocorrência e do status de conservação da espécie. Somente em 2001 começou o processo de implantação do CMA/MA, que priorizou atividades como campanhas informativas, implantação de pontos fixos de observação de peixes-bois em vida livre e resgate de carcaças de mamíferos aquáticos.

Atualmente, o CMA/MA busca a implementação de suas atividades por meio da sensibilização da população e das comunidades maranhenses para a necessidade da conservação do peixe-boi marinho.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.