Panorama
 
 
 

COMITÊS DE BACIAS APOIARÃO PREFEITURAS NAS METAS DO PROJETO MUNICÍPIO VERDE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2007

03/08/2007 - Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) serão importantes agentes na implantação das metas propostas pelo “Município Verde”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado. O envolvimento desses colegiados como agentes ativos para a melhoria da qualidade ambiental no Estado de São Paulo foi anunciado pelo secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, nesta sexta-feira (03/08), durante reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT). Nesse encontro, quando o Comitê comemorou o seu 12º aniversário de instalação, a Sabesp apresentou aos conselheiros seu cronograma de investimentos para os municípios da bacia.

O secretário Xico destacou em sua fala o papel preponderante que os CBHs terão na implantação da agenda ambiental estadual, com foco em três pontos: extinção de lixões, fim do lançamento de esgotos não tratados nos corpos d´água e educação ambiental. Para Graziano, as decisões de investimentos da Sabesp devem ser orientadas segundo as necessidades dos comitês.

Os CBHs terão o apoio irrestrito da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), que fará a interlocução com os demais órgãos governamentais. Para que isso ocorra, o secretário conta com a certeza de que, hoje, a questão ambiental é uma prioridade do governo, destacando a perfeita sinergia entre as Secretarias de Saneamento e Energia e do Meio Ambiente.

As prefeituras que já aderiram ao Protocolo Verde devem ser ajudadas pelos comitês, para definir suas prioridades ambientais, visando o cumprimento das dez diretrizes que permitirão aos municípios se habilitarem ao Prêmio Governador Franco Montoro, que já terá a sua primeira avaliação em março do ano que vem.

A integração das ações dos municípios, dos Comitês e outros órgãos estaduais com a SMA facilitará o cumprimento das metas que elevarão a qualidade de vida dos paulistanos. O secretário Graziano entende que a presença dos prefeitos nas reuniões dos comitês, embora não conte como nota para o Protocolo Verde, é importante como demonstração de interesse para o atendimento da agenda ambiental.

CBH-SMT completa 12 anos

No dia 2 de agosto de 1995, nascia o Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), atualmente um dos mais atuantes do estado, em evento realizado no Parque do Varvito, em Itu. Com representantes dos municípios abastecidos pela bacia, do Estado (por intermédio das secretarias e autarquias) e da sociedade civil (ongs, universidades, associações), o Comitê surgiu com a idéia de gerenciar o uso e manter a qualidade dos recursos hídricos da região. Até então, apenas cinco comitês de bacias haviam sido instalados oficialmente no Estado de São Paulo e outros estavam em processo de formação.

O ponto de partida para a criação dos comitês foi dado com a aprovação da Lei 7.663, em 30 de dezembro de 1991, que estabeleceu a nova política e o sistema de gestão dos recursos hídricos. A lei federal assegurou à sociedade civil organizada os mesmos direitos e poderes do Estado e das prefeituras na definição de prioridades, programas e obras voltadas à recuperação e manutenção dos rios, de acordo com suas bacias hidrográficas.

Nessa época, a qualidade e disponibilidade de água da Bacia Sorocaba-Médio Tietê era considerada boa, mas os conflitos gerados pelos diversos usos das águas já eram facilmente identificados. Os conflitos eram ocasionados porque a poluição do Rio Tietê, gerada na Região Metropolitana de São Paulo, afetava a vida, a economia e o desenvolvimento das cidades ribeirinhas do Médio Tietê.

Diante desse contexto, os professores do Núcleo de Estudos Ambientais (Neas), da Universidade de Sorocaba (Uniso), e entidades ambientalistas locais tomaram a iniciativa de reunir a sociedade e instalar o CBH/SMT. Os representantes da Uniso articularam o intercâmbio entre sociedade civil e representantes dos municípios e do Estado, com a finalidade de discutir a necessidade de criar o comitê.

Em 18 de fevereiro de 1995, os representantes dos três segmentos (sociedade civil, municípios e Estado) constituíram o Grupo Executivo (GEx) que iniciou os trabalhos necessários para a criação do CBH-SMT. Atualmente, com 16 representantes dos municípios, Estado e sociedade civil, o CBH-SMT abrange 34 municípios, dos quais 16 estão situados na sub-bacia do Médio Tietê superior e 18 na bacia do Rio Sorocaba, com uma área de 12.099 quilômetros quadrados. Com 367 quilômetros de extensão e uma área de drenagem de 6.830 quilômetros quadrados, a bacia do Médio Tietê compreende o trecho do rio Tietê desde o Reservatório de Pirapora até a Barragem de Barra Bonita.
Texto: Alberto Sheik (Colaborou Valéria Duarte)
Foto: Zé Jorge

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.