Panorama
 
 
 

PROJETO PIATAM INICIA PESQUISA INÉDITA NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2007

Meio Ambiente / Ecossistema - 27/07/2007 - Um dos grandes desafios para a pesquisa na Amazônia é o de encontrar meios eficientes de detectar modificações em ecossistema tão complexo. Pela primeira vez no estado do Amazonas, os parasitos de peixes serão usados como indicadores de alterações ambientais.

A iniciativa é do Projeto Piatam, que faz o monitoramento da produção e transporte de petróleo e gás oriundos da Província de Urucu, em plena Floresta Amazônica, e é atualmente um dos maiores projetos de pesquisa na região.

A Ictioparasitologia, que estuda a fauna de parasitos de peixes, é a mais nova área de pesquisa do Piatam. Em todo o País, só existiam até agora dois grupos desse campo de pesquisa, em Campinas (SP) e Londrina (PR).

Os pesquisadores do Piatam pretendem identificar as espécies que podem indicar alterações ambientais, trabalhando integrados com as outras áreas do projeto, como Ecologia de Peixes, Limnologia e Macrófitas.

Os parasitos, que estão presentes em quase todos os níveis da cadeia alimentar, mostram-se extremamente sensíveis e respondem rapidamente às mudanças e alterações ambientais. A variação de indivíduos pode, portanto, indicar que o ambiente está comprometido.

A pesquisa em Ictioparasitologia irá, inclusive, ajudar a identificar novas espécies de parasitos na Amazônia. Existem cerca de 3 mil espécies de peixes e avalia-se que em cada uma exista pelo menos 15 espécies de parasitos.

Contudo, menos de trezentas são conhecidas. Ao contrário do que se pensa, eles não são prejudiciais e dificilmente causam a morte de peixes, a menos que haja alguma alteração provocada pela atividade do homem ou da própria natureza

Estima-se que existam cerca de 45 mil espécies de parasitos e por isso o trabalho dos pesquisadores da área de Ictioparasitologia será feito a longo prazo. Estão programadas atividades de coleta, preparação, fixação, conservação e identificação das espécies, o que ajudará a selecionar as que podem ser os bioindicadores ideais para o estudo.

O Piatam é um grande projeto de pesquisa socioambiental coordenado pela Petrobras e pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizado ao longo do trecho do rio Solimões, entre Coari e Manaus.

Com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) e da Petrobras, o projeto gera informações de qualidade para a gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável da região pesquisada.

Projeto Piatam
O Piatam é um grande projeto de pesquisa socioambiental criado para monitorar as atividades de produção e transporte de petróleo e gás natural oriundos de Urucu, a maior província petrolífera terrestre brasileira, localizada em plena Floresta Amazônica.

Reunindo mais de cem pesquisadores, o Piatam promove excursões para coleta de dados no trecho do Rio Solimões por onde navegam os petroleiros: entre Coari, onde se localiza o Terminal do Solimões (Tesol), que recebe e embarca o óleo produzido em Urucu, e Manaus (AM), onde está a refinaria Isaac Sabbá (Reman).

As excursões acontecem quatro vezes ao ano, durante as diferentes estações hidrológicas do rio (enchente, cheia, vazante e seca). Cerca de 400 km são percorridos pelo barco de pesquisa e nove comunidades ribeirinhas são visitadas.
Departamento de Comunicação da Finep

+ Mais

Inpa comemora hoje 53 anos de pesquisa na Amazônia

Aniversário - 27/07/2007 - Nesta sexta-feira (27), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) comemora seu aniversário de 53 anos com uma programação especial. O evento começa na Praça da Bandeira (Campus Aleixo I), em Manaus (AM), às 9h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Amazonas e do Inpa, e a execução do Hino Nacional pela banda do Comando Militar da Amazônia (CMA), acompanhada pelo Coral do Instituto.

Às 10h, no Bosque da Ciência, será inaugurada a Casa da Ciência e lançado livros da Editora Inpa. Ao final, o Coral do Instituto faz uma apresentação. À tarde, haverá um Culto Ecumênico, com a participação do Coral do Inpa, e confraternização com a comunidade do Instituto, na Ilha da Tanimbuca.

Em seus 53 anos, o Inpa foi presenteado com a aprovação do Projeto de Grande Vulto: "Ampliação e modernização da Infra-Estrutura do Inpa para o estudo da biodiversidade e sustentabilidade dos ecossistemas amazônicos frente às mudanças globais", pela Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual (CMA) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog). O resultado foi divulgado na quarta-feira (25).

O projeto prevê recursos de R$ 70 milhões, que serão alocados a partir de 2008, por um período de três anos. As ações prioritárias são: construção de um auditório com capacidade para 500 lugares; reforma e manutenção de prédios; reestruturação da rede de internet, construção de depósito para produtos químicos, aquisição de geradores de energia, entre outros.

A aprovação é o resultado do trabalho de coordenadores, pesquisadores, analistas, tecnologistas, administrativos e colaboradores que viabilizaram a elaboração do projeto.

No domingo (29), o Inpa promove a 5ª edição do Circuito da Ciência. O encontro será das 8h30 às 12h30, no Bosque da Ciência. O projeto visa a promover a sensibilização ambiental e a interação entre as comunidades e os parques. Além disso, promove a inclusão social no processo de socialização da ciência e a divulgação dos conhecimentos gerados pelo Inpa.

Durante o circuito, 250 estudantes e comunitários das zonas sul e oeste de Manaus farão passeio nas trilhas, assistirão apresentações teatrais, participarão de oficinas educativas sobre a propagação da leishmaniose, doença de chagas, malária e dengue.

Bosque da Ciência
A entrada será gratuita no Bosque da Ciência na sexta-feira, no sábado e no domingo, em comemoração ao 53º aniversário do Inpa. O bosque funciona das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Lançamento de livros
Nas comemorações do aniversário do Instituto, serão lançados cinco publicações, entre elas: "As aventuras de Zizi", de Vera Marial Fonseca de Almeida e Val, que conta a história de Zizi, uma menina de 11 anos e o peixinho falante, que se muda para Manaus; "Produtos e processos patenteados", organizado por Noélia Falcão; e "Biodiversidade do Médio Madeira: bases científicas para propostas de conservação", de Lúcia Rapp Py-Daniel, Cláudia Pereira de Deus, Augusto Loureiro Henriques, Daniel Mansur Pimpão e Odirlene Marinho Ribeiro.

Também serão lançados dois livros financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) por meio do Programa de Apoio à Publicação (Publica). "A distribuição dos povos entre Rio Branco, Orinoco, Rio Negro e Yapura", de Theodor Koch-Grunberg, com tradução de Erwin Frank, e "Pimentas de Roraima", de Reinaldo ImbrózioBarbosa, Francisco Joaci Freitas Luz, Herundino Ribeiro do Nascimento Filho e Cice Batalha Maduro são editados pela Editora Inpa, do Inpa, e pela Edua, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O primeiro é uma coletânea de expedições do etnólogo Theodor Koch-Grunberg e do botânico Ernest Ule sobre as etnias indígenas do extremo norte brasileiro e parte da Venezuela. O segundo é um catálogo resultado da pesquisa em parceria entre o Inpa-Base Roraima, a Embrapa Roraima e o Museu Integrado de Roraima sobre as principais espécies de pimentas domésticas cultivadas no Estado. Esse livro é ilustrado com fotografias e descrição morfométricas de mais de 170 pimentas.
Luís Mansuêto - Assessoria de Comunicação do INPA

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.