Panorama
 
 
 

PELOTAS BUSCA AMPLIAR LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Agosto de 2007

O município de Pelotas realiza o licenciamento ambiental das atividades de impacto local desde fevereiro de 2002. Com a intenção de ampliar a gestão ambiental, incorporando um número maior de atividades e empreendimentos possíveis de serem licenciados pelo município, o prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Júnior, manteve audiência com o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, nesta segunda-feira (30/7), em Porto Alegre. O coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/RS), Niro Afonso Pieper, participou da reunião.

O processo visando ampliar a gestão ambiental em Pelotas já tramita na Fepam. Fetter Júnior entregou ao Secretário Otaviano Moraes documentos complementares que comprovam o atendimento de critérios definidos em resolução do Conselho Administrativo da Fepam, a fim de agregar novas atividades ao licenciamento feito pelo município.

Para que um município ultrapasse a lista de classificação das atividades de impacto local, estabelecidas no anexo da Resolução 102/2005 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), devem ser observados o tempo de gestão ambiental local, número de habitantes, percentual de licenciamentos atendimentos a cada ano e equipe técnica adequada, determinados pelo Conselho Administrativo da Fepam.

O Secretário Otaviano Moraes remeterá à presidência da Fepam os documentos entregues pelo prefeito para anexação ao processo, objetivando a realização de convênio entre a Fundação e o município, que deverá pactuar novas atividades a serem licenciadas por Pelotas, além daquelas previstas na relação de impacto local.

Além do assunto específico do encontro, o Secretário Otaviano Moraes ressaltou a satisfação em receber em seu gabinete o prefeito de Pelotas, sua terra natal, que demonstrou apoio expresso quando da sua indicação para assumir a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. “Fetter Júnior tem sido parceiro no trabalho da Sema e destaco a participação dele na primeira audiência pública sobre o zoneamento da silvicultura, ocorrido em Pelotas, em junho”, disse Otaviano Moraes.

O Secretário do Meio Ambiente também fez referência à atuação da deputada estadual Leila Fetter, que na Comissão de Representação Externa da Assembléia, criada para verificar o sistema de licenciamento na Fepam, apresentou sugestões que estão sendo incorporadas na estrutura dos órgãos ambientais.
ASSECOM SEMA / Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

+ Mais

SEMA e PNC realizam nova etapa de capacitação

(03/08/2007) De 6 a 9 de agosto, em Pelotas, no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) será realizada mais uma etapa do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC). Uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS).

Com a finalidade de capacitar gestores e conselheiros ambientais, assim como técnicos das câmaras de vereadores da Zona Sul, Zona Centro-Sul e Região Sudoeste do Estado, o Programa Nacional de Capacitação (PNC), no período de quatro dias, deverá expôr o módulo básico do programa, que foi criado com a finalidade de ampliar e fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) e o desenvolvimento sustentável.

A participação da SEMA no evento será representada pelo Coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental do Rio Grande do Sul (SIGA-RS), Niro Afonso Pieper. O encerramento poderá contar com a presença do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Otaviano Moraes.

O módulo básico do PNC vem sendo desenvolvido desde maio e já passou pelas cidades de Porto Alegre, Ibirubá, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Erechim e Frederico Westphalen. Após o município de Pelotas, será a vez de Caxias do Sul e São Sepé receberem o PNC.
ASSECOM SEMA

+ Mais

Sema trata de recursos hídricos com Fórum de Comitês

(03/08/2007) Acertar uma maior integração entre as tarefas dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas e a gestão descentralizada dos recursos hídricos, promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Esse foi o foco de reunião mantida na noite da quinta-feira (02), em Caxias do Sul, entre o Secretário adjunto da Sema e secretário executivo do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH), Francisco Simões Pires, e o diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH), Ivo Mello, com o Fórum de Comitês.

“O encontro serviu para clarear posições, prestar esclarecimentos, escutar sugestões e sugerir ações para otimizar a gestão das águas”, disse Simões Pires.

A Sema está propondo co-responsabilidade aos Comitês na aplicação dos valores oriundos do Fundo de Recursos Hídricos para a implementação dos instrumentos de gestão.

Entre esses instrumentos estão os Planos de Bacias. Conforme o diretor do DRH, Ivo Mello, está prevista a liberação, pelo FERH, de recursos para a elaboração dos Planos das Bacias dos rios Sinos, Gravataí, Caí, Taquari-Antas, Santa Maria, Ibicuí, Ijuí, Apuaê-Inhandava, entre outros. “Buscamos a participação ativa dos Comitês na elaboração dos Termos de Referência dos Planos, que é a fase inicial, onde se define o trabalho a ser realizado no desenvolvido dos Planos”, explicou Ivo Mello.

Também foi discutida a inserção dos Comitês de Bacias no processo de mobilização dos municípios à habilitação para a gestão ambiental local, que inclui a emissão de licenças.

“Provocamos os Comitês no sentido de que eles chamem a atenção dos municípios para o conhecimento que eles detêm e que pode auxiliar os executivos na gestão ambiental local”, salientou Simões Pires.

Nesta sexta-feira (03) o Fórum de Comitês de Bacias realiza encontro durante o dia no prédio da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
ASSECOM SEMA / Texto: Jornalista Jussara Pelissoli

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.