Panorama
 
 
 

PARANÁ É O ÚNICO ESTADO DO SUL A POSSUIR SÍTIOS DO PATRIMÔNIO MUNDIAL NATURAL

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Agosto de 2007

01/08/2007 - O Paraná é o único Estado da região Sul do país a possuir áreas classificadas pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) como Sítios do Patrimônio Mundial Natural – formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais. Dos sete sítios existentes no Brasil, dois estão em território paranaense.

As áreas correspondem ao Parque Nacional do Iguaçu com mais de 185 hectares e a Mata Atlântica - Reserva do Sudeste – com mais de 468 hectares subdivididos em 25 áreas na região localizada na divisa entre Paraná com São Paulo.

Das 25 áreas do Sítio Mata Atlântica, que compõe a Reserva do Sudoeste, dez delas estão localizadas em território paranaense; os parques estaduais das Lauráceas, da Graciosa, do Pico do Marumbi, Roberto Ribas Lange e do Pau Oco; as estações ecológicas da Ilha do Mel, de Guaraqueçaba e de Guaraguaçu; Parque Nacional do Superagui; e Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Salto Morato. Todas as áreas estão compreendidas entre a Serra da Juréia (em São Paulo) até à Ilha do Mel.

“Os sítios protegem áreas importantes do ponto de vista da diversidade biológica e da paisagem, além de manifestações culturais de populações tradicionais”, explicou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. “Nas áreas administradas pelo Paraná buscamos a redução dos efeitos negativos das pressões do homem sobre a capacidade da natureza local, transformando-as em Unidades de Conservação, para sua proteção integral, prolongamento e conservar da manifestação da biodiversidade”, completou.

Para garantir a preservação da diversidade biológica destes Sítios Naturais, a Unesco em parceria com o Ministério do Meio Ambiente está desenvolvendo desde o início deste ano o Programa para Conservação da Biodiversidade nos Sítios do Patrimônio Mundial Natural do Brasil – “Patrimônio da Humanidade Bem Nacional”. A idéia é consolidar os sítios, para estabelecer políticas de gestão coordenada, que integrem ações em nível nacional, estadual e municipal. Participam do trabalho Organizações Governamentais e Não –Governamentais como, por exemplo, Comitês Estaduais da Reserva da Biofesra da Mata AtlanticaWWF e The Nature Conservancy (TNC).

O representante do Paraná no Programa Nacional, Paulo Roberto Castella, contou que a Secretaria do Meio Ambiente do Estado estará elaborando - em parceria com São Paulo - um plano de ação para conservação dos sítios existentes nos dois estados. “Entre as principais ações que farão parte do plano está a continuidade dos trabalhos de fiscalização integrada na região”, demonstrou Castella. O plano deverá ser apresentado nos próximos 60 dias.

A iniciativa tem como objetivo identificar, proteger e preservar estes sítios naturais, considerados especialmente valiosos para a humanidade. Os sítios do patrimônio natural também são habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou cênico.

Convenção – O Programa para Conservação da Biodiversidade nos Sítios do Patrimônio Mundial Natural do Brasil teve inicio em 2006 e tem uma expectativa de duração de 10 anos. Entre as propostas de ação nos Sítios do Patrimônio Mundial Natural está iniciativa de usar as áreas como centros de formação, educação ambiental e geração de conhecimentos. Além disso, o Programa prevê instigar nas regiões pesquisas e ações de práticas sustentáveis junto a moradores dos entorno da UCs, para que as áreas funcionem como centros de excelência em questões de conservação, preservação e sustentabilidade.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.