Panorama
 
 
 

COMITÊ GEF-CERRADO ANUNCIA SUB-PROJETOS SELECIONADOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2007

06/08/2007 - Adriano Ceolin - O Comitê Nacional do Programa Cerrado Sustentável selecionou três propostas de subprojetos para participar do projeto Fundo para o Meio Ambiente Global para a Iniciativa GEF-Cerrado, uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Banco Mundial (Bird). O resultado do processo de seleção, que contou com 19 participantes, foi divulgado na sexta-feira (3).

Os três subprojetos selecionados são do Instituto Chico Mendes; da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Estado de Tocantins; e da Rede de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares e Extrativistas do Cerrado. A partir de agora, as três propostas passarão por uma fase de elaboração antes de serem submetidas à aprovação final do Bird. Essas entidades foram escolhidas porque conseguiram demonstrar, nos seus respectivos subprojetos, maior contribuição aos componentes estabelecidos na Iniciativa GEF-Cerrado.

São eles o aumento da conservação da biodiversidade; a expansão do uso sustentável dos recursos naturais dentro da paisagem produtiva; o fortalecimento institucional e formulação de novas políticas públicas; e o monitoramento do bioma e coordenação da Iniciativa.

O MMA é o responsável pela coordenação do projeto, que prevê o aporte de 13 milhões de dólares do Bird e uma contrapartida nacional de 26 milhões de dólares. Chamado "Iniciativa GEF Cerrado Sustentável", esse projeto foi concebido na modalidade "guarda-chuva". Isso significa que o projeto é formado por um conjunto de subprojetos, a serem executados por órgãos federais e estaduais de meio ambiente e organizações não-governamentais. O processo de negociação com o Bird teve início em 2004. Por sugestão do MMA, adotou-se o modelo "guarda-chuva".

A analista ambiental Adriana Bayma, que integra o Núcleo Cerrado, explica que o uso do modelo "guarda-chuva" foi aprovado pelo GEF depois que o MMA apresentou dois subprojetos: um do próprio MMA e outro da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás.

Juntos, esses dois projetos já garantiram, antecipadamente, 5,5 milhões dos 13 milhões de dólares disponibilizados pelo banco. Os três subprojetos selecionados irão ficar com o restante, cerca de 7,5 milhões de dólares.

"A apresentação conjunta desses dois subprojetos serviu de argumento para convencer o GEF de que o formato guarda-chuva funcionaria", disse a analista. "Para cada um dólar doado pelo Bird, a entidade responsável tem de apresentar dois dólares como contrapartida", completou.

Outras três entidades também foram selecionadas. Mas, em princípio, não deverão ter acesso aos recursos do GEF. Elas só serão chamadas a participar efetivamente da Iniciativa se algum dos três subprojetos vencedores forem considerados inviáveis durante o processo de elaboração final.

+ Mais

MMA oferece curso sobre auditoria ambiental

06/08/2007 - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) oferecerá, este mês - por meio do Departamento de Licenciamento e Avaliação Ambiental (DLAA) da Secretaria de Mudanças do Clima e Qualidade Ambiental (Smuc) -, mais uma edição do Curso de Formação de Auditores, que tem como intuito promover a uniformização de entendimentos sobre auditoria ambiental entre técnicos de órgãos estaduais de meio ambiente (Oemas).

O curso será realizado em quatro capitais: São Luís (MA), de 17 a 21; Vitória (ES), de 22 a 26; Maceió (AL), de 26 a 30; e Florianópolis (SC), de 27 a 31 - para atender, respectivamente, as regiões Norte/Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Sul. Entre as muitas atividades previstas durante as 40 horas do curso, dinâmicas de grupo e uma prova final.

O objetivo do MMA, ao oferecer o curso, não é formar auditores, mas sim promover a capacitação básica daqueles técnicos que, em seus estados, fazem a análise de relatórios produzidos por auditores ambientais. Explica-se: aprovada em 2002, em resposta à ocorrência de vários acidentes ambientais envolvendo derramamento de petróleo, a Resolução 306 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) dispõe sobre auditorias ambientais compulsórias para o setor. Ao todo, 35 auditores ambientais foram capacitados para atuação em todos os portos e instalações portuárias do País.

Dessas auditorias obrigatórias, resultam relatórios para análise e aprovação de técnicos de fiscalização e licenciamento dos órgãos estaduais de meio ambiente - que devem estar preparados para compreender o importante documento. Também para este fim - mas ainda mais específico -, o ministério prepara, para 2008, o Curso de Análise de Relatório.

Apesar de estritamente direcionado a técnicos de Oemas, no entanto, o Curso de Formação de Auditores pode integrar a capacitação de outros profissionais interessados em atuar como auditores ambientais - se rigorosamente atendidos os pré-requisitos necessários (enumerados no site www.cic.org.br). Maiores informações sobre o curso podem ser obtidas com Fernanda Leite (DLAA), no telefone 3317-1316.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.