Panorama
 
 
 

IBAMA REALIZA SOLTURA DE ANIMAIS SILVESTRES NO AMAZONAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

Manaus (03/08/07) - A Superintendência do Ibama no Amazonas realizou na amanhã de anteontem (1), às 10h30, a soltura de alguns animais silvestres resgatados em operações de fiscalização. Na ocasião foram soltos alguns exemplares de jacarés, cobras, quelônios, preguiças e pássaros que estão no Centro de Tratamento de Animais Silvestres do Ibama/AM (Cetas), onde passam por tratamento veterinário para reintrodução na natureza. O barco sairá do píer do Tropical Hotel às 10h30.

Os periquitos, porém, não foram soltos porque encontravam-se com poucos dias de vida. Os animais estão recebendo cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama/AM. Segundo o analista ambiental Diogo Faria, do Núcleo de Fauna Silvestre, os animais estão evoluindo bem, ganhando peso e estáveis.

Não puderam ser soltos também dois micos de cheiro, duas araras, duas jibóias e um filhote de bicho preguiça, pois não ofereciam condições de soltura e estão sendo mantidos no Cetas até sua completa recuperação para que então possam ser destinados a um local apropriado.

Faria esclarece que as medidas de combate a esse tipo de atividade continuarão acontecendo e que o Cetas/AM, acolherá os animais da melhor forma possível, mas no entanto mais investimentos devem ocorrer na área.

+ Mais

Pássaros mantidos em cativeiro ilegal são soltos pelo Ibama

São Luis (31/07/07) - A Gerência Executiva do Ibama em Imperatriz, por meio de sua Divisão de Fauna, realizou este mês de julho a soltura de animais apreendidos em municípios do sul do Maranhão. Partindo de uma denúncia de comercialização de aves silvestres, fiscais foram até a cidade de Carolina, onde encontraram dezenas de pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro.

Alguns espécimes, devido ao estado precário em que se encontravam, não resistiram aos ferimentos durante a viagem de cerca de 250 km até Imperatriz. Dos sobreviventes apenas quatro puderam ser soltos. Os demais, por estarem há muito tempo presos, o que impossibilita sua restituição segura à natureza, serão destinados a criadouros registrados junto ao Ibama. Apesar de não terem sido pegas comercializando os pássaros, duas pessoas foram autuadas por manter animais silvestres em cativeiro e foram multadas em R$ 6.500,00.

Já em Imperatriz, o Corpo de Bombeiros destinou ao Ibama duas cobras sucuris encontradas no espaço onde se realizava uma feira agropecuária. Uma delas, em fase adulta, foi levada de barco até às margens do rio Tocantins. A outra foi solta na Reserva Legal de uma fazenda no município. No ano passado, a Divisão de Fauna de Imperatriz registrou a entrada de 256 animais. Foram soltos 170 indivíduos, 17 transferidos para criadouros comerciais e outros 23 para criadouros conservacionistas. Outros 28 morreram.

+ Mais

Operação Avoante protege arribaçãs no sertão paraibano

João Pessoa (30/07/2007) - A Divisão de Proteção Ambiental da Superintendência do Ibama na Paraíba realizou no último fim de semana (26 a 28/07) a Operação Avoante. O trabalho de fiscalização, realizado em Catolé do Rocha, no sertão paraibano, tem o objetivo de proteger o período de reprodução da arribaçã (Zenaida Auriculata), ave migratória muito conhecida na região.

Durante a operação, foram feitas vistorias em diversas propriedades, já conhecidas como locais de postura dessas aves. Na Fazenda Santa Rosa, os fiscais do Ibama apreenderam dez mil armadilhas (conhecidas popularmente como sangras), que foram incineradas.
Como atividade complementar à ação dos fiscais, foram distribuídos cartazes e folhetos educativos aos moradores da região, visando conscientizá-los sobre a importância da preservação dessa espécie. Nesse período do ano, as arribaçãs chegam em bandos à região em torno do município de Catolé do Rocha para se alimentar e concluir seu ciclo reprodutivo.
Gutemberg Pádua

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.