Panorama
 
 
 

TÉCNICOS DA SEMA E EMATER VÃO ATUAR JUNTOS NO LICENCIAMENTO FLORESTAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Julho de 2007

17/07/2007 - A cooperação técnica firmada entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Emater realiza novas atividades nesta semana.

Na quarta e quinta-feira (18 e 19), no Estrela Palace Hotel, município de Estrela, servidores de Agências Florestais do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema e funcionários de 10 escritórios regionais da Emater estarão reunidos para a troca de instruções técnicas e jurídicas relativas a licenciamento florestal e vistorias.

Os técnicos da Emater prestarão auxílio às Agências Florestais da Sema no trabalho de licenciamento florestal para o corte de vegetação em estágio inicial de regeneração em propriedades rurais e também no licenciamento voltado ao programa Luz para Todos. Ainda auxiliarão nas vistorias (perícias) solicitadas pelo Ministério Público para verificação de implantação de medidas reparadoras a danos ambientais.

ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Consema aprova mais três municípios para o licenciamento ambiental local

20/07/2007 - Na reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), realizada nesta sexta-feira (20), foram aprovados os processos de mais três municípios para a gestão ambiental local.

Faxinal do Soturno (6.841 habitantes), Pejuçara (4.186 hab.) e Boa Vista do Sul (2.840 hab.) passarão a emitir licenças ambientais para atividades e empreendimentos de impacto local. Agora, são 165 municípios no Rio Grande do Sul aptos ao licenciamento ambiental local. Estavam presentes na reunião os prefeitos de Pejuçara, Leonir Perlin, e de Boa Vista do Sul, Paulo Bagatini, a lém de representantes da prefeitura de Faxinal do Soturno.

A proposta de alteração da Resolução Consema 004/2000, que dispõe sobre os critérios para o exercício da competência do licenciamento ambiental municipal, que deveria ser votada hoje teve pedido de vistas feito pelas ONGs Agapan, Amigos da Terra e Mira-Serra. Assim, o assunto voltará à pauta na próxima reunião do Consema. As modificações remetem para uma atualização da resolução, a fim de que sejam retiradas do texto expressões que ferem a independência dos entes federados no que tange ao licenciamento ambiental local, mantendo a idéia de sistema compartilhado.

Foram aprovadas duas moções. Uma foi apresentada pela Câmara Técnica de Agropecuária e Agroindústria para flexibilização da renovação das Licenças de Operação pela Fepam para os produtores de arroz que utilizam água da calha do rio Quarai, aceitando a inscrição no Cadastro Nacional de Produtores da Agência Nacional de Águas (ANA), ao invés da outorga concedida pelo Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

A outra moção foi apresentada pela ONG Mira-Serra para apoio na divulgação de linhas de fomento e agilização dos processos de plantio de espécies arbóreas nativas e dos trâmites necessários à obtenção de licença para a exploração comercial das árvores plantadas.

A reunião do Consema foi presidida pelo Secretário adjunto da Sema, Francisco Simões Pires.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Metroplan deverá exercer funções de Agência de Região

16/07/2007 - As Câmaras Setoriais de Desenvolvimento Econômico e Inovação; Irrigação e Usos Múltiplos da Água e de Infra-estrutura e Logística aprovaram, por unanimidade, na reunião desta segunda-feira (16), a proposta para que a Metroplan exerça as funções de Agência de Região Hidrográfica. A informação é do Secretário Estadual do Meio Ambiente e presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Carlos Otaviano Brenner de Mores, presente na reunião.

Essa é uma alternativa para viabilizar a existência das Agências de Região Hidrográfica, previstas na Lei Gaúcha das Águas (10.350/94), diante das dificuldades financeiras do Estado em arcar com a criação de toda a estrutura para esse novo organismo. Deverão ser utilizadas a figura jurídica da Metroplan e a estrutura do Programa Pró-Guaíba, vinculado à Sema. O Pró-Guaíba já conta com um plano diretor, que norteia o planejamento da Região Hidrográfica do Guaíba, encurtando o caminho na sistematização do trabalho da Agência.

O assunto está sendo discutido no Conselho Estadual de Recursos Hídricos e no Grupo de Trabalho (GT) para Gestão de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Guaíba, criado por resolução do (CRH). A decisão das Câmaras Setoriais será informada ao GT.

Uma das atribuições das Agências de Região Hidrográfica é assessorar tecnicamente os Comitês de Bacias na instalação da cobrança pelo uso da água e na aplicação dos recursos arrecadados.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

RS e SC querem administrar Comitê Federal do rio Mampituba

16/07/2007 - O Secretário adjunto da Sema, Francisco Simões Pires, o diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), Ivo Mello, e o coordenador do Plano Estadual de Recursos Hídricos e secretário executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Renato Paim, participaram, em Florianópolis, na semana anterior, da Oficina de Trabalho para articulação dos Planos Estaduais da Região Sul com o Plano Nacional de Recursos Hídricos.

No encontro, o Rio Grande do Sul apresentou duas propostas que foram aprovadas. O secretário adjunto, Francisco Simões Pires, sugeriu a assinatura de termo de cooperação técnica entre os governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná com a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente. O objetivo é uma ampla articulação entre os Planos Estaduais de Recursos Hídricos dos Estados do Sul com o Plano Nacional para a troca de informações sobre a aplicação dos instrumentos de gestão, quais sejam: outorga, enquadramento, licenciamento ambiental e planos de bacias. O termo de cooperação técnica será elaborado pelos diretores dos departamentos de recursos hídricos dos três Estados do Sul para posterior assinatura. “A cooperação vai possibilitar o fortalecimento dos Planos Estaduais, enquanto acordos sociopolíticos, frente ao Plano Nacional de Recursos Hídricos”, esclareceu Paulo Paim.

Simões Pires também propôs um convênio de integração entre os Estados do RS e SC, visando a articulação focada nas bacias compartilhadas dos rios Mampituba e Uruguai. “Pretendemos implantar o processo de gestão de recursos hídricos nessas duas bacias , definindo ações compartilhadas na prática”, destacou o Secretário adjunto da Sema.

Relacionado à Bacia do Mampituba, o diretor do DRH, Ivo Mello, lembra que existe uma mobilização social há anos que já cumpriu rituais para a formação de um comitê federal. O processo está em análise na Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Paim destacou que no encontro de Florianópolis o RS e SC decidiram solicitar a delegação de competência para administrar o Comitê federal do Mampituba. A solicitação será comunicada à CTIL como forma de motivar a criação definitiva do Comitê do rio Mampituba.

ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

Sema reuniu-se com comunidade dos Campos de Cima da Serra

(16/07/2007) A região dos Campos de Cima da Serra recebeu representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) na última sexta-feira (13), quando foram tratados diversos temas referentes à gestão ambiental.

O encontro ocorreu no município de Cambará do Sul a convite da Associação das Câmaras de Vereadores dos Campos de Cima da Serra. Pela Sema, estiveram presentes o Secretário adjunto da Sema, Francisco Simões Pires, o engenheiro agrônomo Túlio Amorim Carvalho, que está respondendo pelo Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), e o coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS), Niro Afonso Pieper. Vereadores, servidores públicos e comunidade dos municípios de Bom Jesus, Campestre da Serra, Jaquirana, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes, além de Cambará, participaram do encontro. Também estavam lá os prefeitos de Cambará, Aurélio Alves de Lima; de Jaquirana, Isaias Castilhos Pereira, o prefeito licenciado e o em exercício de São José dos Ausentes, Erivelto Velho e Paulo Paim Guimarães, respectivamente.

“Foi uma aproximação da Sema com a comunidade daquela região”, disse o Secretário adjunto, Francisco Simões Pires. Ele estimulou os municípios a buscarem a habilitação para o licenciamento das atividades de impacto local. “Essa é a forma que a Sema emprega para promover a gestão ambiental descentralizada”, acrescentou Simões Pires. Pelo controle do SIGA/RS, ainda não há município dos Campos de Cima da Serra habilitado a emitir licenças ambientais locais.

O Secretário adjunto também destacou a importância da realização de projetos de educação ambiental, inserindo a comunidade de maneira a se chegar à formação de condutores locais de turismo, ampliando e qualificando a atividade turística na região, que já tem vocação para isso.
ASSECOM SEMA
Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.