Panorama
 
 
 

IBAMA ESCLARECE POPULAÇÃO SOBRE IMPORTÂNCIA DO CADASTRO TÉCNICO FEDERAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2007

João Pessoa (26/07/2007) A Área de Cadastro do Ibama/PB informa que está disponível para prestar esclarecimentos sobre o Cadastro Técnico Federal às pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividades relacionadas com a exploração de recursos naturais e aquelas consideradas potencialmente poluidoras, que estejam encontrando alguma dificuldade em fazer ou atualizar seu cadastro via Internet.

O Cadastro Técnico Federal deve ser feito e atualizado nos devidos prazos através do site do Ibama: www.ibama.gov.br na seção “Serviços on-line”. Nesse endereço os usuários podem preencher as informações para o cadastramento e consultar toda a legislação sobre o assunto, assim como efetuar a impressão de boletos e emitir certidão negativa de débitos.

Segundo a legislação brasileira, é obrigatório o cadastro por parte de empresa ou pessoa física que se dedica a atividades que podem gerar qualquer tipo de poluição ou que realiza serviços de extração, transporte e comercialização de produtos perigosos (a exemplo de indústrias, postos de combustíveis, etc). A princípio, o cadastro é igualmente obrigatório para quem trabalha com a exploração de produtos e subprodutos da flora (plantas, madeira, lenha ou carvão vegetal, etc), fauna (animais, couros, peles, etc.) e recursos minerais.

Em alguns casos específicos, pode acontecer a dispensa de obrigação do cadastramento, como é o caso de muitas variedades de artesanato e ambulantes que utilizam carvão vegetal. Mas a grande maioria das atividades comerciais e industriais precisa ser cadastrada pelas pessoas responsáveis por estes empreendimentos, para evitar multas e restrição de direitos.

As pessoas físicas e jurídicas envolvidas com atividades dessa natureza devem procurar conhecer a legislação para saber se estão ou não obrigadas a ter o registro no Cadastro Técnico Federal. A Área de Cadastro funciona na sede do Ibama/PB, na Av. D. Pedro II, nº3.284, Mata do Buraquinho.
Gutemberg Pádua

+ Mais

III Conferência Nacional do Meio Ambiente é apresentada a membros da comissão organizadora de SP

São Paulo (23/07/07) - Foi realizada no dia 19 de julho, na superintendência do Ibama em São Paulo, a apresentação da III Conferência Nacional do Meio Ambiente aos membros da Comissão Organizadora Estadual (COE). Durante o encontro, o articulador da região Sudeste, Carlos Henrique Alves, fez uma retrospectiva das edições anteriores e apresentou o tema para a próxima conferência: Mudanças Climáticas. Também foram definidas as diretrizes iniciais da conferência estadual.

A reunião contou com a presença de 22 pessoas de diversos segmentos, dentre eles funcionários dos governos federal, estadual e municipais (inclusive alguns secretários de meio ambiente de municípios paulistas), ONGs, assessores parlamentares, representantes de cooperativas, fórum da agenda 21, sindicatos, universidades e Organização das Nações Unidas (ONU). A próxima reunião será no dia 24 de julho para definir a secretaria executiva e a elaboração do calendário de atividades.
Simone Cardoso

+ Mais

Seminário no Parque Nacional do Iguaçu discutirá a Educação Ambiental

Curitiba (24/07/2007) - O Parque Nacional do Iguaçu realiza na próxima sexta-feira, 27, o IV Seminário Temático de Educação Ambiental, para discutir e formatar projetos ambientais do “Curso/laboratório de Educação Ambiental no Processo Educativo”. O evento, que tem como objetivo a capacitação de professores no âmbito da educação ambiental, será realizado nas dependências da Faculdade Anglo-Americano em Foz do Iguaçu (PR).

O curso será ministrado pela Escola Parque e ofertado aos professores do ensino público dos 14 municípios do entorno da Unidade de Conservação e de dois municípios argentinos. O seminário reunirá, além dos professores participantes do curso desse ano, os professores formados desde 2004. A estimativa é mobilizar cerca de 500 educadores.

De acordo com o chefe do Parque, Jorge Pegoraro, 2007 será o último ano do curso direcionado aos professores. “Estamos finalizando uma fase de quatro anos de capacitação para os professores, e já pensamos na próxima etapa, de 2008 a 2010, onde a Escola Parque estará realizando ações ambientais mais práticas juntos aos municípios do entorno da unidade”.

A programação inclui na abertura a palestra-show do publicitário e arte-educador, Lázaro Tadeu, com o tema “A Importância da Mobilização e Educação Para Promoção e Desenvolvimento Sustentável”. Pela tarde os professores reúnem-se em uma plenária para a apresentação dos projetos a uma banca formada por técnicos da área ambiental. A função dos técnicos é analisar a eficácia dos projetos que serão implantados pelos professores em seus locais de origem.

Os projetos apresentados possuem como tema inicial o Parque e sua diversidade biológica. Em outras edições, já foram apresentados projetos que previam o plantio de árvores nativas em espaços urbanos e mata ciliar e a produção de trabalhos com material reciclável, entre outros. Os professores desenvolvem o projeto em sala de aula com os alunos, tendo o acompanhamento dos técnicos da Escola Parque. O resultado dos projetos será apresentado no final do curso, em novembro, durante a V Mostra de Educação Ambiental promovida pelo Parque.

Escola Parque – Criada em 2000, a Escola Parque é responsável pela aplicação de Educação Ambiental aos moradores do entorno do Parque Nacional do Iguaçu. A iniciativa consiste numa estratégia adotada pela Unidade de Conservação para sensibilizar a população da região quanto à importância do Iguaçu no contexto da proteção, conservação de recursos naturais, geração de renda e qualidade de vida.

A Escola Parque recebe diariamente estudantes provenientes dos municípios do entorno da unidade sem nenhum custo financeiro. No local os estudantes recebem informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu, realizam jogos didáticos e percorrem as trilhas das Cataratas do Iguaçu.
Adilson Borges Lago

+ Mais

Reunião entre Ibama e servidores define fim de greve contra Medida Provisória

Brasília (25/07/07) – Foi realizada na tarde de ontem uma reunião em que a presidência do Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, juntamente com as entidades representativas dos servidores, assinaram um Termo de Compromisso visando o fim do movimento grevista iniciado em 14 de maio de 2007. Ficou acordado no termo o encerramento da greve contra a Medida Provisória nº. 366/07, e a continuidade ao processo de negociação sobre os dias parados.

Além disso, o Governo, que estava representado pelo MMA, Ibama e Instituto Chico Mendes, assumiu o compromisso de não descontar mais os dias parados. O termo de compromisso prevê a elaboração de um plano de reposição dos dias parados como condição para a restituição dos salários já descontados.

Já os servidores, que estavam representados pela Associação Nacional dos Servidores do Ibama – ASIBAMA NACIONAL e pela Associação dos Servidores do Ibama no Distrito Federal – ASIBAMA DF, além da Confederação dos Trabalhadores Públicos Federais – CONDSEF e do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Distrito Federal – SINDSEP DF, irão se abster de realizar novas greves contra a Medida Provisória. Havendo descumprimento por parte dos servidores de seus compromissos, haverá o desconto dos salários pagos referentes ao mês de junho.

+ Mais

Oficinas divulgam Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais

João Pessoa (25/07/07) – O nordeste contará com mais uma ação de proteção às áreas de recifes. O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, promoverá em agosto quatro oficinas de capacitação na região do nordeste para disseminar a Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais. A iniciativa dá seqüência à segunda fase de divulgação da campanha e tem por objetivo treinar multiplicadores locais, além de proporcionar aos participantes o conhecimento dos recifes de coral e sua importância.

O programa de capacitação será desenvolvido com parceiros locais para gestores de áreas protegidas, agentes de turismo e ambientais, professores e voluntários. Coordenadas pelo Núcleo da Zona Costeira e Marinha, as atividades serão realizadas em Maracajaú (RN), em agosto, nos dias 20 e 21; João Pessoa (PB), 22; Porto de Galinhas (PE); 23 e 24; e Tamandaré (PE), 27.

A iniciativa, que faz parte da Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Naturais, procura esclarecer os visitantes e outros usuários de áreas protegidas sobre a importância da conservação do estado original dessas áreas e também de incentivar a prática consciente de atividades recreativas no ambiente natural.

Na segunda fase de divulgação, que teve início em 2005, a Campanha conta com o apoio da TV Senado, que veiculará o vídeo com os princípios da Campanha no programa EcoSenado em programas durante o final de semana (nos sábados às 16h30 e nos domingos às 13h e 21h), além de uma entrevista com a coordenadora do Núcleo, Ana Paula Leite Prates, em horário ainda a ser divulgado.

A primeira fase da Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais começou em 2001, com foco nas Unidades de Conservação estabelecidas nos ambientes recifais brasileiros. Na segunda fase, a Campanha está sendo expandida para as demais áreas de ocorrência dos recifes, um dos ecossistemas mais frágeis e ameaçados do mundo, e conta com o apoio financeiro da National Fish and Wildlife Foundation.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.