Panorama
 
 
 

IBAMA DESTRÓI PONTE, APREENDE MADEIRA E MULTA INFRATOR NA OPERAÇÃO RIO CURUCUÍ LIVRE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

Belém - O Escritório Regional do Ibama em Tucuruí (PA) promoveu entre os dias 24 e 27 de julho a Operação Rio Cururuí Livre, que objetivou destruir uma ponte irregular na margem do rio, usada para o transporte de madeira de origem ilegal.

A ponte, chamada de Bucha, era feita com areia e madeira e ficava a aproximadamente 150 quilômetros da cidade de Tucuruí. Foi construída para possibilitar o transporte de madeiras armazenadas em batedores na floresta – esconderijo do produto ilegal – até as serrarias e madeireiras da região.

A Bucha estava localizada dentro de um Projeto de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) na Fazenda Pependaua, que foi suspenso pelo Ibama. No local, foram encontrados 38 batedores onde já se percebia desmatamento de espécies da flora local, como maçaranduba, ipê, jatobá e angelim.

A operação contou com o apoio do Incra, da Polícia Federal e da Polícia Militar, além do Projeto de Assentamento Cururuí que estabelecido no local. Além de destruir a ponte, o Ibama embargou a área e autuou o detentor da licença do PMFS em R$ 1 milhão pela extração de 3.000 m³ de madeira sem autorização.
Shirley Moura

+ Mais

Implementados os conselhos deliberativos de duas reservas extrativistas no Pará

Belém (02/08/07) - A Superintendência do Ibama no Pará realizou, no dia 3 de julho, evento que concluiu a implantação do Conselho Deliberativo das Reservas Extrativistas Riozinho do Anfrísio e Rio Iriri, através da criação formal do Conselho e da capacitação dos representantes da sociedade civil.

As Reservas Extrativistas Riozinho do Anfrísio e Rio Iriri foram criadas por decreto federal, no dia 8 de novembro de 2004 e 05 de junho de 2006, respectivamente e integram o Mosaico da Terra do Meio em Altamira, PA. É administrada pelo Ibama e está destinada a proteger os meios de vida e a cultura das populações tradicionais residentes, além de assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.

O conselho foi criado graças a esforços do Ibama/Arpa, ribeirinhos, ONGs regionais, nacionais e internacionais e poder público. O conselho cumprirá o seu papel legal e caminha de forma consistente para uma autogestão, uma vez que conta com representantes preocupados com a realidade local e dispostos a contribuir para
o sucesso dessas unidades.

+ Mais

Serviço Florestal Brasileiro publica Plano Anual de Outorga Florestal -- PAOF 2007/08

Brasília (03/08/2007) A versão consolidada do primeiro Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF) foi publicada hoje na página eletrônica do Serviço Florestal Brasileiro. Trata-se de uma nova versão que incorpora sugestões recolhidas em consulta pública realizada pela internet, além de contribuições dos membros da Comissão de Gestão de Florestas Públicas (CGFLOP).

A primeira versão, de acordo com as normas da lei, foi submetida também à Secretaria de Patrimônio da União/MPO, ao Conselho de Defesa Nacional e ao Instituto Chico Mendes/MMA (órgão gestor das unidades de conservação federais de uso sustentável).

Entre as sugestões aceitas, está a exclusão da lista de áreas passíveis de concessão das Florestas Nacionais de Caixuanã e de Itacaiunas (PA), de Pau Rosa (AM) e Irati (PR). A inclusão dessas áreas será rediscutida na elaboração do PAOF/2009. Por outro lado, as Flonas Mário Xavier (RJ) e do Caçador (SC) foram incluídas. (A utilização da Lei de Gestão de Florestas Públicas para a gestão das UCs é de iniciativa do próprio gestor da área, mas o conselho consultivo da unidade deve estar de acordo.)

Com essas mudanças, as áreas passíveis de concessão caíram de 13,6 milhões de hectares para 11,7 milhões. Porém, a área inicial de até um milhão de hectares prioritária para receber as primeiras concessões florestais no biênio 2007/08 não foi alterada. Atualmente esse território compreende florestas nacionais (460 mil ha) e Áreas de Proteção Ambiental (640 mil há) da Amazônia Legal, mas, no entanto, não ultrapassa 0,5% da área total das Flonas e APAs.

Finalizada essa etapa, a equipe do Serviço Florestal volta-se agora para a elaboração dos planos de manejo das áreas para concessões, cujas primeiras licitações devem ser iniciadas antes do final deste ano. Além disso, o órgão vai iniciar atividades no Distrito Florestal Sustentável da BR-163 para organizar planos de manejo florestal comunitários.

Segundo o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Tasso Azevedo, serão priorizados nessas áreas os projetos de uso florestal comunitário, além dos Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDS) do Incra, que deverão receber gratuitamente planos de manejo, capacitação e apoio tecnológico.

Gestão-Além das áreas destinadas aos processos de concessão florestal, o PAOF indica também as ações de gestão do Serviço Florestal Brasileiro para 2007/08. Elas incluem atividades de conservação das florestas públicas, como a demarcação em campo das áreas florestais (identificadas pelo Serviço Florestal no Cadastro Nacional de Florestas Públicas) e a criação de programas de pesquisa e assistência técnica, gestão e manejo sustentável de áreas florestais.

A princípio, todas essas atividades deverão ser incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2008. “O total dessas ações está calculado em R$ 58,5 milhões, que serão utilizados principalmente para atividades de fiscalização e monitoramento”, conclui Azevedo.
Luiz da Motta
Serviço Florestal Brasileiro/MMA

+ Mais

Sisbio disponibiliza em site manual para usuários

Brasília (03/08/07) – O Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio), coordenado pela Diretoria de Conservação da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, disponibilizou online em sua página (www.ibama.gov.br/sisbio) a primeira edição do Manual do Usuário.

O objetivo é esclarecer, numa linguagem simples, as principais dúvidas dos usuários quanto à utilização do sistema. Além das informações gerais pertinentes ao desenvolvimento do sistema, e de regras prescritas na Instrução Normativa nº 157/2007, o manual traz orientações sobre como preencher, submeter, corrigir ou cancelar uma solicitação.

O manual surgiu com base nas principais dúvidas apresentadas por pesquisadores e operadores do sistema desde a sua implementação, no dia 8 de março de 2007. O aprimoramento dessa primeira edição dependerá da colaboração tanto dos usuários quanto dos operadores. Sugestões de inclusão, exclusão ou correção do conteúdo do Manual podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico sisbio@ibama.gov.br
Núcleo Gestor do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio)

+ Mais

Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros estuda peixes no Rio Araguaia

Goiás (03/08/07) - O Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros Continentais - CEPTA/Ibama contará, novamente em 2007, com o apoio do Ibama/GO para cumprir as metas propostas no projeto de estudos realizados na Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia, entre 2 e 17 de agosto.

O projeto visa dar continuidade à coleta e marcação de material biológico (peixes, parasitas e água); cumprir as metas propostas nos estudos bioecológicos e reprodutivos das espécies da família Pimelodidae piraíba; analisar o efeito da captura com anzol, na saúde sobrevivência e caracterização genética; preservação e criação do Pirarucu e Aruanã no ecossistema dos rios Tocantins/Araguaia.

A equipe, vinda de Pirassununga-SP, chegou a São Miguel do Araguaia ontem (2) e segue para a Fazenda Cajaíba, com parada em Luiz Alves, onde servidores do Ibama/GO se agregam, dando início à captura dos peixes e desenvolvimento das atividades referentes ao projeto.

Na proxima terça (7), pela manhã, começam a avaliação do estado sanitário, sobrevivência dos peixes capturados e estocados no viveiro, que irá caracterizar geneticamente a espécie. O trabalho de captura e marcação auxilia na identificação das espécies ameaçadas e danos ocasionados pela super exploração e ações antrópicas, sendo o conhecimento dessas questões de extrema importância.

Posteriormente, os dados serão tabulados para análise da distribuição espacial da espécie na bacia hidrográfica Tocantins/Araguaia, o que possibilitará o conhecimento e estrutura da população, através das classes de comprimento, freqüência de captura de peixes marcados e possíveis locais de reprodução e alimentação da espécie.

Neste momento, os pesquisadores solicitam aos pescadores, ribeirinhos e a todos que capturarem algum tucunaré marcado que procedam de acordo com as instruções do cartaz elaborado para a região, que visa auxiliar nos resultados da pesquisa em curso.
Mirza Nóbrega

+ Mais

ONG Brasileira recebe prêmio internacional

Brasília (02/08/07) - Com a presença do presidente do Ibama, Bazileu Margarido, o embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel, entregará o Prêmio Seed 2007 à organização não-governamental brasileira Projeto Bagagem na segunda-feira, dia 6 de agosto, às 11h30, no auditório da sede do Ibama (SCEN Trecho 2 - Ed. Sede) em Brasília.

O Projeto Bagagem, que é baseado em Lençóis, Bahia, objetiva melhorar a qualidade de vida de comunidades brasileiras de baixa renda por meio do desenvolvimento do turismo comunitário. Seus pacotes de viagem singulares dão aos visitantes uma visão em primeira mão de projetos locais de desenvolvimento e de reservas ambientais, numa abordagem inovadora para o ecoturismo de base comunitária. Esses itinerários de viagem já estão se tornando uma fonte de recursos para comunidades locais, além de serem uma experiência inspiradora para os visitantes.

Lançados em 2004 por uma comunidade global de organizações da Iniciativa de Apoio a Empreendedores pelo Meio Ambiente e pelo Desenvolvimento (ou "Seed", em sua sigla em inglês: "Supporting Entrepreneurs for Environment and Development Initiative"), os Prêmios Seed reconhecem, a cada dois anos, cinco parcerias que combinam inovação e empreendedorismo em projetos voltados para desenvolvimento social sustentável de seus países. Os outros vencedores são do Vietnã, Peru, Equador e Serra Leoa.

As cinco parcerias ganhadoras representam diversas áreas de atuação, mas têm como característica comum o fato de que cada uma traduz objetivos ambientais e de desenvolvimento aceitos globalmente em ações comunitárias que respondem a prioridades e necessidades regionais específicas. Nos próximos 12 meses, cada um dos vencedores do Prêmio Seed receberá serviços específicos de apoio customizados para expandir e estender suas atividades, transformando-os de uma boa idéia de projeto em uma atividade social, econômica e ambientalmente sustentável.

Sócios fundadores da Seed incluem o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a World Conservation Union e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O Conselho da Iniciativa Seed inclui representantes dos governos dos Estados Unidos, Alemanha, Holanda, África do Sul, e Reino Unido, como também o parceiro privado Swiss Re. O conselho é atualmente presidido por Dan Reifsnyder, o secretário assistente adjunto de Estado dos EUA para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável.

Detalhes sobre os vencedores do Prêmio Seed 2007 estão disponíveis em www.seedinit.org

+ Mais

Inspeção do Ibama auxilia decisão do MPF-PB de demolir casa em Área de Preservação Permanente

João Pessoa (03/08/2007) – Uma inspeção realizada pelo Ibama no município do Conde, litoral sul do estado da Paraíba, encontrou uma residência que foi construída em Área de Preservação Permanente (APP), com supressão da vegetação estabilizadora da falésia. A inspeção auxiliou no procedimento administrativo conduzido pelo Ministério Público Federal da Paraíba (MPF-PB), que constatou que a construção não tinha qualquer tipo de autorização ou licença, seja por parte da prefeitura, dos órgãos ambientais, do Ibama, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), ou do patrimônio da união, e que a casa se encontrava em terreno da Marinha.

Após o início da investigação o proprietário da casa, que é brasileiro, mas reside nos Estados Unidos, pediu à prefeitura a expedição da licença de construção, que deveria ter sido emitida antes da edificação da casa. Sem ouvir o Ibama, a Gerência de Patrimônio da União e o MPF-PB, a prefeitura emitiu, em março de 2006, a licença para a construção, regularizando assim o imóvel. Por essa razão a prefeitura do município do Conde foi inserida, também, como réu na ação. A área onde a casa está localizada faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Tambaba e nenhuma construção pode ser iniciada sem o devido licenciamento ambiental.

A demolição da casa, construída na praia de Tabatinga, ocorreu a pedido da Justiça Federal, que determinou ainda que a área seja recuperada e os danos causados sejam sanados, na forma de multas a serem pagas pelo infrator. Investigações para localizar o proprietário de outra mansão construída também em APP neste mesmo litoral permanecem.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.