Panorama
 
 
 

COMITÊ DA AÇÃO DA CIDADANIA CONTRA A FOME LANÇA CAMPANHA DO BILHÃO DE ÁRVORES NO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

Brasília (10/08/07) - O Comitê-DF da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida - movimento lançado em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o "Betinho", recepcionou no ano passado a Campanha do Bilhão de Árvores, deflagrada pela Prof.ª Wangari Maathai - do Quênia - em 8 de novembro de 2006, durante a Conferência das Partes Pelas Mudanças Climáticas.

A Prof.ª Wangari - laureada com o Nobel da Paz em 2004 - fez a proposta aos habitantes do mundo que plantassem árvores e discutissem responsabilidades quanto ao consumo de bens e a produção de gases do efeito estufa ao mesmo tempo em que fizessem algo de emergencial para mitigar as conseqüências dessas emissões.

O Comitê trouxe para seu meio a original "Plant for the Planet: The Billion Tree Campaign", associando seus conceitos à edição do Natal Sem Fome - ano 15, a ser desenvolvido este ano. Algumas metas foram propostas para o DF e Ride de plantio de um milhão de árvores nativas do Cerrado e para o Brasil e de 100 milhões de árvores dos diversos biomas brasileiros.

Hoje (10) a Campanha está sendo lançada, visando somar esforços com o Comitê-DF da Ação da Cidadania nesta jornada. O evento ocorre às 16 horas, no espaço entre o Cenaflor e Orquidário. O sítio na internet é: www.billiontreecampaign.org - mantido pela UNEP.

A campanha é coordenada por José Ivan Mayer de Aquino, especialista em políticas públicas e gestão governamental, lotado no Serviço florestal Brasileiro, e nomeado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) como "Embaixador da
Boa Vontade" dentro do projeto Plant for the Planet: Billion tree Campaign. O Projeto tem por objetivo mobilizar voluntários para que 1 bilhão de árvores sejam plantadas em torno da Terra este ano.

Ivan foi nomeado graças ao seu projeto junto à Ação da Cidadania Contra a Fome, que pretende mobilizar professores e alunos das escolas públicas do DF e do Entorno para que plantem mil árvores nativas ao longo do ano. "É muito importante a possibilidade de motivar professores e alunos para uma iniciativa local com repercussões globais", afirma. Aquino é professor da rede pública do DF.

+ Mais

ProVárzea promove no Pará o VI Intercâmbio das Iniciativas Promissoras

Belém (10/08/2007)- Com o objetivo de promover a troca de informações e aprendizado mútuo entre diferentes experiências de manejo dos recursos naturais na Amazônia, identificadas e apoiadas por projetos e políticas públicas governamentais e não-governamentais, o ProVárzea/Ibama realiza o VI Intercâmbio das Iniciativas Promissoras, de 14 a 17 de agosto de 2007, no Hotel Fazenda Paraíso, em Mosqueiro/PA. Durante os dias do evento, 21 experiências se encontrarão, transmitindo os limites e potenciais do que vem sendo realizado.

Para o evento espera-se a presença de 80 participantes, entre comunitários representantes de experiências de manejo dos recursos naturais, representantes de órgãos governamentais, não-governamentais, imprensa e técnicos do ProVárzea/Ibama. “É uma diversidade de conhecimento que faz com que você, além de aprender, se anime a trabalhar”, afirma o representante da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha de São Salvador (Ataiss), na região de Gurupá/PA, José Ivanildo.

Desde 2002, o ProVárzea/Ibama vem realizando anualmente esse Intercâmbio como um espaço de troca de saberes, onde os projetos apoiados apresentam seus resultados, impactos e dificuldades. “Acho que o intercâmbio é um atalho muito grande para a aprendizagem. Participei de outros e vejo que a cada edição, os produtos estão mais bem elaborados e aparecem novidades”, afirmou o representante do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Picanço, no último Intercâmbio.

Neste ano, que marca o fim das atividades do ProVárzea/Ibama, foi elaborada uma programação que engloba apresentações sobre os resultados, impactos e dificuldades; trabalhos em grupo por afinidade de temas ou interesses dos participantes ; feira de divulgação de produtos manejados e mesas redondas com representantes de diferentes segmentos sociais.
ProVárzea/Ibama

O ProVárzea/Ibama vem desenvolvendo atividades desde 2000 e tem como objetivo estabelecer as bases
técnico-científica e política para a conservação e manejo ambiental e socialmente sustentáveis dos recursos naturais da várzea, com destaque para os recursos pesqueiros, na calha do Rio Solimões/Amazonas, atuando de Tabatinga/AM a Gurupá/PA. O projeto é executado pelo Ibama, dentro do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil - PPG7, que por sua vez, é uma ação conjunta do governo brasileiro, da sociedade civil brasileira e da cooperação internacional.
Os projetos apoiados desenvolvem ações de manejo em quatro linhas temáticas: manejo dos recursos florestais, manejo dos recursos pesqueiros, fortalecimento institucional e agropecuária. Cada um dos projetos possui características específicas, advindas das diferentes realidades vivenciadas. Ao todo 115.486 pessoas foram atingidas diretamente em 38 municípios dos estados do Amazonas e Pará por meio das ações dos projetos apoiados, abrangendo 100.000 hectares de ecossistemas terrestres e aquáticos manejados.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.