Panorama
 
 
 

ESTUDANTES BATIZAM CAMPANHA DE RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DO VALE DO RIBEIRA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2007

02/08/2007 - A recuperação das matas ciliares do Vale do Ribeira, entre São Paulo e Paraná, é o objetivo maior da campanha "Cílios do Ribeira", que será lançada nos dias 10 e 11 de agosto. O nome da campanha foi selecionado a partir de concurso promovido em 29 escolas públicas da região, em um processo de mobilização que envolveu cerca de dois mil alunos.

“Cílios do Ribeira” é o nome da campanha de recuperação da mata ciliar do Vale do Ribeira que será lançada nos próximos dias 10 e 11 de agosto, em Registro (SP). O batismo da campanha foi realizado por meio de um processo participativo que envolveu aproximadamente 2 mil alunos de 29 escolas públicas de 14 municípios da região.

O nome escolhido foi criado pela estudante Raquel Hellen do Nascimento, 17 anos, que cursa a 3ª série do ensino médio na escola estadual Prof. Luiz Darly Gomes de Araújo, no município de Barra do Turvo. Raquel e sua professora, Lenisa Maria dos Passos, receberão como prêmio pela vitória no concurso um computador cada uma. “Recebemos a notícia hoje e toda a escola ficou muito feliz, mal acreditamos”, diz a professora. “As novas gerações estão muito conscientes em relação aos temas ambientais e acho que a campanha vai contar com o apoio de muitos jovens da região”, acredita ela.

A campanha “Cílios do Ribeira” surgiu a partir de uma parceria entre o Instituto Ambiental Vidágua e o Instituto Socioambiental (ISA) e hoje envolve mais de 40 instituições públicas e segmentos sociais do Vale do Ribeira. A iniciativa pretende desenvolver nos próximos dois anos um conjunto de ações estratégicas para garantir a proteção das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape, região que abriga o maior e mais conservado remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil. Veja abaixo as metas da campanha.

A campanha também tem como objetivo reverter o quadro de degradação atual das Áreas de Preservação Permanente (APPS). Nos últimos 20 anos, o Vale do Ribeira perdeu mais de 10.500 campos de futebol de mata ciliar, somente na porção paulista de sua bacia. Sem suas margens cobertas pela vegetação, o rio Ribeira, bem como seus principais afluentes, sofre com o assoreamento de seu leito, com a erosão de suas margens e com a queda da qualidade de suas águas. O processo afeta negativamente toda a população da região, pois a ausências das matas ciliares provoca o aumento e o agravamento de cheias e enchentes, diminui a quantidade de peixes nos rios e compromete a pesca comercial e tradicional.

Uma campanha construída coletivamente

A seleção do nome da campanha entre as sugestões de estudantes do Vale do Ribeira não é o único exemplo da forma participativa na qual a campanha vem sendo construída. O processo de mobilização começou com a realização de seminários em cinco sub-regiões do Vale do Ribeira entre novembro de 2006 e maio passado, quando pesquisadores, técnicos, gestores públicos e moradores dos respectivos municípios puderam identificar as áreas prioritárias para recuperação e produzir um mapa com estas informações. Os seminários também foram importantes para esclarecer e sensibilizar os diferentes setores da sociedade sobre a necessidade de ações integradas para a reversão do quadro atual de degradação das florestas ciliares.

O processo de mobilização para envolver o maior número possível de pessoas em torno dos objetivos da campanha também incluiu a realização de uma expedição pelo rio Ribeira. No começo de maio, a “Expedição de Educação Ambiental e Levantamento de Campo no Rio Ribeira de Iguape”, percorreu o rio desde seu alto curso, na região de Cerro Azul, no Paraná, até o município de Iporanga, já em São Paulo. A descida de barco pelo rio serviu para a equipe da campanha documentar em foto e vídeo a situação das margens e para sensibilizar as comunidades ribeirinhas sobre a importância delas colaboraram na conservação das matas ciliares. A expedição também exibiu projeções cinematográficas em locais públicos, nas cidades pelas quais ela passou, para informar e ao mesmo tempo oferecer um momento de lazer às populações.

A Campanha Cílios do Ribeira pretende:

• Reforçar os conhecimentos sobre a necessidade de recuperação das florestas ciliares de forma a demonstrar a possibilidade de melhoria da qualidade dos recursos hídricos e naturais da região;

• Estimular a discussão de novas relações e parcerias entre os poderes públicos e as comunidades locais;

• Qualificar a participação das comunidades nos processos de gestão dos recursos hídricos;

• Desenvolver novas alternativas sustentáveis de uso racional da terra;

• Construir modelos replicáveis, eficientes e participativos de reflorestamento, com possibilidade de geração de trabalho e renda;

• Conservar e proteger a biodiversidade.

Suas metas gerais são:

• Ampliar os estudos técnicos sobre a situação das APPs, em especial das matas ciliares, da porção paranaense da Bacia do Ribeira;

• Prospectar novos fundos de financiamento para projetos de proteção das florestas ciliares e mananciais da região;

• Mobilizar e engajar os setores públicos e sociais para participação nas ações de recuperação ambiental da Bacia;

• Produzir e disponibilizar informações técnicas para proteção, manutenção e recuperação das matas ciliares.

Suas metas específicas são:

• Recuperar 120 hectares de mata ciliar, divididos pelos 30 municípios entre São Paulo e Paraná;

• Produzir 230 mil mudas de essências florestais nativas;

• Geração de trabalho e renda para as comunidades locais nos processos de reflorestamento e produção de mudas;

• Capacitar 250 técnicos locais em atividades de produção de mudas e sementes;

• Envolver diretamente 93 escolas públicas do Vale do Ribeira nas ações de educação ambiental.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.