Panorama
 
 
 

TV PÚBLICA LEVA ÍNDIOS DO XINGU À CASA DOS BRASILEIROS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2007

29 de Julho de 2007 - Pedro Biondi - Repórter da Agência Brasil* - Pedro Biondi/Abr - Aldeia Ipatse (Parque Indígena do Xingu) - Pôr-do-sol na principal comunidade dos Kuikuro

Brasília - Hoje (29) e nos 15 próximos domingos uma rede pública de televisão exibirá duas séries de documentários que retratam a vida dos povos da região do Xingu, no norte do Mato Grosso e no sul do Pará. Xingu – A Terra Mágica e Xingu – A Terra Ameaçada, de Washington Novaes, foram gravadas, respectivamente, em 1984 e 2006. Registram o cotidiano de cinco povos – Kuikuro, Mentuktire, Panará (antes conhecidos como Kren-Akrore), Waurá e Yawalapiti – e as transformações pelas quais eles passaram nesses 22 anos.

O jornalista aponta três características como essenciais nas sociedades indígenas – informação aberta, auto-suficiência do indivíduo e ausência de opressão – e pede que a civilização ocidental preste atenção nelas, pois iriam ao encontro das utopias humanas. Novaes destaca a circulação de dinheiro nas comunidades como o grande fator de perturbação no cotidiano do Parque Indígena do Xingu e diz que existe um conflito enunciado, ainda sem desfecho, entre as novas e as antigas gerações.

“Eu quis mostrar o índio do nascimento à morte – como é educado, adolescência, organização social e política, arte, relação homem-mulher...”, conta o jornalista. “Cada um vai enxergar de uma forma, mas eu espero dar, com isso, alguma contribuição [para a garantia dos direitos desses povos].”

Os episódios vão ao ar às 18 horas na TV Cultura, na TVE Brasil, na TVE do Maranhão, na TV Nacional, da Radiobrás, e na TVE do Rio Grande do Sul. A série original tem 11 episódios (dos quais dez irão ao ar novamente). E a nova série possui seis partes.

No último fim de semana, os Kuikuro da Aldeia Ipatse e convidados fizeram, no Parque Indígena do Xingu, uma festa que lançou o primeiro capítulo da nova série. O evento foi organizado em conjunto com a TV Cultura. Amanhã (30), Washington Novaes será o entrevistado do programa Roda Viva, também transmitido na rede pública.
*O repórter viajou ao Parque Indígena do Xingu a convite da TV Cultura.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.