Panorama
 
 
 

RESÍDUOS DE MADEIRA, UMA OPÇÃO ECONÔMICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2007

Preservação Ambiental - 16/07/2007 - Uma parte do conhecimento produzido pela Coordenação de Pesquisas em Produtos Florestais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (CPPF/Inpa) esteve exposto na 59ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), por meio de seis banners.

As temáticas são as mais variadas possíveis como, por exemplo, a utilização do rolo resto para construção de casas, o potencial energético das madeiras utilizadas em panificadoras de Manaus (AM), o diagnóstico da qualidade das madeiras que podem ser exportadas e a qualidade da madeira por método não destrutivo.

Durante a 59ª SBPC realizada em Belém (PA), de 8 a 13 deste mês, os estudantes do Inpa debateram assuntos relacionados ao fruto da castanha do Pará como potencialidade energética, desenvolvimento de modelos matemáticos para estimar a densidade básica da madeira, ou seja, saber a qualidade da madeira sem precisar derrubar a árvore.

Entre os trabalhos expoasto estava "Qualidade da madeira da espécie Brosimum rubescens, Taub. Moraceae", que desenvolveu modelos para estimar a variação da densidade básica da madeira e da resistência, no sentido longitudinal do fuste (tronco da árvore).
A pesquisa também buscou determinar a seção transversal no tronco para retirada de amostras por método não destrutivo. Os resultados foram satisfatórios, pois se verificou que a DEAP (diâmetro altura do peito) é a mais apropriada para representar a densidade básica.

Outra pesquisa apresentada foi "Avaliação das Madeiras Utilizadas nas Panificadoras da Zona Centro Sul de Manaus". Durante o trabalho de campo foram verificadas quais eram as espécies madeireiras mais comuns na cidade utilizadas como lenha.

Contudo, a pesquisa chegou ao resultado, de que o teor de cinzas das espécies estudadas são viáveis do ponto de vista econômico na queima das caldeiras e fornos de lenha.

Já o projeto "Diagnóstico das Serrarias Implementadas na Cidade de Manaus" visou saber os efeitos da implantação das legislações ambientais nas serrarias da cidade, tendo como base à obediência as regulamentações ambientais.

A pesquisa concluiu que das serrarias visitadas 10% são de porte médio e que os restantes estão agrupadas em pequeno porte. Outro dado importante constatado foi a preocupação entre os donos das panificadoras em relação às questões ambientais. Por isso, eles doam os resíduos gerados no processamento mecânico para confecção de artesanato e abastecimento de olarias.

O desenvolvimento dos projetos só foi possível graças ao financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) e do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Inpa (Pibic Júnior).

Os trabalhos foram orientados pelas pesquisadoras Claudete Catanhede (Laboratório de Engenharia de Artefatos de Madeira (Leam), Irineide Cruz (Setor de Química), e os técnicos Roberto Daniel e Marta Mantins, ambos do Leam.
Luís Mansuêto - Assessoria de Comunicação do INPA

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.