Panorama
 
 
 

MEMBROS DA CNPI DISCUTEM PROPOSTAS PARA ESTATUTO DOS POVOS INDÍGENAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF)– Brasil
Julho de 2007

18 de julho - Em caráter extraordinário, os membros da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) se reuniram nos dias 12 e 13 de julho, na sede do Incra em Brasília, para discutir os temas já trabalhados pelas subcomissões temáticas, criadas na primeira reunião ordinária no início de junho. Durante os dois dias, representantes do governo e lideranças indígenas tiveram a oportunidade de apresentar proposições relacionadas à extensa pauta de assuntos que envolvem a temática indígena.

Os nove grupos de trabalho tratam de assuntos específicos relacionados com a política indigenista no Brasil, sendo: subcomissão para elaboração da proposta de Projeto de Lei para o Conselho Nacional de Política Indigenista; de justiça, segurança e cidadania; de terras indígenas; de etnodesenvolvimento; de assuntos legislativos; de saúde indígena; de educação escolar indígena; de gênero, infância e juventude; e de orçamento e gestão.

Na abertura do encontro o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, que também preside a CNPI, fez questão de reforçar o compromisso e responsabilidade dos membros com a construção de um novo momento na política indigenista, com a instalação da Comissão. A reunião seguiu com a apresentação de propostas elaboradas pelos membros das subcomissões nos dias que antecederam o encontro.

No segundo dia da reunião, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) fez uma apresentação sobre a política nacional de atendimento às populações indígenas, cuja prioridade é promover a atuação básica de serviço médico em todo o território nacional, tanto nas aldeias como em espaços urbanos. Antes do encerramento, os integrantes da CNPI puderam debater propostas e sugestões para a consolidação do Estatuto dos Povos Indígenas. Para o líder indígena Sandro Tuxá, cada subcomissão deve se responsabilizar pelo tema relacionado no Estatuto, ouvindo as demandas das comunidades.

Ao final do encontro, o presidente Márcio Meira destacou como pontos prioritários da CNPI a elaboração de anteprojetos de lei para criação do Conselho Nacional de Política Indigenista e do Estatuto. A próxima reunião ordinária da CNPI será no dia 31 de agosto e 1º de setembro. A pauta incluirá a discussão sobre os empreendimentos do Programa de Aceleração Econômica (PAC), a proposta de trabalho de elaboração do Estatuto dos Povos Indígenas e a minuta do anteprojeto de Conselho Nacional de Política Indigenista.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.