Panorama
 
 
 

MUNICÍPIOS DA ZONA DA MATA RECEBEM LICENÇA
PARA TRATAMENTO DE RESÍDUOS E EFLUENTES

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Agosto de 2007

A Unidade Regional do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) Zona da Mata concedeu nesta segunda-feira (31/07), Licenças de Operação para a Usina de Triagem e Compostagem de lixo de Mar de Espanha e para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), de Juiz de Fora. Cerca de 100 mil pessoas serão beneficiadas pelos novos mecanismos de tratamento de resíduos e efluentes.

A ETE Barbosa Lage, em Juiz de Fora, irá beneficiar cerca de 20% da população do município, atualmente estimada em 456 mil habitantes. A concessão da licença foi feita após serem atendidas as medidas condicionantes estabelecidas pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), entre elas a elaboração do projeto urbanístico e paisagístico do Parque Linear, que inclui a implantação de ciclovias, áreas recreativas, quadras e arborização da região.

A Deliberação Normativa Copam (DN) nº 96/2006 estabeleceu prazos para os municípios mineiros regularizarem seus sistemas de tratamento de esgotos. Os municípios com mais de 150 mil habitantes, caso de Juiz de Fora, têm até abril de 2010 para formalizar os processos de licenciamento para as ETEs. Os treze municípios que se enquadram nessa categoria representam 39,4% da população do Estado.

O programa ‘Minas Trata Esgotos', executado pela Feam desde fevereiro, disponibiliza orientação técnica aos municípios na implantação dos sistemas de tratamento de esgotos. Atualmente, existem 27 municípios com ETEs licenciadas pelo Copam no Estado, o que corresponde a 11% do esgoto produzido pela população urbana de Minas Gerais.

Mar de Espanha
A Usina de Triagem, Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos de Mar de Espanha tem vida útil de dez anos e prevê o crescimento da população do município dos atuais 9,6 mil para 11,6 mil habitantes. A usina atenderá a toda a população urbana do município e a estimativa é que sejam tratadas cerca de cinco toneladas diárias de resíduos.

Com a instalação da Usina, Mar de Espanha adequa-se aos critérios de destinação correta de resíduos sólidos estabelecidos pela DN nº 52/2001. A meta do Governo de Minas, através do Programa Minas Sem Lixões, executado pela Feam, é que até 2008, 60% dos resíduos sólidos urbanos gerados no Estado tenham disposição final em sistemas tecnicamente adequados, devidamente licenciados pelo Copam.
Fonte: Ascom/Sisema

+ Mais

Destinação de resíduos é tema de curso na Semana do Fazendeiro

A destinação e aproveitamento de resíduos orgânicos, como esterco e efluentes sanitários, e a destinação de resíduos sólidos, como embalagens de agrotóxicos, frascos de medicamentos, vacinas e seringas, nortearam as discussões do Curso "Destinação e aproveitamento de resíduos nas propriedades rurais", ministrado, nesta quarta-feira (01), na 78ª Semana do Fazendeiro.

Voltado principalmente para os produtores rurais, o curso foi proferido pelo Superintendente Regional de Desenvolvimento Sustentável (Supram) da Zona da Mata, Jadir Silva de Oliveira e pelo gestor ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Leonardo Vieira de Faria.

Este foi o quinto dos nove cursos ofertados pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) na Semana do Fazendeiro. Segundo Jadir Silva, o objetivo do curso foi orientar os participantes quanto às várias possibilidades de destinação de resíduos, que, na maioria dos casos, geram lucros. "Um bom exemplo de aproveitamento de resíduos é o biodigestor, que além de fornecer biofertilizante obtido das fezes e outros dejetos dos suínos, poupa o lençol freático e o ar que respiramos, pois todo o gás nele produzido é para ser queimado em aquecimento de ambientes, na movimentação de motores ou geração de energia", lembra.

Minas Gerais é pioneira na implantação de unidade de biodigestores com tecnologia para seqüestro de carbono. A primeira unidade de biodigestores do Estado e do Brasil foi inaugurada em outubro de 2004, na Granja Beker, no município de Patos de Minas. Atualmente, cerca de 400 unidades de biodigestores estão em operação e outras 90 em construção no Estado.

O biodigestor é o local onde ocorre a digestão anaeróbica dos dejetos. As bactérias são as principais responsáveis pela degradação da matéria orgânica e produção do biogás. A unidade capta o calor do sol, aquecendo a matéria orgânica em fermentação, eliminando os coliformes fecais, odores e criatórios de moscas. O gás resultante pode ter uso doméstico em fogões e geladeiras, para iluminação, como combustível para motores e geradores de energia elétrica.

Estande
Na Semana do Fazendeiro, o Sisema participa com um estande onde são distribuídas mudas de diversas espécies nativas de Minas Gerais e expostos equipamentos utilizados no combate a incêndios florestais. O público tem oportunidade de fazer sua carteira de pesca amadora e conhecer alguns dos trabalhos desenvolvidos no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e pelos órgãos ambientais do Estado. A Supram da Zona da Mata funciona com um balcão de atendimento, durante toda a semana, de 9h00 às 22h00. Uma van de educação ambiental do IEF também está exposta na UFV, para a realização de Oficinas sobre temas ambientais.

A Semana do Fazendeiro acontece até o dia 3 de agosto, em Viçosa. A programação completa do evento está disponível no sítio da Universidade Federal de Viçosa: http://www.ufv.br/
01/08/2007
Fonte: Ascom/Sisema

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (www.semad.mg.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.